NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Marcelo Leite
cienciaemdia@marceloleite.jor.br
  21 de agosto
  Ciência em dia
  Fígado de porco -você ainda vai ter um

Xena, a leitoinha-clone; clique aqui para ver um vídeo da bichinha
 
A notícia da semana só não é mais espantosa porque já parcialmente conhecida: dois grupos de biotecnólogos, na Escócia e no Japão, conseguiram clonar porcos, como havia sido feito antes com ovelhas (Dolly, lembra?), camundongos, cabras e vacas. Mais que uma façanha técnica, pode ser o nascimento de uma nova indústria .

Seu último produto é a porquinha aí de cima, Xena, que viu a luz do mercado no dia 2 de julho. Ela saiu do ventre de uma mãe-porca de aluguel com pelagem branca (note a pele rosada no canto superior direito da imagem). Sua verdadeira mãe -seria mais correto dizer seu original- foi um feto do sexo feminino de pêlos pretos sacrificado aos 24 dias de gestação para fornecer a célula com um jogo completo de cromossomos
a ser xerocada.

Por que Xena? É uma alusão não à heroína bem-dotada da TV vespertina, mas à utilidade que deve gerar os maiores ganhos com clones de porcos, os xenotransplantes ("xeno", em grego, significa estranho, ou estrangeiro, como em "xenofobia"). Por seu tamanho e fisiologia, porcos são vistos como fonte alternativa para equilibrar oferta e demanda de órgãos para seres humanos. A clonagem serviria para garantir padronização
.

Embora mexa com a imaginação das pessoas, esta pesquisa envolve problemas que não costumam chamar tanta atenção. Um deles é a ineficiência do processo: 110 tentativas para produzir 1 clone, no Japão, e 80 para 1, na Escócia. Mais um: o risco de transmitir vírus do porco para o homem
. Outro ainda: a competição entre publicações científicas -no caso, "Nature" e "Science"- para ter a primazia de publicar os resultados da clonagem.

Leia as reportagens da Folha de quinta-feira sobre essa disputa no mercado de futuros.

E aí, vai levar?

Conte para Ciência em Dia o que você pensa dessa história de órgãos de porcos transgênicos na barriga ou no peito de seres humanos. Responda às seguintes perguntas, para que os resultados possam ser apresentados, semana que vem, de modo organizado:

1. Você é contra ou a favor de transplantes porco-homem? Por quê?

2. Aceitaria ser o primeiro a receber esses órgãos, se fosse para salvar sua vida?

3. Em caso afirmativo: Do que teria mais medo, do preconceito de outras pessoas por ter se tornado uma "quimera" (parcialmente "porco"), ou de adquirir uma doença suína?

4. Em caso negativo: O que mais o incomoda, o fato de o doador ser porco ou o de ser transgênico?

Células de embrião

Na quarta-feira, o governo britânico divulgou relatório recomendando que o Parlamento do Reino Unido permita pesquisas com células-tronco , como havia antecipado a Folha dois dias antes. Há objeções éticas a esse tipo de experimento, porque envolve a clonagem e destruição de embriões humanos. Se você quiser se aprofundar no tema, eis algumas sugestões de leitura na Internet:

Editorial da Folha de ontem;
Dossiê da revista britânica da divulgação "New Scientist" sobre o tema;
Relatório do governo britânico.

Site da semana

Saiba mais sobre a dupla de estudantes americanos que atravessa os EUA numa kombi movida a óleo de cozinha usado, história contada em reportagem de Álvaro Pereira Jr. na Folha de domingo.

Aviso aos navegantes
Algumas das páginas de Internet indicadas exigem registro ou pagamento para acesso a seu conteúdo. No caso dos artigos científicos, a maioria é escrita em inglês.




Leia colunas anteriores
14/08/2000 - Conheça o RNA, a máquina da vida
07/08/2000 -
A hora e a vez de rotular transgênicos
17/07/2000 - O genoma verde e amarelinho
10/07/2000 -
Por um governo livre de transgênicos
03/07/2000 -
Quem tem medo do genoma?



| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.