NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Clóvis Rossi
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Nelson de Sá
Vaguinaldo Marinheiro

Lúcio Ribeiro
lucio@uol.com.br
  10 de janeiro de 2001
  Incrível! Morrissey previu a morte da princesa Diana
 
 
O texto principal desta semana ia falar de Rock in Rio, festival que vai sacudir o país a partir desta sexta-feira, quando na última hora a coluna foi atropelada por um caso dos mais bizarros.

Se você acha legal a história da farsa da morte do ex-beatle Paul McCartney, ouve só esta:

O inigualável cantor britânico Morrissey, ex-líder da insuperável banda The Smiths, previu em seus discos o trágico desastre que levou desta para melhor a princesa Diana.

O quê????????

É isso aí. A herdeira do trono britânico, você sabe, se arrebentou em um acidente de carro em Paris, em agosto de 1997, junto com o namorado, o milionário egípcio Dodi al Fayed.

Acontece que os indícios da tragédia que abalaria o planeta já estavam "plantados" em capas de discos dos Smiths e nas letras de Morrissey, anos antes do acidente.

As tétricas previsões de Morrissey foram divulgadas nesta semana em um site de fãs, cujo endereço é members.home.net/veganmozfan.

Veja bem a capa acima, do maravilhoso álbum "The Queen Is Dead", lançado em 1986, 11 anos antes do desastre que vitimou a princesa Diana.

* o título do álbum entrega que alguém da família real está morto.

* Morrissey escolheu para ilustrar a capa uma foto do ator FRANCÊS ALAIN Delon. O anúncio da morte de Diana foi feita por ALAIN Pavie, médico FRANCÊS que atendeu a princesa no hospital.

* Morrissey se inspirou em um livro chamado "Last Exit to Brooklyn". Brooklyn é um dos bairros que formam a cidade de Nova York. O carro onde estava Diana bateu em um túnel onde tinha uma placa gigante que dizia "Last Exit to the Avenue de New York".

* Morrissey começa a música "The Queen Is Dead" com um áudio de um filme, que conta a história de uma mulher (interpretada pela atriz Lesley Caron), que se mudava da França para a Inglaterra. O corpo de Diana foi transferido da França para a Inglaterra. Lesley Caron nasceu em um dia 1º de julho. Diana também.

* Repare na letra da fantástica "There Is a Light That Never Goes Out", que está em "The Queen Is Dead":

Take me out tonight
where there's music and there's people
who are young and alive
driving in your car
I never never want to go home
because I haven't got one
anymore
and if a double-decker bus
crashes into us
to die by your side
such a heavenly way to die
and if a ten-ton truck
kills the both of us
to die by your side
the pleasure and the privilege is mine
and in the darkened underpass
I thought Oh God, my chance has come at last
(but then a strange fear gripped me and I
just couldn't ask)
Oh, there is a light that never goes out
there is a light that never goes out

Então. A historinha contada na música pode ser interpretada da seguinte maneira:

duas pessoas, namorando, à noite, numa grande cidade, dentro de um carro, fantasiando sobre morrer em um desastre de carro, sentindo medo dentro de um túnel.

Sacou?

Das muitas "pistas" que estão no site de fãs do Morrissey, veja só mais essa:

Lançado oito anos depois que os Smiths se separaram, diz o site, o último álbum da banda de Manchester antes da morte de Diana foi a compilação chamada "Singles".

Para a capa, Morrissey escolheu a foto de uma atriz chamada Diana (Dors). Na foto, Diana, a atriz, enfiava a cara em uma espécie de cerca.

Que bruxo o Morrissey, não?

 

PREVISÕES DO ANDRÉ

Falando em bruxaria e previsões...

Com um 2001 destes começando tão agitado na área rock, esta coluna, de olho no futuro, continua mexendo com o místico, com o enigma.

E foi consultar as previsões para 2001 de acordo com o astrólogo e jornalista André Barcinski, diretor do site El Foco e um dos apresentadores do programa "Garagem", da Brasil 2000 FM, de SP.

Barcinski publicou seus presságios no www.elfoco.com, na última semana do ano. É de dar medo. Confira.

