NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Lúcio Ribeiro
lucio@uol.com.br
  16 de agosto
  Beavis e Butt-Head analisam o Brasil
 

Beavis e Butt-Head, você deve conhecer, são aquelas duas pestinhas do desenho que ainda hoje passa na MTV, mesmo tendo sido mortos por seu criador, Mike Judge, há quase três anos.
Pode-se encarar a dupla de delinquentes de duas maneiras: uma como o retrato da imbecilidade adolescente americana de classe média, outra como a mais ácida e bem-conduzida crítica da indústria pop dos últimos anos. A escolha é sua.
Mas não é que cenas deprimentes da indústria pop brasileira fizeram Beavis e Butt- Head ressuscitarem das trevas animadas e visitarem esta coluna, nesta semana?


_ Huuuh! Hello!,
cumprimenta Butt-Head.

_ Hi!,
saúda Beavis.



Aproveitando a visita, fiz uma entrevista rápida com a duplinha da pesada, que pode ser lida abaixo.

Pensata - E aí, meninos? O que fez vocês saírem do mundo dos mortos e por que escolheram o Brasil como a primeira parada dessa ilustre visita?
Butt-Head - Huuuh (arrott!).

Pensata - Vocês sabiam que em janeiro vai haver um megafestival aqui no Brasil? O nome é Rock in Rio 3, mas parece que confirmados estão Britney Spears, N’Sync e a atração de encerramento, com Mariah Carey?
Beavis - Huh!!!!! Putz!!! (cosp!)

Pensata - Pois é. E teve na semana passada um grande jornal de São Paulo que publicou quatro (4) páginas sobre o "conceito" do festival. Num dos textos, o organizador disse que o que vale é o evento, e que o rock, as bandas, são meros coadjuvantes. O que vocês acham disso?
Butt-Head - Huuuuh!!!! Ele disse isso?

Pensata - Vocês, como convidados da casa, assistiram ao programa de entrega dos prêmios da MTV brasileira, na semana passada, não é? O que acharam?
Beavis (virando o Cornólio) - Masdofjooixjrkjlkslaaslkdflk.
Butt-Head - Cala a boca, Beavis!

Pensata - Calma os dois. Vocês viram a homenagem do Frejat ao Cazuza? Com "selecionados" cantando "O Tempo Não Pára". Tipo Jota Quest e Sandy & Júnior fazendo pose de indignados e mandando "a sua piscina está cheia de ratos, suas idéias não correspondem aos fatos"?
Beavis - Arrroooooottttttt! Elvis! Elvis! Elvis!

Pensata - Quem é Elvis? Ah, O Frejat? Só porque ele está gordo? Mas recentemente a revista "Ricos e Famosos" publicou duas páginas inteiras só com as dicas do Frejat para manter a forma...
Butt-Head - Huhhhh! Verdade?

Pensata - Voltando ao VMB, que tal a parte "sacada" da Paula Burlamaqui entrevistando o onipresente Caetano Veloso, que se fazia de difícil para falar quem era a atração internacional da noite (o cineasta espanhol Pedro Almodóvar), amigo dele e tal?
Beavis (baixando o Cornólio de novo) - Jsdlkç ldrãs§çlrçlçl kfklkflçkdl kflsakdlkfskd kflkasldk flksdkflskdl.

Pensata - Butt-Head, segura o Beavis. Mas, mudando de assunto, outro grande jornal, só que do Rio, publicou uma reportagem gigante sobre a nova fase do Herbert Vianna. O assunto é que ele está lançando seu terceiro disco solo e que agora ele está muito preocupado com a vida. O título, de capa, era algo assim: Pensando na vida...
Butt-Head - Huuuhhhh! Terceiro disco? Tem outros dois?

Pensata - Vocês já ouviram Lenine? Ele é contra o Napster, porque, diz ele, não vai fazer música de graça para ninguém. Se bem que ele "estourou" agora, quarentão, depois de passar uns vinte anos no sub-solo da MPB, tocando em bares para ninguém, até, não se sabe por que, cair nas graças de alguma gravadora, que hoje o explora. Se bem que no caso dele isso não é mal...
Beavis - Huuuuhhh!

Pensata - Para terminar, vocês tiveram a oportunidade de conferir, ao vivo, a canção romântica "Amor I Love You", aquela cantada por uma mulher de cabelo esquisito, pior que o da Marge Simpson?
Beavis -
Huuuuuh! Huuuuh! (vomit).
Butt-Head - Chegaaaaa! Vamos embora daqui. Vamos para a Argentina agora. Parece que o Engenheiros do Hawaii vai lançar um disco em espanhol.

E eles se foram. Mas devem voltar em breve, aposto...

