NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Clóvis Rossi
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Nelson de Sá
Vaguinaldo Marinheiro

Magaly Prado
mprado@folhasp.com.br
  23 de dezembro
  Nova Jovem Pan Rio volta dia 28
  Em agosto passado, a rede Jovem Pan saiu do dial carioca. No seu lugar, uma ex-afiliada ocupou a frequência e se intitulou Jovem Rio. A partir do dia 28 de dezembro, a Jovem Pan volta em nova frequência, nos 102,1 mhz, no lugar da Rádio Imprensa FM, que sai do ar. Tudo indica que é a primeira parceria do apresentador Luciano Huck e Marlene Mattos, empresária da Xuxa. O outro sócio é Luís Calainho, ex-vice-presidente da Sony Music e atualmente CEO do portal Vírgula, com estréia marcada para o começo do ano. O portal terá gravadora virtual, revistas etc e apostará forte na interatividade.

A rádio Jovem Pan-Rio de Janeiro só ganha programação local (apesar de construída por São Paulo) dia 7 de janeiro. Enquanto isso, retransmite a programação da rede (diferente do que toca em São Paulo) calcada em pop rock. A idéia é transformar a Jovem Pan "na grande moda no Rio", segundo Calainho. Ele acredita que em poucos meses a rádio volta a liderar o segmento jovem como acontecia antes de sair do ar. No geral, tirando as evangélicas, a emissora, direcionada ao consumidor jovem, alcançava o 5º ou 6º lugar, só atrás mesmo das estações populares.

Luciano Huck, por enquanto, só comanda o programa "Torpedo" em rede nacional. Sua participação na Jovem Pan - Rio de Janeiro é empresarial.

***

"Manual do radialista que cobre educação"

Merece destaque um manual dirigido aos profissionais das emissoras de rádio que serve para esclarecer os ouvintes sobre os direitos da criança em ter um ensino de boa qualidade. O objetivo do projeto é mobilizar comunicadores no intuito de informar mais sobre a situação da educação nos municípios e estimular a participação da comunidade na vida escolar e na fiscalização dos recursos para o ensino público.

O projeto do Ministério da Educação, em parceria com entidades do terceiro setor, tem a intenção de consolidar a "Rede de Comunicadores pela Educação" nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Clique aqui para conhecer os projetos que envolvem parceria com ONGs e recursos do Fundescola (www.fundescola.org.br) (Fundo de Fortalecimento da Escola). Saiba como os radialistas são treinados para atuar.

*

A Viúva Alegre no rádio

A Rádio Cultura FM, de São Paulo, dá continuidade à programação do Texaco Metropolitan Opera, hoje às 16h, com "The Merry Widow (Lehár)". A regência é de Asher Fisch e no elenco: Frederica von Stade (Hanna Glawari), Jennifer Welch-Babidge (Valencienne), Hakan Hagegard (Danilo), Paul Groves (Camille), John Del Carlo (Baron Zeta).

Depois de muitos acontecimentos cômicos, a próspera viúva Hanna Glawari e o Conde Danilo Danilovich se apaixonam, assegurando a saúde financeira do minúsculo país de Pontevedro.

Leia aqui a matéria de João Batista Natali sobre a retransmissão das matinês de inverno do Metropolitan Opera House pela Rádio Cultura.

*

89 FM faz seleção de CDs para presentear no Natal

A emissora selecionou o que considera os melhores CDs de rock a preços convidativos. O internauta pode visualizar a seleção. Basta entrar no site da Americanas.com (www.americanas.com.br) e acessar o link da 89 FM para checar os CDs nacionais e importados do "melhor" do rock em promoção. Quer um exemplo? "There Is Nothing Left To" , do Foo Fighters sai por R$ 14.90 (só via Internet).

Algumas das promoções de CDs de rock são divulgadas diariamente na 89 FM.

***

NOVIDADES

Dá-lhe Axé Aguentem ! Mais uma baba da bunda music vai assolar as estações populares do dial. "Tapa Aqui, Descobre Ali", d’As Meninas, vai torrar a paciência em breve.

Humor bobo

Já a Virgin solta o CD do pessoal do "Café com Bobagem". Espero receber para comentar.

Quem se lembra de Mae East?

Em compensação estão desencavando os anos 80. Relançam o "Tabapora", de May East pelo selo /Wop Bop/Gorilla Groove/RDS. Aquela loirinha que cantava o que hoje eles rotulam de "world music". Será que ela vai tocar no rádio?

***

BESTEIROL

Pérolas radiofônicas Ouça aqui mais um besteirol do rádio.

A narração de um pênalti.

Quem tiver outros besteiróis de rádio pode mandar para o e-mail: magalyprado@uol.com.br

PARADAS

Repare! Entre as 10 mais pedidas e tocadas nas emissoras de ponta, nos últimos dias, apenas uma delas é MPB: a sexta colocada "Devolva-me", hit da Jovem Guarda regravado por Adriana Calcanhoto. As demais são bregas, ou sertanejas ou babas.

1. "A Lenda" - Sandy & Junior
2. "Ela não está aqui" - KLB
3. "Quando o coração se apaixona" - Daniel
4. "Antes de voltar pra casa" - Zezé Di Camargo & Luciano
5. "Save me" - Hanson
6. "Perdi você" - Twister
7. "Love by Grace" - Lara Fabian
8. "Devolva-me" - Adriana Calcanhoto
9. "O amor não deixa" - Wanessa Camargo
10. "Uma bomba" - Braga Boys

***

HORA E VEZ DOS E-LEITORES

Quem é o culpado?

Leitor Valdir responde ao e-mail de César Grafietti, sobre o Tatola, ex-Brasil 2000, e divaga sobre a atual situação das rádios rock. Leia aqui.

AM Cover

Alexandre, de Salvador, concorda com Grafietti no que diz respeito aoTatola, e as rádios rock, mas discorda quanto ao esporte em FM. Leia aqui.

Viúvos da Kiss FM

A saudosa Kiss FM provoca alvoroço entre os ouvintes aficionados em rock’n’roll. Leia aqui.

Agonia

Leitor Flávio acha um verdadeiro sacrifício esperar até o começo do ano que vem para voltar a ouvir a Kiss FM. Leia aqui seu lamento.

Leia mais toda sexta-feira, na coluna de rádio do caderno Ilustrada da Folha de S.Paulo. Leia aqui a mais recente. Eu falo sobre transmissão de shows ao vivo.

Boca no trombone
Telefones das rádios de alguns Estados, para quem quiser reclamar da programação. Ligue e proteste. Só assim poderemos mudar a pasmaceira em que se encontra o dial. Já estão disponíveis os números das emissoras de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul , Mato Grosso do Sul,Teresina e Vitória. E semana que vem tem mais.

Dial

Confira aqui o dial das emissoras (AM e FM) da Grande São Paulo.

Leia colunas anteriores
16/12/2000 - Kiss FM reestréia só dia 1º de janeiro
09/12/2000 - Reviravolta no mercado de radiodifusão
02/12/2000 - Esporte no dial está em alta

25/11/2000 - Band FM leva bandas baianas ao sambódromo



| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.