NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Clóvis Rossi
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Nelson de Sá
Vaguinaldo Marinheiro

Luiz Caversan
caversan@uol.com.br
  30 de dezembro
 

Ano, século, milênio

 
Já chegamos a 2001, quase tudo mudou,
mas o homem continua o mesmo


Fomos enganados!

Eis que o ano 2000 já termina e nada de carros voadores, roupas sintéticas com os sapatos acoplados, visão de raios X, comunicação telepática, férias em outros planetas. Não era tudo isso que iria acontecer no ano 2000? Pelo menos assim pensávamos todos há 20, 30 anos. Ou menos: minha filha, Jac, tem 15 anos e me disse outro dia que, "quando era pequena", achava que haveria carros voadores no ano 2000...

É, mas não há.

Por enquanto, claro: estamos muito próximo de todas as maravilhas tecnológicas que os futurólogos previam para a virada no milênio; elas com certeza estarão nas nossas mãos em breve.

Veja só os avanços da medicina genética, com suas dollys e seus perigos?

E a informática, que espanto!

A profusão de telefones celulares já nos dá a impressão de que a telepatia está aí ao alcance de todos: o que se vê de gente aparentemente falando sozinha pelas ruas não está no gibi. Nem no bom e velho gibi do Flash Gordon.

Tudo evoluiu, tudo se transformou para tornar a vida do homem mais confortável e duradoura.

A única coisa que não muda de jeito nenhum é ele, o próprio homem.

No conjunto, permanece o maior predador do planeta, continua um ser egoísta, intolerante, ambicioso, cruel, desonesto, burro.

O fantástico filme "Matrix" traz uma passagem que, apesar de toda a fantasia daquela obra, é a mais pura verdade.

Trata-se de um diálogo entre o chefe dos agentes implacáveis com o revolucionário Morpheus. O agente diz mais ou menos o seguinte: "Só existe uma outra espécie de seres vivos iguais ao homem, que destrói tudo à sua volta, muda-se para outro lugar, destrói novamente, e vai se mudando, deixando atrás de si um rastro de destruição.

Esses seres semelhantes ao homem são os vírus".

Diante disso, há de se perguntar: adianta tanta evolução na cura de diversos males se a grande doença continua sendo o próprio homem?

Pensamento negativo demais para fim de ano, não?

É aí que entram duas outras características desse ser tão cheio de defeitos que domina o planeta azul: teimosia e esperança.

É tudo de que precisamos para enfrentar as intempéries, bobagens, desgraças e imbecilidades criadas diariamente por nós mesmos, e que permitem que ainda se morra de fome, que se mate por religião,que se massacrem crianças por um pedaço de terra árida, além de tantos outros desatinos, como destruir as florestas, acabar com a camada de ozônio ou fabricar bombas atômicas.

Por isso, agora e sempre, deve-se manter a teimosia para continuar e a esperança de que o mundo será melhor.

Que esses sentimentos se renovem a cada dia e que você tenha um ano mais feliz.

Que venha 2001!



Não tem páreo, em termos de besteirol, a "estratégia" da Petrobras para a mudança de nome da empresa. Só podia dar no que deu: uma chuva de protestos.

Companhias, de petróleo ou não, podem perfeitamente mudar de nome, e isso ocorre todos os dias. Mas, afirmar que a troca do "bras" pelo "brax" ocorreria para "modernizar" a sua imagem foi de uma inabilidade atroz.

Talvez o presidente da Petrobras, por ser francês de origem, não dê o devido valor ao conteúdo histórico do nome da empresa, cujo sócio majoritário continua sendo o povo brasileiro.

O "bras" vem obviamente de Brasil. E se isso incomoda demais o sr. Reischtul, podemos pensar em mudar o nome do país para Braxil. Que tal, ficou mais moderninho?



Com a inspiração dos marqueteiros da Petrobras, vamos lá para mais uma sessão do Besteirol da Internet, lembrando sempre que este momento de descontração e divertimento só é possível graças à colaboração de nossos queridos leitores internautas (obrigado Lilia, obrigado Luara).

Portanto, clique na palavra assinalada e conheça:

O verdadeiro espírito de ano novo

O que pensam os machos

O que pensam as fêmeas

A barbie divorciada

Piadinhas lusas

O letreiro do cemitério.

Leia colunas anteriores:
23/12/2000 - Jesus Cristo é cada vez mais "superstar"
16/12/2000 - Pelo menos nos nomes, governo de Marta será divertido
09/12/2000 - O "juiz" Lalau resolveu se auto-prender!
02/12/2000 - São Paulo é a campeã mundial dos buracos
25/11/2000 - O animal papou o velho Lobo



| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.