*************************

PROMOÇÃO DA SEMANA

Hoje a promo está demais. Cinco cópias do segundo álbum do descoladíssimo grupo escocês Travis, que está sendo lançado no Brasil pela Sony. O disco é o "The Man Who", que tem uma coleção de belas baladas britpopianas. Tudo o que você tem a fazer para concorrer no sorteio é responder quais as cenas mais deprimentes da cena pop brasileira que você testemunhou nos últimos tempos. Quantas forem. Mande seu voto para lucio@uol.com.br que este Travis da hora pode ir parar em suas mãos.
As minhas, desnecessário dizer, estão relacionadas acima, na primeira grande entrevista desta coluna.

************************

Oh, tristeza, me desculpe
Atenção, cavaleiros solitários, vítimas do Nick Hornby e sensíveis em geral. Copiando esta coluna (brincadeirinha), o semanário inglês "New Musical Express" tascou em edição recente a lista das músicas mais tristes de todos os tempos. A lista (veja abaixo) é mesmo da pesada. Uns minutos no Napster e dá para ter uma idéia dessas canções maravilhosas tão maravilhosas quanto sinistras.
O editor da NME recomenda não ouvir todas ao mesmo tempo. Boa dica. Evita que não se tome o mesmo caminho de gente bacana como Kurt Cobain, Nick Drake, Ian Curtis (Joy Division)...

1 "Sister Lovers" - Big Star
2 "Closer" - Joy Division
3 "Ladies and Gentlemen We Are Floating In Space" - Spiritualized
4 "In Utero" - Nirvana
5 "Songs Of Love And Hate" - Leonard Cohen
6 "Lady In Satin" - Billie Holiday
7 "In The Wee Small Hours" - Frank Sinatra
8 "Pink Moon" - Nick Drake
9 "Bubble And Scrape" - Sebadoh
10 "Unknown Pleasures" - Joy Division

***************************

Enquanto isso...
Uma das lojas de discos mais antigas e simpáticas da praça (paulistana), a Sweet Jane, está fechando. Para os de sempre, que acham que eu fico empurrando bêbado em ladeira ao falar de Jota Quest, gravadoras e MTV, dêem uma olhada no estrago causado pelo "status quo" do pop nacional.

***************************

Dica
* Site legal está aqui: www.sspgo.com.br. É a cara virtual de um dos mais interessantes fanzines em que eu já pus minhas mãos, o SSP-GO, de uma turma esperta de Goiânia. O mote dos caras é: cultura rock, mau comportamento e papo cretino. Mais não é preciso dizer.

***************************

Smashing Pumpkins
Chegado ao som do Billy Corgan? Então aproveite enquanto não acaba. Dê uma conferida no maravilhoso e rebuscado site dos caras. A banda criou uma rádio própria, onde tem jogado nas ondas virtuais, para quem quiser ouvir, uma porção de canções inéditas, sobras de estúdio e faixas ao vivo tiradas da atual turnê mundial da banda, que nesta hora deve estar fazendo barulho no Canadá.
Outra notícia relativa aos Pumpkins: rola na Internet, um leitor me avisou, que está para ser gravado um CD tributo ao grupo de Corgan e asseclas, que seria lançado em 2001, com o tracklist abaixo.
1 "1979": New Order
2 "Love": Filter
3 "Bullet With Butterfly Wings": Placebo
4 "33": R.E.M.
5 "Crestfallen": The Human League
6 "The Everlasting Gaze" (instrumental version): The Aphex Twin
7 "Beautiful": Missy Elliot
8 "Tonight, Tonight": PJ Harvey
9 "Take Me Down": Ric Ocasek
10 "Ugly": Chris Cornell
11 "Luna": Tricky feat. Beth Gibbons
12 "Sweet,Sweet": Robert Smith
13 "Tristessa": Nick Cave feat. Orbital
14 "Perfect": Johnny Marr & Simon Le Bon
15 "With Every Light": Depeche Mode

É difícil acreditar, mas se rolar...

****************************

Lou Reed no Brasil. E o Oasis. E o Stereolab. E o Marky Ramone O Oasis está mesmo confirmado para novembro, o que é o mesmo que dizer "pode ser que sim, pode ser que não". Agora, em novembro o Credicard Hall já tem data reservada para apresentação do velho Lou Reed, que protagonizou aqui tem um tempinho um show sensacional no ex-Palace. Faltam detalhes tipo quantos dias, outros locais no Brasil. Quem votou no Velvet Underground como protagonista de canções inesquecíveis não pode nem pensar em ficar fora dessa. E quem não votou no Velvet também, na verdade. Fora isso, para quem interessar possa, o show do Iron Maiden, com Bruce Dickinson e tudo, foi adiantado para setembro (parece, parece). Falta definir data certa e lugar: está mais para o Pacaembu (depende do futebol e do Contru). Mas, se não der, vai para o estacionamento do Anhembi. E o Marky Ramone vem de novo ao Brasil para cinco shows. Quatro no Sul (Porto Alegre, Curitiba) e um em SP, dia 1 de outubro.

