NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Clóvis Rossi
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Nelson de Sá
Vaguinaldo Marinheiro

Lúcio Ribeiro
lucio@uol.com.br
  29 de novembro
  Exclusivo! U2 faz um rap para a coluna
 
 

Em uma tentativa picareta de abafar o escândalo da capa dos Titãs, revelado aqui na semana passada, Bono e Larry Mullen, respectivamente vocalista e baterista da banda irlandesa U2, ficaram amigos dessa coluna e gravaram um rap exclusivo para os e-leitores deste que vos escreve.

Fui enviado pela Folha na semana passada ao Rio de Janeiro, para cobrir a visita do grupo de Bono ao Brasil, como parte de uma tour promocional de divulgação do novo (e "mezzo") álbum "All That You Can’t Leave Behind", esse que tem uma música boa e duas razoáveis.

A entrevista rolava solta. Eu, Bono e Larry, sentados em uma confortável sala do Copacabana Palace. Bono extremamente simpático, brincando, fazendo pose. Conversou bastante, perguntou de São Paulo ("Essa cidade incrível, mágica, cheia de luzes").

Fiquei desconfiado de tamanho bom humor.

Era medo, na verdade. Depois descobri.

Perto de nós, a cão-de-guarda, ou melhor, a assessora da banda, uma gringa que misturava portunhol com inglês e era preciso atenção especial para entendê-la. Estava segurando uma pranchetinha no peito, vigiando tudo e me apressando.

"Seus 10 minutos acabaram. Faz a última pergunta", disse a per... quer dizer, a assessora.

Pensei comigo. É agora.

Botei a mão na minha bolsa. Bono não desgrudava o olho daquela bolsa verde, encardida, com uma estampa dos Chemical Brothers.

O líder do U2, em um ato desesperado, achando que eu ia tirar a capa do CD titânico "Volume 2", e sem saber que eu não relo o dedo em um disco dos Titãs, tomou o gravador da minha mão e falou mais ou menos assim.

"Este é para seu web site. Isso é como Wyclef Jean (rapper americano dos Fuggees) mostra respeito por alguma coisa. E eu vou mostrar respeito por vocês agora", disse Bono.

E, em um dueto exclusivo, Bono e Larry mandaram um rap para os leitores dessa coluna. Na verdade, ensinado pelo rapper, eles estão fazendo com a boca um barulho similar a uma rajada de 21 tiros, para saudar a chegada deles em terras alheias. Bono fala isso no final.

Para ouvir o "rap" de uma das mais consagradas bandas do rock em todos os tempos, se prepare. Como disse o Zeca Camargo no show particular da Globo: "Eu nunca pensei que chegaria a falar isso, mas enfim. Senhoras e senhores, com vocês... U2".

É só clicar aqui.

O ESCÂNDALO DO U2

Para quem leu a coluna da semana passada e não viu a ironia na história das capas, aguarde nas próximas semanas o escândalo dos Beatles, que fez esse clipe de "I Want to Hold Your Hand" para promover a coletânea "1" totalmente inspirado no clipe de "Anna Julia", dos Los Hermanos.

Pode ver na MTV que está rolando direto. É igualzinho. Esses Beatles...

BASTIDORES DO SHOW NO RIO

Mapa de mim mesmo no mini-show do U2 na Globo. Eu ali, uns 10 metros do palco. Na minha frente, no espaço reservado a fã-clubes e adoradores da banda em geral, Bi Ribeiro, dos Paralamas. À esq., me disseram, Maurício Manieri não saiu do celular durante quase toda a apresentação. Atrás de mim, o pessoal descolado do Jota Quest, com o talentoso Rogério Flausino com um cabelo "aceitável", de cor escura. Ainda na faixa reservada aos fãs, ele mesmo: Toni Garrido. Veja você como tava agitado lá no Projac.

OUÇA INÉDITA DO SHOW

Para os 10 milhões de e-mails que chegaram me espinafrando por causa da história das capas, um pequeno doce: ouça com exclusividade (esta é a palavra do dia, fazer o quê?) a faixa "Ground Beneath Her Feet", aquela feita para o filme "Hotel de 1 Milhão de Dólares", do Wim Wenders, com letra do escritor Salmon Rushdie.

