Gregorio Duvivier lança primeiro livro para crianças e conta história de João Pestana

Figura que ajuda crianças a dormir, também conhecida como Sandmann, vira 'gigante miúdo' em texto com rimas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

João Pestana afunda no umbigo de uma criança, em livro de Gregorio Duvivier com ilustrações de Laurent Cardon Divulgação

São Paulo

Cada família tem seu segredo mágico para ajudar as crianças a dormir. Tem, por exemplo, quem faça um cafuné no capricho, outros cantam canções bem baixinho, e muitos gostam de ler livros à meia-luz. Mas, independentemente do método escolhido, parece que pegar no sono só depende mesmo de uma pessoa: o João Pestana.

Ele até tem outros nomes em outros países —tipo Sandmann, na mitologia nórdica, ou Pedro Chosco, na mitologia galega—, mas, aqui no Brasil e em Portugal, de onde vêm muitas das coisas da nossa cultura, ele foi batizado com esse sobrenome, que faz referência aos nossos cílios que se fecham na hora de dormir.

Ilustração de Laurent Cardon para o livro 'João Pestana', de Gregorio Duvivier - Divulgação

Dizem os adultos que é ele quem de fato tem o poder de adormecer todo mundo. E, para contar às crianças a história dessa figura, o escritor e humorista Gregorio Duvivier fez o livro "João Pestana" (Companhia das Letrinhas, 32 páginas, R$ 49,90), que chega nesta semana às livrarias.

Você diz no livro que João Pestana é um gigante miúdo. Como é que pode existir isso? Você só pode estar inventando.

Tem gigantes de todos os tamanhos! A gente acha que eles são grandes porque alguns ficaram famosos, como o ciclope, que era um gigante gigantesco. Mas tem gigantes minúsculos, e também tem gigantes que são do tamanho de uma criança. Você mesmo, que está lendo, pode ser um gigante e não sabe.

Como você acha que o João Pestana consegue andar pela gente sem a gente acordar por causa disso?

O João Pestana é treinado em caminhada silenciosa. Usa sapatos de seda e respira sem fazer barulho. São muitos milênios de prática. Ele já botava sua avó para dormir quando ela era criança, e a avó dela, e a avó da avó da sua avó.

Ele é tipo um Papai Noel, só que o Papai Noel trabalha só uma vez por ano, o sortudo. João Pestana trabalha toda noite. Inclusive no Natal.

'João Pestana' conta a história da figura que ajuda crianças a dormir - Divulgação

Ele descansa em algum momento? Porque são bilhões de crianças, você diz isso lá no texto, então ele deve ficar bem cansado e ocupado.

Ele não fica exausto porque passa o dia todo dormindo. Enquanto tem gente acordada, ele está dormindo profundamente. E quem é que coloca ele para dormir? Taí uma pergunta que eu não sei responder.

Você escreveu esse livro para fazer suas filhas dormirem? Fale a verdade.

Sim! Mas não conta para ninguém. Minha filha nunca chegou ao final dessa história. Sempre dorme primeiro.

No fim do livro está escrito que você não gostava de dormir quando era pequeno. Como e quando você fez as pazes com o João Pestana?

Passei a gostar de dormir quando eu passei a gostar de sonhar. E, para gostar de sonhar, eu entendi que no sonho tudo era possível, e eu podia encontrar quem eu quisesse, até pessoas que já tinham morrido, ou que ainda estavam para nascer.

E se você pensar muito em alguma coisa antes de dormir, pode ter certeza de que ela vai aparecer para você no seu sonho.

DEIXA QUE EU LEIO SOZINHO

Ofereça este texto para uma criança praticar a leitura autônoma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.