* As investigacões sobre desvio de verba no cinema nacional não vão dar em nada. Daí Guilherme Fontes vai lançar "Chatô" como RPG, já que o longa vai estar incompleto, e Norma Benguell vai arrecadar 5 milhões para fazer "O Guarani 2 - A Missão", com Eliana no papel de Ceci e Vinny como Peri.

* Todos os sete Titãs completarão discos-solo em 2001 que, somados, venderão 357 cópias. Daí a banda vai se reunir para uma turnê de "volta" que correrá o Brasil, com patrocínio de alguma fábrica de absorventes femininos.

* A Conspiração Filmes vai fazer algum documentário sobre algum dos seguintes artistas: Gilberto Gil, Caetano Veloso, Marisa Monte ou Chico Buarque.

* Depois de descobrir, em pleno ano 2000, que o rap é legal, Caetano Veloso, sempre antenado com as novidades, vai abraçar a música eletrônica em 2001 e lançar um disco de axé'n'bass. O carro-chefe do disco, "MC Tieta", terá o refrão "Eta eta eta, o Moby é porreta!"

* Antonio Nóbrega vai fazer outro espetáculo insuportável vestido de palhaço.

* Ariano Suassuna vai escrever outras 87 colunas que começam com a palavra "Eu".

* Hermano Vianna vai capitanear o projeto "Músicas do Fim do Mundo e que Ninguem Quer Ouvir", com seis CDs, um Cd-Rom, um livro e uma exposição itinerante de fotos que ninguém vai ouvir, ler, ver ou comprar. Mas não tem problema, ja que tudo será financiado com grana pública.

O FIM DA MELODY MAKER. E O FIM DA PICADA

No começo foi chegando e-mail atrás de e-mail, com a galera querendo o último número do histórico semanário "Melody Maker". Pensei: "Olha a moçada! Muitos a fim de concorrer a este item de colecionador, curtindo pacas essa bíblia do rock inglês e o escambau".

E mais e-mails foram chegando, chegando. Aí desconfiei.

Voltei à minha coluna e percebi que tinha escrito mal e porcamente a nota sobre a "Melody Maker"

Do jeito que saiu, parece que quem me escrevesse automaticamente iria receber a última edição.

Foi mal! Só tenho UM exemplar do ex-semanário para doar aos leitores. Não me processe, hein? Quem sabe um dia eu aprenda a escrever.

A propósito, o sorteado para fatura a edição histórica é

LIGIA GARÓFALO

ROCK IN RIO. OBAAAA!!!

Chegou a hora. Sábado tem REM, Foo Fighters e Beck. Domingo, Oasis, Papa Roach e Guns N’ Roses.

Este colunista será enviado pela Folha para "morar" desta quinta até o fim do festival. A coluna, semana que vem, passa a ser escrita de lá do Rio, direto da arena do rock, onde o bicho vai pegar até o dia 21.

Para os que não vão, saibam que a Multishow, canal pago, vai transmitir TODOS os shows do Palco Mundo. Se você não tiver Net nem DirecTV em casa, grude em um amigo, pague para o vizinho, mas não perca.

Especial para os leitores deste espaço, o roqueiro Dave Grohl, líder do bacanaço Foo Fighters, conta em entrevista como vai ser o show da banda no Rock in Rio.

Ouça o Dave.


UMA MÚSICA CHAMADA "LÚCIO RIBEIRO"

O leitor Carlos Gabbai, deixando a ironia escorrer pelo canto da boca, enviou a seguinte letra de uma música da boa banda punk californiana Lagwagon. Segundo Gabbai, que não deve ir muito com a cara do escriba desta coluna, a música poderia muito bem se chamar "Lúcio Ribeiro". Dá uma olhada. Para quem se enrolar no inglês, manda um e-mail solicitando ajuda que eu respondo traduzindo. A música se chama "Know It All", do álbum "Trashed", de 1994.