Essa talvez o "Fantástico" não passe. E ainda dá para fazer download.

Confira aqui e não ligue para o povo, histérico, cantando junto. E um celular tocando no meio, bizarramente.

Foi o momento mais bacana do curto show, tirando uns vôos solos do The Edge em "Beautiful Day".

PRESENTE DO BONO - ITEM DE COLECIONADOR

Está demais. Esse é item de colecionador dos mais invejados. Bono e Larry autografaram uma capa do álbum "All That You...", aquele que parece.... E o disco autografado, com desenhinho do Bono e tudo, vai ser sorteado entre os fãs do U2 que escrevem à esta coluna.

Dá uma olhada na raridade que vai para sorteio. Dá inclusive para você botar como papel de parede de seu computador para impressionar os amigos e influenciar as pessoas.

Clique sobre o tamanho que você quer. A imagem vai aparecer no seu computador, clique sobre ela com o botão da direita do mouse e escolha a opção "Definir como papel de parede"


Versão: 800x600
Versão: 1024x768

Para ganhar, é o seguinte: tem que mostrar que é fã do U2 e rebolar um pouquinho. Para concorrer, responda corretamente:

Qual a verdadeira identidade da mulher que faz backing vocals no hit "Pride (In the Name of Love)", e que aparece creditada no disco "The Unforgettable Fire" como Mrs. Christine Kerr?

Vai lá, campeão. Quebra tudo. Responde certo que esse prêmio exclusivo (de novo a palavra) poderá ser seu.

E olha que ainda não é o prêmio da promoção da semana (veja lá embaixo).

A VOZ DO POVO

Cara de pau, maluco, viajante, fez isso para se promover, ridículo. Parte do sensacional número de 362 e-mails recebidos, recorde da coluna desde sempre, desceu a lenha na história das capas. Abaixo, um compacto dos melhores momentos da polêmica:

"Espero que entiendas algo de español, ya que soy de Argentina. Acabo de leer la columna que escribiste y me parece pura BASURA. No podés comparar a una banda de la talla y la importancia de U2 con una bandita desconocida a nivel mundial como Tita, o algo asi creo que se llama. Cómo se te puede ocurrir que los maestros irlandeses les copiarian algo a esa banda brasilera? Otra vez, pensá mejor que es lo que vas a escribir, por que no podes ser tan RIDICULO"
Ramiro enrique Perez D’Andrea
Tucuman, Argentina


"O que houve? Achar que a capa do novo CD do U2 foi cópia do CD dos Titãs? Acho que vc viajou muito na maionese (se não foi em coisa bem pior). A capa do U2 vem influenciada pela estética "clean". Cujos cenários são sempre estéreis, e por isso mesmo com predomínio de branco e de preferencia com linhas arrojadas. Onde já se viu querer comparar uma capa com a outra? A dos Titãs, eles estão na praia. E o da capa do U2 eles estão no aeroporto. Essa interpretação de achar que os caras vão viajar de avião e portanto estarão perto das nuvens titânicas foi a coisa mais criança e primária que já vi."
Luís GP


"Hoje por acaso dei uma olhadinha na sua coluna e vi a matéria sobre a "chupada" do U2 na arte da capa dos Titãs. Na minha opinião não fica só na capa, não. A música "Elevation" tem uma levada de guitarra muito parecida com a música "Não é por não falar", do disco "Tudo ao mesmo tempo agora" se nao me engano de 1991."
Marcelo Schnaider


"Gostaria de deixar meu veemente repúdio a sua coluna na qual diz que o U2 copiou os Titãs. Que RIDÍCULO!!!!!!! Só poderia ser coisa de um povinho mesmo que faz de tudo para aparecer. Isso, exatamente vocês que se auto-intitulam críticos de alguma coisa (...). E tem mais: quero ver se você tem coragem de publicar meu e-mail."
Aguinaldo Bignardi Junior


