NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Magaly Prado
mprado@folhasp.com.br
  2 de setembro
  Saiba como fugir da propaganda política
 

Bem que o Vaguinaldo havia me alertado: nem todas as rádios transmitem a propaganda eleitoral no mesmo horário. Na rádio Mix, pela manhã, começa às 7h26 e dura cerca de quatro minutos. Então, quem não quiser ouvir o nhenhenhém dos políticos, dá para girar o dial e ouvir baladas dos anos 80, 70, no programa "Baú da Mix".

Ainda teimei com ele: o horário político obrigatório é fixo para todo o Brasil, segundo apurei com o corregedoria regional eleitoral, salvo possíveis acordos com partidos e emissoras. Achei esses acordos pouco prováveis. Ledo engano.

Marcos Vica, o coordenador artístico da Mix foi taxativo: "colocamos no ar o que chega. Nem sempre recebemos o material". A rádio Mix, por ter registro em Diadema, tem menos candidatos, tempo menor? Nada a ver.

A Nativa FM também é de Diadema. Será que ela passa os 30 longos minutos cravados de lengalenga ou felizmente apenas os quatro minutinhos?

Tentei falar com alguém da Nativa, mas esbarrei a tarde inteira com as secretárias, assessoras, telefonistas que não passavam minha ligação enquanto eu não adiantasse o assunto.


Juke Box o programa mais rock’n’rollzão da 89
E, por falar em clássicos do rock e do pop, o melhor programa dos últimos tempos é o Juke Box, da 89 FM, de São Paulo, ops, de Osasco. Canções deliciosas para se ouvir logo cedo (antes da 7h da madrugada). Todo dia toca algum hit de Aretha Franklin: ma-ra-vi-lho-sa. Aplausos para Ricardo e Cadú. Continuem assim, por favor. Se alguém pedir pra vocês descambarem, gritem!


Necas de mudar a 89 na Internet
Pastor, o coordenador artístico interino, comentou comigo que, para a versão da 89 na Internet não transmitir o horário eleitoral, seria necessário um ajuste técnico de alto custo, beirando os R$ 100 mil, e ainda assim, apesar de a lei não regulamentar, por conta da similaridade, poderiam alegar pirataria. Então, tá.

***

Poesia Sonora do Philadelpho Menezes
O Phila, como eu costumava chamá-lo, trabalhou comigo na Radioatividade _equipe que produziu séries na USP FM de 84 a 94 . Por uma fatalidade, ele morreu faz pouco tempo (em julho) num acidente de carro. Tivemos contato apenas nos primeiros anos, época em que levávamos ao ar, a série "Anos 60, a década explosiva". O Phila editava os programas de música erudita contemporânea e os especiais de literatura e de política. Apesar de ser um período em que ele começava a carreira, ele já se destacava dos demais. Eu tinha medo de perdê-lo. E, "in off", eu procurava poupá-lo.

Passava tarefas que eu achava que pudessem lhe agradar. Mas durou pouco: logo, logo, ele passou a se dedicar a sua sina: a poesia, especialmente a poesia sonora e a visual.


Homenagem ao professor e poeta Phila
A Cultura FM retransmite a série "Poesia Sonora", com quatro programas, mostrando o percurso dessa expressão poética de vanguarda durante o século 20.

Toda terça, às 22h com reprise aos sábados, às 20h. O jornalista e também poeta Franklin Valverde ressalta a louvável atitude da rádio "em um país onde a memória não dura mais do que cinco minutos".

***

É chique, sangue bom...
O programa "O som é da Kaskatas" recebeu elogios diversos. Meus leitores recomendam. Então, sintonizem a 105 FM todo sábado das 17h às 20h e aumentem o volume.

***

E dá-lhe promoção

Indie
Esta semana insistimos com a indie music e soltamos novo quiz. para quem tiver interesse em ganhar o CD da banda argentina Fun People. (CDs gentilmente cedidos pelo selo Highlight).


Música eletrônica
O segundo quiz é para quem curte música eletrônica. Loop B lança "de onde.*", seu mais recente CD. Conhecido como o intrigante músico industrial, Lourenço Prado (não é meu parente, tá?) sempre chamou atenção por utilizar materiais inusitados e sucatas como instrumentos (tanque de gasolina, máquina de lavar, painel de carro etc) de forma criativa. (CDs gentilmente cedidos pelo próprio artista). Ouça a música "Hai kai arrastado".


Vencedores da semana passada
XIS
Marcelo Rebello, M4C, Márcio, Guilherme Thadeu, Luigi Caminati, Marcelo Salles, Alberto Cerqueira, Biba Hip Hop, Luiz Guilherme Baida e Jorge dos Anjos
DREAD FULL
Marcela, Luiz Roberto Amaral Henriques, Marcello Salles, Fba-df, Otavio Cooki Suinaga

*

Boca no trombone
Telefones das rádios de alguns Estados, para quem quiser reclamar da programação. Ligue e proteste. Só assim poderemos mudar a pasmaceira em que se encontra o dial. Já estão disponíveis os números das emissoras de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. E semana que vem tem mais.

Dial

Confira aqui o dial das emissoras (AM e FM) da Grande São Paulo.



Confira aqui o regulamento das promoções.

Leia colunas anteriores

26/08/2000 - O rádio é o veiculo que permite o pega pra capar dos políticos
19/08/2000 - No horário político, vamos trocar para a rádio na Internet?

12/08/2000 - Skate music e rap nas ondas do rádio
05/08/2000 - Rádio incita à bebedeira
29/07/2000 - Nem só de brega vive o rádio




| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.