NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Lúcio Ribeiro
lucio@uol.com.br
  9 de agosto
  Tudo o que você precisa é amor
 
Será que nunca mais vamos parar de falar em Nick Hornby, "Alta Fidelidade", amores perdidos e música pop?
Não. E, já que não, lá vai.
Esse inglês, que ousou falar que as pessoas romanticamente mais infelizes são as que mais gostam de música pop, não sai das paradas.
Além de fazer livros legais, que viram peças legais ("Som e Fúria", que corre o Brasil) e filmes legais (estrelado por John Cusack, chega ao país em outubro), Hornby deve ter soprado no ouvido de cada um a lista das três melhores músicas de todos os tempos.
A votação bateu o recorde de e-mails desta coluna, com grande parte dos votantes me xingando por limitar só em três a lista das maravilhas sonoras mais maravilhosas.
Só deu música romântica, triste, "sobre amores perdidos e rejeição e dor e infelicidade e perda".
Das 30 músicas da votação, quase a totalidade tem a dor-de-cotovelo como tema. E quase ninguém deixou de comentar a letra desmorona-coração do Magnetic Fields, de sugerir outras pérolas da tristeza, recomendar livros.
Ê, exército de Robs Flemings (no qual me incluo, lógico).

*******************************************
RESULTADO

Dezenas de e-mails chegaram à mim prometendo me levar às barras dos tribunais por pedir só três músicas na lista das melhores. É difícil, não dá, sacanagem, fiquei horas matutando. Recebi vários e-mails duplos, da pessoa que vota e depois manda outro para retificar ("Pensei melhor e não podia deixar de incluir..."). Teve um leitor, Francisco Cesar Filho, que mandou dia e horário do voto, porque no minuto seguinte a lista poderia ser outra.
Confira o e-mail abaixo:
"Quem não fez uma listinha (das mais memoráveis canções) ao ler o ‘Alta Fidelidade’? E quem não quis matar o Nick Hornby ao ver que cinco era um espaço mínimo para as músicas? Dez ainda era apertado. E você me vem com três????? Três????????"
Luís César Pimentel, São Paulo, SP
Vou confessar uma coisa: Se eu fosse fazer de novo uma lista das três mais maravilhosas canções da minha vida, talvez nunca mais eu colocasse "The One I Love", do R.E.M.
Sem embaço, as músicas mais maravilhosas de todos os tempos, segundo os leitores desta coluna:

1º "Killing Moon" (Echo & The Bunnymen)
13 votos
2º "There’s a Light That Never Goes Out" (The Smiths)
12
3º "Paranoid Android" (Radiohead)
11
4º "Just Like Honey" (Jesus and Mary Chain) e "Creep" (Radiohead)
9
5º "Lips Like Sugar" (Echo), "How Soon Is Now" (Smiths) e "Smells Like Teen Spirit" (Nirvana)
8
6º "Happy When It Rains" (Jesus), "Fake Plastic Trees" (Radiohead) e "Where’s My Mind" (Pixies)
6
7º "Unfinished Simpathy" (Massive Attack), "Darklands" (Jesus) e "Live Forever" (Oasis)
5
8º "A Day in a Life" (Beatles), "Sparky’s Dream" (Teenage Fanclub) e "The One I Love" (R.E.M.)
4
9º "Glory Box" (Portishead), "Perfect Skin" (Lloyd Cole & Commotions), "Get Me Away from Here" (Belle & Sebastian) e "Just Like Heaven" (Cure)
3
10º "Exit Music" (Radiohead), "Strawberry Fields Forever" (Beatles), "Perfect Kiss" (New Order), "Neil Jung" (Teenage Fanclub), "Atmosphere" (Joy Division), Candy (Iggy Pop e Kate Pierson), "Gold Soundz" (Pavement), "Common People" (Pulp), "The Fox in the Snow" (Belle & Sebastian) e "Debaser" (Pixies)
2

Só deu Echo & Bunnymen, The Smiths, Radiohead e Jesus. Um monte de votos para o New Order, Cure, Beatles, Pixies. Teve ainda Pavement, Neil Young, Ramones, Velvet Underground, Clash, Pistols, Gloria Gaynor, Waterboys, AC/DC, Wedding Present, Agnostic Front, Replacements, Husker Dü e incontáveis outros.