Look at the world in disbelief
you used to follow now you lead
college has enlightened you
and you are proud to be different
and like different bands ­ different types
you ain’t nobody’s fool
it’s like certain bands remind you
of someone you hated ’cause they didn’t wear
the right clothing and there’s only one true fashion
a lot of the bands on the college charts

are great bands until they get signed.
then you hate them it’s such bullshit ­
you used to love them you hypocrite
know it all - did you really listen to that song?
could you ever write what you call wrong
I remember you and I
listening to bands that we liked
only the songs mattered to you
but now you’re a d.j. and preaching that hype
‘corporate rock sucks‘ ‘you know, college radio enlightens you‘
it’s supposed to serve as a means to expose new bands
without prejudice, but it makes no sense
safe harbor for the underground
’til the alternative becomes the popular sound
the bands are good ’til they make enough cash
to eat food and get a pad
then they’re sold out and their music is cliché
because talent’s exclusive to bands without pay
know it all - did you really listen to that song?
could you ever write what you call wrong

ALGUÉM ME EXPLICA?

* Por que o DJ americano Moby está com show marcado para a Argentina e nem vai dar as caras aqui no Brasil?

* Rola um boato que o herói underground Jon Spencer, da Blues Explosion, está de namorada nova: Christina Aguilera. Alguém sabe se é verdade? O cara era casado com a monumental Christina Martinez, do Boss Hog. E agora está com a Aguilera? Se ainda fosse a Britney Spears...

ÓDIO

A Inglaterra é um país com mania de fazer pesquisas legais. A última, da semana passada, faz um levantamento dos seres humanos mais queridos e o mais odiado atualmente pelos britânicos, seja na cultura, na política, na economia, no esporte. Entre os mais odiados pelos súditos da rainha está o excêntrico vocalista da banda inglesa Oasis, Liam Gallagher. O cara é mais odiado até que presidente iraquiano Saddam Hussein. O casca grossa só perde para Adolf Hitler e para o ex-líder sérvio Slobodan Milosevic.

DIRETO DE LONDRES

O amigo Thiago Ney, esbaforido, ligou para este colunista e botou o telefone direto em uma rádio inglesa. "Ouve isso", disse ele.

Estava tocando a novíssima "Shining Light", da banda punk pop irlandesa Ash.

A nova do Ash não pára de tocar em Londres e já aparece nos clubes indies lotando a pista.

"Shining Light" está no Napster. Larga tudo e vai lá baixar. O som é uma beleza.

FALA AÍ

Dois convidados especiais desta seção dizem quais são os shows que não perderão no Rock in Rio 3.

Veja quem são:

Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura (à esquerda):

"Deste Rock in Rio, o que eu quero ver, disparado, é o Deftones! Mas também curto bastante o Foo Fighters porque o show deles é muito legal."

Nasi, vocalista do Ira!:

"O show que eu mais estou esperando é o do R.E.M., porque faz tempo que eu quero vê-los... Mas também quero muito assistir ao Foo Fighters. O show do Beck também deve ser legal. A atual fase dele é chata. Mas eu curto bastante o CD 'Odelay'."

PROMOÇÃO BANDA DA MINHA VIDA

Está demais a promoção da semana, que pede para o e-leitor entregar qual foi o grupo que em algum momento mudou sua vida. Pegou tão bem (quase 300 e-mails) que vai continuar durante a semana que vem.

Junto com a banda citada no e-mail, vieram histórias ótimas de como os grupos transformaram o cotidiano dessa gente consumidora de boa música.

Tenho para dar de prêmio nesta semana mais uma cópia do fantástico "Rated R", do Queens of the Stone Age, um CD "There Is Nothing Left to Lose", do ótimo Foo Fighters, e uma cópia dupla de "Familiar to Millions", o discaço ao vivo do Oasis.

Só dá Rock in Rio dos bons nesta premiação.

Quem já enviou pode mandar e-mail de novo, citando uma outra banda importante de sua vida.

Capricha na história. As legais serão publicadas.

VENCEDORES DO QUEENS OF THE STONE AGE

E os sortudos que pegaram fácil o melhor álbum de rock do ano passado na opinião de meio mundo foram:

Clarice Laura Garcia
Rio Claro, SP

Marcelo Soares da Mata
Feira de Santana, BA

Lourdes Dietrich
Santa Catarina

E por hoje é só. Até depois da primeira etapa do Rock in Rio.

Leia colunas anteriores
03/01/2001 - 2001 é show
20/12/2000 - 2000, o ano em que...
13/12/2000 - John Lennon ou Caetano Veloso?
06/12/2000 - O Noel e o (Papai) Noel
29/11/2000 - Exclusivo! U2 faz um rap para a coluna


| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.