NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Magaly Prado
mprado@folhasp.com.br
  23 de setembro
  Que tal espinafrar o Juarez Soares?
 

Internautas-leitores-ouvintes se manifestaram sobre a coluna passada, que dizia respeito ao fato de as rádios K e Nova-FM serem as únicas representantes do rádio brasileiro a transmitirem ao vivo as partidas da seleção brasileira olímpica de futebol. (Já vou falar sobre o comentarista esportivo do título).

Acham benéfico a atitude dessas rádios de narrar o jogo de dentro do estádio e coisa e tal. Alardeiam que já virou rotina a transmissão de eventos esportivos com os profissionais trancafiados no estúdio.



Assistir à TV sem som, ao lado do rádio ligado

Leia aqui desabafo do leitor


Piadinhas sem graça


Só que no jogo do último dia 20/9, o comentarista Juarez Soares, da Rádio K, mostrou um total desrespeito para com o time japonês, chegando a falar que no time do Japão "tinha um tal de Fujiro na Kombi", ou, em determinado momento, que no meio de campo do Japão não existia diferenciação pois "japonês é tudo igual mesmo". Não é porque o Brasil ganhou de 1 a 0, que o comentarista pode sair metendo o pau nos japoneses. Aliás, todo comentarista é meio...deixa pra lá.

Não se fazem mais comentaristas esportivos como antes, nem narradores, quando existia maior profissionalismo, sem demonstração de preferências e afetação de torcedor.


Narração no tempo mais-que-perfeito

Não precisa exagerar, mas existia um comentarista folclórico no rádio brasileiro: Oduvaldo Cozzi. Dizem os antigos que ele narrava os jogos no pretérito mais-que- perfeito, e ficava algo mais ou menos assim: "Já chegara o jogo aos 23 minutos quando vossa senhoria o interrompera...". Um show!

O escritor José Lino Grunewald, morto recentemente, já dizia que Oduvaldo era "um dos maiores de sua profissão".


Mas voltando ao corinthiano roxo...

Leia o quão chato de galocha é o comentarista na visão do leitor


Cartão verde perde audiência

Leia também o que dizem da participação dele no programa de TV


No Rio impera a pasmaceira

Já outro leitor, leia, acha que o ouvinte deve pressionar e blablablá

****

KLB continua no topo

E os meninos do KLB continuam desbancando todos nas paradas radiofônicas com "A dor desse amor", seguidos, obviamente, pela Marisa Monte, com "Amor I love you", e, apesar dos problemas de Alexandre Pires com a polícia, o Só Pra Contrariar, com "Você virou saudade". Depois disso ainda vem Leonardo, com "Quero colo", e o tal do Belo, ex-Soweto, com "Tua boca". Só pra dizer que a Ivete Sangalo caiu dos primeiros lugares para um redondo sexto. Chega, né?

Nem tudo é brega, tem rockinho também

É, mas estou falando de paradas brasileiras. Nem toda rádio toca só isso, viu? Quer um exemplo? A rádio Colonial FM, de Congonhas (MG), tem uma parada bem segmentada: "Music", Madonna; "Tele-Fome", Jota Quest; "Periga eu te conquistar", Hannah Lima; "Lucky", Britney Spears, mais Bom Jovi, Red Hot Chili Peppers, Skank, Oasis e por aí vai.

****

PROMOÇÃO

E a promoção desta semana vai para o grupo norte-americano do Guide by Voices e dois de seus CDs lançados por aqui pela Trama. Leia a crítica aqui.
Quem quiser ganhar os dois CDs de rock indie intitulados "Mag Earwhig!" e "Alien Lanes", tente responder ao quiz. Os três primeiros serão os sortudos. Rápido, mande seu e-mail.

*

Boca no trombone
Telefones das rádios de alguns Estados, para quem quiser reclamar da programação. Ligue e proteste. Só assim poderemos mudar a pasmaceira em que se encontra o dial. Já estão disponíveis os números das emissoras de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. E semana que vem tem mais.

Dial

Confira aqui o dial das emissoras (AM e FM) da Grande São Paulo.

Leia colunas anteriores
16/09/2000 - Só Rádio K e Nova FM transmitem a Olimpíada
09/09/2000 - Trio brega tira moçoilas das paradas
02/09/2000 -
Saiba como fugir da propaganda política
26/08/2000 - O rádio é o veiculo que permite o pega pra capar dos políticos
19/08/2000 - No horário político, vamos trocar para a rádio na Internet?

| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.