"Tá massa a coluna hoje. Parabéns, mermão."
Ivan Finotti


"É muito bom saber que existem gênios capazes de detectar falsidades, gente que tem um feeling para ver o que a maioria não vê. (...) Não é muito bom saber que muita gente exagera naquilo que vê, com o nobre intuito de aparecer. A semelhança entre as capas dos discos do U2 e do Titãs, com boa vontade, realmente existem. Mas daí deduzir que se trata de um plágio descarado é um grande exagero. Gostaria muito de estudar semiótica. Deve ser muito interessante."
Alacir Costa


"Caro Lúcio, percebe-se claramente duas coisas em sua matéria sobre a suposta chupada da capa do disco do U2: primeiro, você nem mesmo tenta disfarçar que não gosta do grupo e, segundo, não conhece o trabalho do fotografo Anton Corbjin, responsavel pela concepção fotográfica do CD."
Fergus Gallas


"Você é babaca. Só podia ser paulista."
Ranílson GF


"Eu só queria protestar. Se o Titãs não fosse do Brasil, claro que você gostaria. Foi a primeira vez que eu li sua coluna e com certeza foi a última. Aliás, percebi em sua redação uma enorme frustração. Você gostaria de pertencer ao Titãs, mas provavelmente você não é tão bom para isso."
Marcelo Machado


"Cara, tenho 13 anos e vc naum tem idéia como eu sou fã da tua coluna !!!! Vc escreve bem pra cacete e fala exatamente o q eu acho das bandas pop! Estou te mandando este e-mail para falar uma das melhores vantagens do Napster, além da já consagrada procura de músicas (ohh!), é ver a personalidade das pessoas através de suas listas de músicas. Provavelmente vc concorda comigo q dá para ver como uma pessoa é pelo gosto musical, né ? E dá para ver isso pelo Napster !!! Por exemplo : eu tava vendo hj a lista de um cara..... tem Engenheiros do Havaí, Adrea Bocceli, Alanis e Goo Goo Dolls !! Ou seja, o cara deve ser patético..."
João Vinícius, 13 anos



TITÃS, O ESCÂNDALO

Falando em chupar capas, essa coisa incrível que infesta o rock nacional, olhe bem a capa dos Titãs, a tal da polêmica com o U2.

Agora olhe a capa de um grupo português chamado Delfins, de um disco chamado "O Caminho da Felicidade"

 

Agora o disco "Heaven Up Here", do Echo & The Bunnymen

Vocês lembram a comparação das capas da semana passada do disco "As Dez Mais", dos Titãs, e a do "Definitely Maybe", do Oasis.

 

Pois é...


COISAS E COISAS

*Pausa para ligar o rádio. Rádio rock 1, vamos ver: hum, Cidade Negra. Passando para a rádio rock 2, vamos lá: É, Red Hot Chili Peppers. Agora para a terceira: o que é isso, mesmo? Ah, é aquele O Surto.

Então tá!

* A Internet, com toda sua irregularidade, é a porta de saída. Esta coluna está sendo escrita ao som do show da Madonna direto de Londres. Cool.

* Na rádio London Burning dá para ouvir o show que o herói de muitos Frank Black, ex-líder do seminal grupo Pixies, de Boston, fez semana passada, também em Londres. Ele tocou material novo e clássicos dos Pixies. Está esperando o quê?

FUTEBOL É POP

* Vai. Deixe o Corinthians em paz. Por favor não mande mais piadinha sobre a fase, hã, dura, pela qual atravessa o campeão de votos desta coluna (hehê).

* Vai. Para esquentar essa Copa João Havelange, mande seu palpite seco sobre quem você acha que vai ser o campeão brasileiro de 2000.

O meu palpite, de saída, é o P... Não, não vou dizer. Mande o seu.



S
ÉRIE É COISA SÉRIA
* Coisas aconteceram, Deus não quis, e ainda não consegui ver "The Trouble with the Normal", que pelo visto já está virando cult e polêmica, ganhou elogios de gente boa e crítica de gente também boa em seriados.

Na semana que vem não escapa um comentariozinho.

* Não acho mais a Joey ("Dawson’s Creek") sacana. Entendo ela, até.



CINEMA
* Já foi ver "As Panteras"? Não quer passar duas horas bem agradáveis?

* Já foi ver "Dançando no Escuro"? Não quer passar duas semanas deprimido?



