NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Lúcio Ribeiro
lucio@uol.com.br
  14 de junho
  Luta armada e leitores de várias caras
 

A trilha sonora e a pesquisa com e-leitores.
A trilha sonora.
Todos que já leram esta coluna sabem que ela é dada a conclamar a revolução sônica, chamar de preguiçoso quem acha que o rock está morto e outras coisas. Enquanto você fica achando que é tudo bobagem, eles estão por aí, firmes, lançando discos como o novo do Skank.
O Engenheiros do Hawaii se juntou ao Paulo Ricardo e eles estão dominando aquilo que era convencional se chamar de rádio (um que você aperta o botão do dial até chegar a uma estação, lembra?). Gênios do rock nacional, a dupla Gessinger-Ricardo teve o lampejo de recriar "Rádio Pirata" (é o assunto do momento, não é?).

É a hora de pegar em armas.
Pois uma delas acaba de sair no Brasil. Bobby Gillespie pede para pegar em armas contra o lixo homogêneo e comercial que paira sobre a música. É o Primal Scream e seu CD "Xtrmntr", lançado aqui nesta semana.
Uma outra forma de guerrilha é criar você mesmo sua rádio, conforme decantou esta coluna na semana passada.
Juntando coisa com coisa, criei a minha própria e boto então as quatro primeiras faixas de "Xtrmntr" para rolar até a próxima quarta-feira.
Para conferir as acachapantes "Kill All Hippies", "Accelerator", "Exterminator" e "Swastika Eyes", é só ir ao site da 365 . Clique aqui para ir direto às músicas.
A qualidade não é lá muito boa, o site, carregado, é meio devagar, mas dá para ter uma idéia do excelente disco que já repousa em nossas prateleiras.
De quebra, leia entrevista com Bobby Gillespie na "Ilustrada" da última quarta.

Leia aqui a crítica de Lúcio Ribeiro do disco
Leia aqui a crítica de Álvaro Pereira Júnior do show

*****************************
No primeiro grande censo realizado por esta coluna deu para apreender que o leitor tem várias caras, no bom sentido. Muitos ainda não tinham ouvido o Primal Scream, mas apostavam que o Asian Dub Foundation era mais moderno e visionário.
Outros esnobavam os dois, dizendo que moderno mesmo era ouvir And You Know Us by the Trail of Dead (já ouviu falar? vá atrás) e Nelson Gonçalves. Está valendo.

Na hora de apontar uma música pior que "Amor I Love You", da Marisa Monte, choveu citações ao Skank, ao Caetano Veloso, ao Engenheiros do Hawaii. Mas no fim, mesmo na duríssima competição, todos se entregavam: "Amor I Love You" é mesmo de lascar.
Quase todos concordavam que programas como "Muvuca", "Garotas do Programa" e "Casseta & Planeta" eram tristes, mas ainda assim alguns apontavam que o "Casseta" tinha lá seus 5% de graça, em seu total desprezível.
No quesito "seriado", dá-lhe "Friends" e "Seinfeld". Mas muitos citaram "Buffy, a Caça-Vampiros" (yes!).
Em cinema não fui muito feliz. Malharam "Gladiador" sem dó. Houve até uma discussão de como "Magnólia" é lindo. Faça o favor.
Quanto ao frustrante último disco do Sonic Youth, algumas considerações: muitos não ouviram, poucos não acreditam que é ruim. Por fim, tenho uma confissão a fazer. Hoje já não acho tão frustrante assim. Desculpa aí.


Leia colunas anteriores
07/06/2000 - Novo Nirvana? Faça você a revolução sonora
31/05/2000 - Quem você pensa que é?
24/05/2000 - Carta aberta aos preguiçosos
17/05/2000 - O padre e o monstro


| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.