* Sonzinho bacana e descompromissado, pop+eletrônico+bossa nova, tudo misturado, Stereolab começa a tocar no Brasil hoje (quarta, 16). Começa por BH (abertura 4 Track Valsa). Depois é:
- sexta, 18, no Rio (abertura Stellar + 4 Track Valsa + Pelvs)
- terça, 23, e quarta, 24, em SP (abertura Sala Especial)

*****************************

Rádio é legal (fora daqui)
Para você que tem que viver sob a ditadura das falidas rádios brasileiras, a saída, como se fosse novidade, é o velho e bom computador, com sua placa de som e seu playerzinho.
O destemido Álvaro Pereira Júnior dedicou sua coluna do "Folhateen" desta semana aos tesouros radiofônicos planetários, tudo organizado no valoroso guia wmbr.mit.edu/stations (Site momentaneamente fora do ar. Tente mais tarde). É ir lá e achar a estação que quiser, no país que quiser, a hora que quiser.
Em pesquisas passadas, já tive a oportunidade de conhecer a australiana recomendada pelo Pereira Júnior, a independente RTR FM (92.1, Perth). É tudo o que você precisa para ouvir som de primeira, treinar o inglês e, melhor, sem engolir os sapos tradicionais promovidos pelo status quo musical do Brasil. Vai lá, www.rtrfm.iinet.net.au.
Estou ouvindo enquanto escrevo esta coluna. O cara emendou Cowboy Junkies com Sex Pistols. Dez.

******************************

Fora das guitarras
Rap dos bons pode ser encontrado via Eminem, cujo disco "The Marshall Mathers LP" acaba de sair no Brasil. Goste ou não do cara, é necessário ouvir a podreira que ele canta e o som que ele promove.
Outro em uma toada mais local é um carinha chamado Xis, rapaz cujo extremo talento foi lapidado em Itaquera, zona leste de SP. O badalado disco do Xis, "Seja como For", que se encontra em lojas das galerias sob o selo da 4P desde o ano passado, vai ganhar distribuição da Trama a partir da semana que vem, o que dá um caráter de relançamento.
Seguindo o esquema de divulgação zero na mídia burguesa, tal qual a obra dos Racionais MCs, o hit "Us Mano, as Mina" do Xis é bem mais badalado que qualquer coisa feita por muitas bandas ou "artistas" brasileiros cujas gravadoras compram espaço em rádio, casas de show, TV etc. e tal.
Quem nunca ouviu a música ou viu o clipe deve estar com algum problema de sintonia com o mundo. O vídeo passa com merecimento em quase todo "Yo! MTV" (terças e sábados), um dos poucos programas da MTV que valem a pena.

*******************************
Fala aí

Vários eus
"Uma vez um colega meu, ator, passou por uma experiência interessante: foi contratado para gravar um comercial de TV no exterior, ele só sabia que seria junto com outros atores de diversas partes do mundo. Chegando lá, todos os atores (sete) eram quase idênticos, com mesma altura, peso, cabelo, cor da pele, tudo praticamente igual. Ele falou que foi realmente engraçado ele ver vários "clones" dele, todos reunidos...
Eu tive essa mesma sensação ao ler tua coluna hoje. Foi como se eu me encontrasse, ou encontrasse com diversas fases minhas (fase Echo, fase Smiths, e as respectivas músicas e pessoas de cada fase ). Foi muito legal ver isso, e perceber que um monte de gente vê as coisas de uma maneira bem parecida...
No mais, vale aquela definição do teu leitor que colocou dia e hora da lista dele. Logo depois que te mandei o e-mail, já apareceu uma injustiçada ( R.E.M. - Fall on Me )..."
Leandro Abrahão, SP

Queremos Delgados
"Assim, sou dessas criaturas pouco falantes e introspectas e a coisa se reflete nos meus escritos (quando eu não surto e escrevo e-mails por horas e horas e horas, mas pra nossa sorte hoje não é um dia desses, acho). Então vou logo dizendo que sua coluna eu leio sempre e sempre vou atrás das dicas e sempre (ou quase isso) concluo que suas dicas são mesmo boas. A lista eu não mandei da primeira vez, então agora eu mando, porque, eu PRECISO ter delgados. PRECISO, AHHH...
Cris, SP (acho)