 

RESULTADO DA PROMOÇÃO
Que soem os tambores. Os dois felizardos que vão botar a mão no kit Belle & Sebastian (os quatro álbuns, mais uma camiseta NO TAMANHO) são:

Bruno Sousa Aguiar

voto em pérola dos Engenheiros do Hawaii

Marianne (e-mail bee.charmer).

voto no Jota Quest



PÉROLAS

A moçada se empolgou. Nunca recebi tanto e-mail na minha vida. Meu computador até deu uma engasgada. E muita gente mandou mais que uma frase, do mar de pérolas que existe na literatura pop brasileira.

Só deu o de sempre: o engenheiro Humberto Gessinger, o jota Rogério Flausino, Caetano, Nando Reis foram os mais citados, em uma análise rápida.

Então, vamos fazer assim: toda a semana, até acabar, vou publicar algumas delas.

Segura que vai começar.

* "Doa a quem doer, doe sangue e me dê seu telefone"

(Humberto Gessinger - "Piano Bar")

* "Em São Paulo onde eu nasci

Eu não queria sair daqui

Eu saí fora só pra dar um tempo

Não te esqueci por nenhum momento

Do centro de São Paulo à periferia

Dar um rolê com os amigos era tudo que eu queria

Pra violência peço clemência

E para o trânsito paciência

E pra São Paulo eu quero voltar

Chega de morar nos USA

A night de São Paulo não tem igual

Pode ir pro Rio ou pra Portugal

O que não falta é mulher bonita

(Supla - "São Paulo)

* "Barra limpa é o porto de Santos

Os barcos vão até o Japão

De ônibus ou trem, ninguém viaja sem

Vê se vestiu a calça ou está de calção

Cristo não é biscoito

As coisas andam ruins

Se é mau aos dezoito

Me crucificam no fim"

(Titãs - versão "livre" para "The Ballad of John and Yoko")

PROMOÇÃO DA SEMANA

E nesta semana não tem pergunta. Para concorrer a três cópias do recém-lançado "Familiar to Millions", CD DUPLO do grupo britânico Oasis, é só escrever dizendo: "eu quero esse Oasis".

O disco é fruto do antológico show que a banda fez em julho passado, no estádio de Wembley, em Londres.

É a nova ótima banda dos Gallagher mandando ver e um backing vocal impressionante de 70 mil pessoas.

É ouvir os 30 segundos iniciais do disco para ter uma idéia do que foi o show. A versão ao vivo de "Stand by Me" vale uma vida.

Manda ver.

PRÊMIOS ATRASADOS

Enrolação, viagens, marcação, embaço de gravadora. Os prêmios estão atrasados, mas até segunda-feira tudo já foi pelo correio.

ZINE BELEZA

Chegou ao mundo on line o zine Scream & Yell, textos espertos cravados em site caprichado. Compareça...

TOM ZÉ

Reclamaram das minhas (más) referências ao inventivo Tom Zé. Disseram para pegar leve por causa da idade e tal. Se for assim, Sandy & Junior...

Não tenho problema nenhum contra o Tom Zé (desde que não o ouça, claro) em si. Mas é com essa gente esperta que elegeram o senhor rejeitado pela tropicália o cara mais cult dos cults.

Vou repetir a letra do já famoso "Melô do Fiofó", pérola do incensado novo disco duplo que não é duplo.

"O dólar é moeda falsa/ o americano já não segura as calças/

A Alemanha quase pedindo esmola/ a inglesa não usa mais calçola

Na Itália não tem mais sutiã/

A Suíça não lava a bunda de manhã."

Gênio.

MELHORES DO ANO

A revista "Spin" já tem seus melhores de 2000. O escolhido disco do ano foi... o hard disk.

E vai já preparando os seus melhores discos de 2000. A pergunta já está chegando.

E por hoje está bom.



Leia colunas anteriores
22/11/2000 - O escândalo do U2
15/11/2000 - Saramago e a caverna pop
08/11/2000 - Quero tocar no Rock in Rio 3
1º/11/2000 - Gil e Milton encontram Belle e Sebastian
25/10/2000 - Entrevistas com Rob Fleming e Beck; e nenhuma entrevista com os Titãs


| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.