NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Magaly Prado
mprado@folhasp.com.br
  26 de agosto
  O rádio é o veiculo que permite o pega pra capar dos políticos
 

O discurso proferido na rede obrigatória de transmissão da propaganda eleitoral no rádio é uma palhaçada. Um leitor acabou por me espinafrar quando reclamei semana passada da imposição de ouvir políticos metendo o pau um no outro. Afinal, democracia, pra mim, se dá no nível das idéias. E não é o que estamos ouvindo. Não ouço planos de governo, propostas claras para tornar as cidades melhores. Gastam os poucos minutos que cada um tem para desfiar picuinhas. E, sinceramente, se isso é o que consideram democracia, dá para entender porque estamos nessa lama.

Andei checando se as rádios na Internet aproveitam para utilizar aquele tempo desperdiçado com algo mais útil, como informação ou música, mas ao que parece, existem problemas técnicos que não permitem a substituição. E dá-lhe, horário político, também na versão Internet das rádios convencionais!


Primeira semana da Rádio UOL
Quem não quiser pagar esse mico, pode sintonizar as chamadas web radios. Em caráter experimental, acaba de surgir a Rádio UOL. Nos moldes daquelas "rádios" que oferecem listas de músicas para que você programe uma "estação pessoal", a Rádio UOL traz mais de 50 mil músicas distribuídas em 75 canais diferentes e cerca de 32 personalidades musicais, algumas de gosto duvidoso, porém de forte alcance popular.

O melhor é escolher o estilo, o artista e o disco, assim, você não cai no erro de clicar só o gênero, por exemplo, e se deparar com algo que não quer ouvir. Fiz uma experiência: cliquei em hits internacionais e entrou o Hanson.

O mais legal é escolher o canal e ficar esperando a surpresa. Acessei o canal mix-rock e ouvi Johnny Rivers. com a balada mais famosa dele, nos anos 60, "Do you wanna dance". Experimentei rock 1 e caí no MC Five, demais. Led Zeppelin, o quarto, com o megahit (não preciso nem dizer o nome, né?) encabeça o canal Rock Clássico, e por aí vai.

Então tá, então: coloquei o "Abbey Road" e me deliciei com os Beatles. Poder selecionar apenas as músicas que se quer ouvir de cada CD, sem ter a necessidade de ficar pulando de faixa, é bacana.


Jovem Pan perde espaço no dial carioca
A rede Jovem Pan não renovou contrato com a afiliada no Rio, 94,9 FM. Há cerca de um mês, a rádio de Alexandre Torres, passou a ser Jovem Rio, com a mesma filosofia, porém dando mais atenção à programação local. Conversei com o Cacá, coordenador artístico, e ele reforçou que agora a rádio está "mais Rio".

A saída da rede Jovem Pan do Rio está atrelada à falta de interesse em continuar a parceria. Marcelo Carvalho, diretor da Rede SAT, divulgou que está à procura de outro afiliado. "Não tivemos tempo de colocar a Pan em outro dial, mas estamos tentando retornar ao Rio o mais breve possível."


Gostinho da maldita Fluminense FM no Ronca Ronca
Quem se lembra da maldita rádio Fluminense, do Rio?
Foi pioneira na segmentação radiofônica por gênero musical, apostando no rock. Um sucesso entre os aficionados. Pena que eles não garantiram o retorno publicitário suficiente para que ela continuasse no ar.

Tudo bem, quem quiser ter o gostinho da lembrança do começo dos anos 80, é só sintonizar o programa Ronca Ronca, com apresentação e produção de Maurício Valladares, um dos sócios fundadores da extinta Fluminense FM, às quartas, às 22h, na Rádio Imprensa FM, 102,1, do Rio.


Hip Hop na fita
No site do selo Kaskatas Records você descobre que existe um programa dedicado ao hip hop: "O som é da Kaskata’s". Dizem que o programa é a cara de São Paulo, das 17h às 20h, na 105 FM. Confiram e me contem.


PROMOÇÃO
Esta semana, a promoção tem duas faces antagônicas. Uma é extremamente baba. Basta responder à pergunta com sua modesta opinião, e os cinco primeiros ganham o CD do Dread Full. A outra já complica, você deve acertar pelo menos três das questões do quiz para receber o CD do Xis.

Vencedores da promoção indie
Manuel Santana, Ricardo Argenta, Louise Federman, Sálvio Lemos e Márcia Sauchella.


Sony Music Radio vai colocar no ar a "Rádio do Rei"
só com canções do Roberto

A Sony Music Radio entrará no ar no próximo dia 31 e poderá ser acessada pelo site da Sony. Terá oito canais com músicas dos seus segmentos: popular, pop-rock nacional, pop-rock internacional, romântico, jazz e clássico, dance-eletrônico, mpb e uma exclusiva com músicas do Roberto Carlos, que será a "Rádio do Rei".

Verter Brunner me contou que eles já têm mais de 400 músicas digitalizadas, e até o lançamento provavelmente já passarão de 500, o que propiciará ciclos de aproximadamente mais de 4 horas de músicas sem repetição, rodando 24 horas por dia.

Participação de artistas apresentando suas músicas e chamando para promoções exclusivas.

O único porém é que as músicas executadas serão somente do catálogo da Sony Music. O que restringe legal a opção musical do internauta.

Segundo Verter, "esse é o primeiro passo para que, proximamente - provavelmente em 2001 -, a Sony Music brasileira passe a vender músicas por download".


Suíte do noticiário sobre o acidente com o Kursk, direto da Rússia
Agora elocubram que a tragédia que abateu os submarinistas foi atentado. Não admitem que, simplesmente, os acidentes acontecem e que, neste caso específico, tratava-se de uma atividade de alto risco. Bom, enfim. Mas, aqueles que possuem rádio com sintonia em ondas curtas, podem ouvir diariamente, das 20h às 21h, a emissora Voz da Rússia, em português, ainda com as notícias sobre o acidente com o submarino russo.

*

Boca no trombone
Telefones das rádios de alguns Estados, para quem quiser reclamar da programação. Ligue e proteste. Só assim poderemos mudar a pasmaceira em que se encontra o dial. Já estão disponíveis os números das emissoras de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. E semana que vem tem mais.

Dial

Confira aqui o dial das emissoras (AM e FM) da Grande São Paulo.



Confira aqui o regulamento das promoções.

Leia colunas anteriores

19/08/2000 - No horário político, vamos trocar para a rádio na Internet?
12/08/2000 - Skate music e rap nas ondas do rádio
05/08/2000 - Rádio incita à bebedeira
29/07/2000 - Nem só de brega vive o rádio

22/07/2000 - Web radio? Patavina!



| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.