"Lúcio, aqui estou eu, o leitor mais chato da sua coluna, para te encher de novo. Você reparou que toda vez que eu perco alguma promoção eu escrevo para reclamar de má sorte? Confesso que toda vez que mando o e-mail para concorrer ao CD da semana me dá um arrepio. Primeiro, porque sei que dificilmente vou ganhar. Segundo, porque, se ganhar, você pode estar sorteando uma coisa melhor ainda na semana seguinte – quais são as chances de alguém gritar ‘bingo’ duas rodadas seguidas? Agora, nesta semana, você exagerou. Não me lamento (muito) por ter perdido Primal Scream (não conhecia nada do novo disco e acabei comprando depois), Yo La Tengo (já tinha o cd) ou Pistols (não tenho nada deles, apesar de gostar), mas sei que vou roer meus cotovelos ao perder o CD dos Delgados..."
Fábio Galão, PR

Questões
"Vendo o VMB da MTV, nesta semana, eu, como muita gente, me senti meio triste.... meio perplexo.... Será que nada vai mudar???... Vai ser sempre essa coisa previsivel? Enfim... Aquela velha estória... Será que isso pode estar fazendo parte de um amadurecimento??.... Você acha que daqui a algum tempo o rock nacional vai evoluir e do meio de tanta porcaria vai sair alguma coisa legal??... Lógico existem uma pá de bandas bacanas, mas é tudo muito dificil....Eu queria ver clipes legais dessas bandas, escutá-las nas radios... Mas tudo o que aparece de novo já chega tirando chapéu para os monstros da MPB... Exaltam um Brasil de mentira... Se vestem mal... Será que isso pode mudar????"
Daniel Linguitte, SP

******************************

PROMOÇÃO DA SEMANA
Falhei nesta semana. Costumo responder praticamente todos os e-mails que me mandam. Mas desta vez, devido a problemas outros e pelo volume de e-missivas que chegaram, não deu. Respondi para muito poucos. Prometo correr atrás na semana para atender a todos.
Desculpas esfarrapadas de lado, o negócio é o seguinte. A votação das "outras três músicas maravilhosas esquecidas" gerou em torno da lista da semana passada. Para não repetir (é só conferir na coluna anterior), vou pinçar apenas algumas que tiveram boas votações, além das da última lista:
* A galera dos 90 apareceu. Pencas de Pavement, Nirvana, Oasis, Fountains of Wayne, Sonic Youth, Weezer, Stone Roses...
* Mesmo assim, chove Smiths e Echo, bandas de dois poetas que deixaram marcas irreversíveis em uma certa porção de leitores.
* O que acontece com as meninas e a música "Hey", dos Pixies? Foram seis votos só para essa canção. Garotas, e-mails para essa coluna explicando que história é essa.


OS VENCEDORES DO CD DOS DELGADOS
Dagoberto Romero Donato
, São Paulo
Marco Bezzi, São Paulo (acho)
Giselle Fleury, São Paulo (acho)

******************************

POP DEZ, A RÁDIO

Show e Show. Essa é a programação da semana na rádio Pop Dez. Dois shows fresquíssimos, de duas bandas que estrelam o próximo Reading Festival, o maior evento de guitarras do planeta.

Segura a lista (clique aqui para ouvir):

- "Swastika Eyes" - Primal Scream live

- "Movin On’ Up" - Primal Scream live

- "Rocks" - Primal Scream live

- "Accelerator" - Primal Scream live

- "Go Let It Out" - Oasis live

- "Gas Panic" - Oasis live

- "Cigarettes & Alcohol" - Oasis live

- "Rock’n’Roll Star" - Oasis live

- "Stellaroid" - Stellar

- "???" - Pelvs

Considerações:
Para com eçar quatro faixas (cortesia do leitor Alexandre Petillo) da banda escocesa Primal Scream, em show realizado no Astoria, em Londres, em março deste ano. Começa com "Swastika Eyes", da fase atual, tem "Movin On’ Up", da fase dance psicodélica, vai para "Rocks", fase rock, e volta para o CD "Xtrmntr", com a faixa "Accelerator". A próxima renca vem do Oasis, na apresentação (histórico para quem viu e relatou) do começo do mês no estádio de Wembley, também em Londres. Duas do último álbum, "Giant" ("Go Let It Out" e "Gas Panic"), e duas do primeiro disco, "Definitely Maybe" ("Cigarettes & Alcohol" e "Rock’n’Roll Star"). A porção brasileira está representada pelo cast da Midsummer Madness, gravadora-zine do Rio de Janeiro. A primeira música é "Stellaroid", post-rock do projeto Stellar. A última ainda não tem nome, mas é nova música do grupo Pelvs, do CD que sai em setembro. Just do it.

.

Até.

Leia colunas anteriores

09/08/2000 - Tudo o que você precisa é amor
02/08/2000 - Pistolas sexuais e corações despedaçados
26/07/2000 -
Para quem eu escrevo
19/07/2000 -
Abaixo a cabecice
12/07/2000 -
A coluna errou. Jota Quest é pior que Engenheiros

 

| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.