Aos vencedores, os Pistols
E confira agora a lista dos sorteados, que ganharam a excelente trilha sonora dupla "The Filth and the Fury", bíblia punk comandada pelos Sex Pistols:

Terence Christian Reis - MG
Alexandre Petillo - SP
Patrícia Rocco - SP
Ana Luísa Toledo Barros - SP
Monika Moraes - PA

*********************************************
PROMOÇÃO DA SEMANA

Essa é oportuna e veio como sugestão do e-leitor Juliano Costa. Já que a pergunta da última coluna foi "injusta", como disseram, para aliviar a barra lá vai: quais são as 3 músicas que você se esqueceu de colocar na enquete da três músicas da sua vida e passou o resto dos dias se arrependendo por causa disso. E-mails para esta coluna, lucio@uol.com.br.
O prêmio é o ótimo CD "The Great Eastern", pérola recém-lançada no país pela Roadrunner Records que pertence aos Delgados, uma das bandas mais bacanas da estupenda cena escocesa.
Quem eu deixei de fora e não me perdoei por isso, embora não teve outro jeito (e é claro que vou me arrepender depois)
"Smells Like Teen Spirit", Nirvana
"William It Was Really Nothing", Smiths
"Everything Flows", Teenage Fanclub

Puts, mas e a "Where Is My Mind" (Pixies), "Loretta’s Scars" (Pavement), Stones Roses, Oasis...
**********************************************

Fala aí

Está na hora de deixar a moçada falar. Agora é a vez desses leitores intrépidos e seus e-mails bacanas.

Paradas
"Fiquei numa tremenda dúvida na hora de escolher a terceira colocada, pois estava entre o Clash e ‘Let It Be’, dos Beatles, que é um tremendo clássico. Mas, em todo caso, todo mundo sabe que paradas (ainda mais de 3) nunca foram muito justas mesmo..."
Marcelus Zalotti, de SP, definindo bem a polêmica enquete da semana

O problema da terceira
"Cara, doeu mesmo essa votação... É engraçado, porque parece que a gente se prepara a vida inteira para responder essa pergunta, aí ela vem .. E não sabemos o que fazer...Toda a nossa vida musical passa diante dos olhos. A primeira música vem fácil, a segunda também não demora muito. E a terceira a gente fica em dúvida entre umas 47 músicas, mais ou menos... "
Leandro Abrahão, São Paulo, SP, tentando entender o pop à luz da filosofia

Leitor protesta
"ARGHHH!!! Lúcio, estou inaugurando aqui neste email um movimento urgente pela instalação da mediocridade na sua coluna. Chega. Baseio meus argumentos nos cerca de 90 e-mails que você diz receber toda semana. É um raciocínio simples: se apenas três pessoas levam o sorteio, outras 87 voltam desamparadas para casa após abrir sua coluna na quarta-feira. Pensem bem: se vc sorteasse kits com camisinha, camiseta e CD acústico de um qualquer, ninguém teria a mínima vontade de participar. Logo, os infelizes perdedores formariam um contingente bem menor. Mas você insiste em sortear Primal Scream, Yo La Tengo, essas coisas absolutamente boas e necessárias! Chega! Os bons se juntem a mim! Vamos exigir o sorteio de discos de Rita Lee e Metallica, Skank, Caetano Veloso, Marisa Monte, como tantos outros fazem por aí!"
Fábio Galão, Londrina, PR

*******************************************

Britney Spears é legal

É duro constatar, mas a cantora farofa que vem ao Rock in Rio 3 é protagonista de duas covers das mais legais do momento. A insossa canção "Baby One More Time" ganhou roupagem decentíssima com os escoceses do Travis e dos americanos Fountains of Wayne, duas bandas prediletas desta coluna. É, cover é legal.

**********************************************

Falando nisso...

Cover é legal mesmo. Tá no site da 1, 2, 3 Indiezinhos Records . É projeto, mas deve rolar logo: Bandas indie nacionais (Grenade, Headache...) vão lançar uma coletânea de covers do Guided by Voices, uma das bandas mais importantes da cena alternativa americana. A 1, 2, 3, Indiezinhos Records é braço de projetos especiais da valente Slag Records.

