NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Marcelo Leite
cienciaemdia@marceloleite.jor.br
  14 de agosto
  Ciência em dia
 

Conheça o RNA, a máquina da vida
Jornalismo científico é uma coisa complicada. Para cumprir a máxima profissional de tornar interessante o que é importante (e não tornar importante o que só é interessante), o divulgador tem por vezes de dar nó em pingo d'água. Por exemplo, para explicar -ou pelo menos dar uma idéia não muito simplificadora- da notícia mais importante da semana, a decifração da estrutura molecular tridimensional do ribossomo.

Ribossomo? Epa. Ninguém mais vai ler. Na própria redação de um jornal ou revista, os colegas do jornalista de ciência mal conseguem a reprimir sinais de impaciência (revirar de olhos, tamborilar de dedos). O mundo caindo lá em Brasília, e esse cara vem de ribossomo? É demais.

É, mesmo, mas no bom sentido. Ribossomos são estruturas celulares (organelas, no jargão dos biólogos) fundamentais para a vida. Num esforço de analogia para aproximar sua compreensão do mundo das pessoas normais, costuma ser comparado com uma fábrica -no caso, uma fábrica de proteínas.

Pense bem: toda e qualquer proteína produzida por seres vivos é sintetizada num ribossomo. Aí alguém consegue redesenhar, molécula por molécula, a estrutura fina dessa estrutura celular prodigiosa e universal. Se ainda não parece importante para você, seria o caso de dizer que o problema é seu, não do ribossomo.

O jornalista de ciência nunca vai dizer isso, dar o braço para torcer. Vai insistir e contar que, no miolo do ribossomo desvendado, os cientistas cujos trabalhos saíram na última edição da revista "Science" encontraram apenas RNA. E que esse achado reforça uma das idéias mais debatidas hoje em biologia, a hipótese do "mundo de RNA".

RNA? Mundo de RNA? Epa. Quem não desistiu ainda de ler vai fazê-lo agora.

RNA é a abreviação em inglês de ácido ribonucléico, uma substância fundamental para o funcionamento do código genético, para que a informação nele contida venha a se constituir num organismo. Por se tratar de uma molécula capaz de, ao mesmo tempo, armazenar informação (como seu "primo" DNA, a matéria-prima dos genes) e desencadear sínteses químicas, o RNA tornou-se sério candidato ao posto de molécula precursora da vida.

Dito de outro modo, o RNA teria sido o elo entre a sopa primordial de compostos orgânicos e as primeiras células, na Terra de quase 4 bilhões de anos atrás. É a chamada hipótese do "mundo de RNA". Pois agora se sabe que há só RNA no centro da fábrica usada por todas as células, da mais primitiva bactéria ao mais complexo neurônio humano. E o que é mais importante, com 95% da estrutura preservada em todos os domínios da vida. Plantas, animais, tudo. Mais uma razão, enfim, para acreditar que tenha de fato existido um mundo de RNA.

Leia também a reportagem de Isabel Gerhardt na Folha de sexta-feira. E se nada disso for ainda suficiente para você começar a gostar de ribossomos, RNA e companhia, sua última chance é olhar bem para a imagem abaixo. O que você está vendo é a estrutura de nada menos do que a máquina da vida.



Site da semana
Consulte a newsletter "Parabólicas", agora online, publicada pelo Instituto Socioambiental (ISA), de São Paulo. Uma ONG das mais profissionais, com muitos dados e estudos sobre questões ambientais e indígenas.

Aviso aos navegantes
Algumas das páginas de Internet indicadas exigem registro ou pagamento para acesso a seu conteúdo. No caso dos artigos científicos, a maioria é escrita em inglês.



Leia colunas anteriores
07/08/2000 - A hora e a vez de rotular transgênicos
17/07/2000 - O genoma verde e amarelinho
10/07/2000 -
Por um governo livre de transgênicos
03/07/2000 -
Quem tem medo do genoma?
26/06/2000 - Achada em Marte a água que escasseia na Terra



| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.