*********************************************

Toques

* Para quem é afeito às letras, dá uma conferida na boa Txt Magazine, site de literatura jovem sustentado por contos e séries escritos por gente antenada e cheia de gás. A Txt, armada no Sul do país, é capitaneada por André Takeda, que entre outros textos põe no ar a íntegra de "O Clube dos Corações Solitários", versão brasileira para o "Alta Fidelidade", do bamba inglês Nick Hornby, o cara que enfeitiçou a promoção da semana. "Clube" é das obras mais comentadas no circuito indie.
* Você ainda não assinou (de graça) o informativo "Next++", da loja Bizarre. Está marcando...
* Uma das cenas indies mais comentadas é a do Paraná. E tudo o que envolve o Paraná e uma guitarra está dentro do site arrombacuritiba, que inclusive supre de músicas os interessados.
* Rock in Rio, de verdade, rola na semana que vem na Cidade Maravilhosa. É o festival "Algumas Pessoas Ainda Tentam...", em sua terceira edição. A partir de sexta, 18, e por três dias, o festival vai reunir grandes atrações como as bandas Stereolab, Pelvs, 4Track Valsa, Stellar, Jupiter Apple e os DJs Calbuque, Lariú e muito mais. Programão. Confira toda a programação e o serviço completo no descolado site da gravadora/zine Midsummer Madness .
* e-zine esperto, bem-feito, bons textos, antenada: 4 Hearts in a Can . A edição ainda é a segunda. Mas pelo capricho, vai ter vida longa. Assine a newsletter.
* Saudade dos anos 80? No próximo sábado acontece a 11º edição do projeto Autobahn, no Plastic Alternative Bar. A pista vai estar impregnada de Duran Duran, B-52's, Devo, Human League, Depeche Mode, Soft Cell, New Order, Smiths, Cure, Sisters of Mercy, Erasure, ABC, Ultravox, Trisomie 21, Xymox, Kraftwerk. Tá bom ou não? Na cabine os DJs se revezam a cada duas (2) músicas, em nome do ecletismo que permite as mesmas pessoas dançando Kraftwerk e ABC. Plastic Alternative Bar é na Penha (SP), rua Capitão Avelino Carneiro, 359.

********************************************

Só fica em casa quem quer

Depois das quintas na Torre do Dr. Zero (noite Hit Parade) e das sextas no Matrix, vem aí os sábados no Orbital.
A idéia é fazer um renascido do Retrô e do Cais (e quem viveu sabe). Boa pista, iluminação classe, espaço para bandas ao vivo e aparelhagem potente. Rua Augusta, 2849, Jardins (tel.5096-0747). O som? Do bom e do melhor. Esteja avisado.

********************************************

POP DEZ, A RÁDIO

Hoje a Pop Dez vai ser Pop Quinze, excepcionalmente, para abrigar boa parte da lista final (final?) da votação das canções mais maravilhosas da vida dos leitores.
Direto para a rádio? Clique aqui.
Então fica assim:
1. "Killing Moon" - Echo & The Bunnymen
2. "There Is a Light That Never Goes Out" - The Smiths
3. "Paranoid Android" - Radiohead
4. "Just Like Honey" - Jesus and Mary Chain
5. "Creep" - Radiohead (live)
6. "Smells Like Teen Spirit" - Nirvana (live)
7. "Happy When It Rains" - Jesus (live)
8. "Where’s My Mind" - Pixies
9. "Unfinished Simpathy" - Massive Attack (mix)
10. "Live Forever" - Oasis (demo version)
11. "Sparky’s Dream" - Teenage Fanclub
12. "Glory Box" - Portishead (live)
13. "Perfect Skin" - Lloyd Cole & Commotions
14. "Hey! Great!" - Maybees
15. "Skipping Games" - Thee Butchers Orchestra

Consideração:
Curto e grosso, porque são músicas, enfim, que muitos conhecem. Valem muito a ouvida em "Creep" ao vivo em Estocolmo (Suécia), em dezembro de 1995. Show no famoso clube Gino, traz incrível voz tosca de Thom York, auxiliado pelo "backing vocals" do público que lotou a casa. Na cola vem o hino "Smells Like Teen Spirit", tirado da turnê do Nirvana pela Europa em 1991, quando o "Nevermind" tinha acabado de ser lançado e a música ainda nem tinha explodido a muralha do "mainstream". Outra ao vivo "de ouro", "Happy When It Rains" mostra que as guitarras barulhentas também amam. Pulando o Pixies se chega ao Massive Attack e a assombrosa versão "Perfecto Mix" para a assombrosa "Unfinished Simpathy". Na sequência, a versão demo da maravilhosa "Live Forever", do Oasis, feita para causar muito mais asco para quem não gosta do jeito largado do Liam Gallagher. No mais, Portishead ao vivo em Nova York em versão matadora de "Glory Box" e, para quem ainda estiver vivo, duas das bandas nacionais indies mais bacanas: Maybees e Thee Butchers Orchestra. Curto e Grosso?

Até.


Leia colunas anteriores

02/08/2000 - Pistolas sexuais e corações despedaçados
26/07/2000 -
Para quem eu escrevo
19/07/2000 -
Abaixo a cabecice
12/07/2000 -
A coluna errou. Jota Quest é pior que Engenheiros
05/07/2000 - Engenheiros do Hawaii é a pior banda de todos os tempos
 

| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.