Descrição de chapéu Cinema

Lady Gaga, Adele, Laís Bodanzky e Barretão são convidados para a Academia do Oscar

Lista com os 842 nomes, metade deles femininos, foi divulgada nesta segunda (1º)

Caio Coletti
São Paulo | UOL

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta segunda (1º) os profissionais da indústria convidados a fazer parte da lista de membros da organização. Em 2019, a Academia que concede o Oscar convidou 842 novos membros, entre atores, diretores, roteiristas e profissionais de outras áreas.

Um dos destaques da lista é Lady Gaga, que solidificou sua carreira de atriz no ano passado com "Nasce Uma Estrela", que lhe rendeu indicação ao Oscar. Já Adele foi chamada para fazer parte do braço musical da Academia —a britânica venceu uma estatueta do Oscar por "Skyfall", música de "007". As duas são acompanhadas ainda por Annie Lennox e Mark Ronson, também conhecidos por suas carreiras musicais.

0
A diretora Laís Bodanzky, convidada para integrar a Academia - Gabriel Cabral/Folhapress

Entre o contingente de diretores, destaque para a brasileira Laís Bodanzky, presidente da Spcine e diretora de filmes como "Bicho de Sete Cabeças" e "As Melhores Coisas do Mundo". Ela é acompanhada por nomes como Jonathan M. Chu ("Podres de Rico"s), Will Gluck ("A Grande Mentira"), Jennifer Kent ("O Babadook") e a dupla Phil Lord e Chris Miller ("Uma Aventura Lego").

Outros dois brasileiros convidados para a Academia em 2019 foram Lucy e Luiz Carlos Barreto, o Barretão, casal que está por trás de sucessos do cinema nacional, como "Casa de Areia", "O Que é Isso Companheiro?", "O Quatrilho" e "Flores Raras".

Também na lista está o ator Héctor Bonilla, conhecido por aqui por participar do episódio "Um Astro Cai na Vila", da série Chaves, interpretando a si mesmo.

Jovens talentos de Hollywood, como Claire Foy ("The Crown", "O Primeiro Homem") e Tom Holland ("Homem-Aranha: Longe de Casa"), também foram convidados. A lista ainda inclui três atores do elenco de "Pantera Negra": Sterling K. Brown, Winston Duke e Letitia Wright.

Eles são acompanhados, entre os intérpretes, por nomes como Adewale Akinnuoye- Agbaje ("Esquadrão Suicida", "Lost"), Jamie Bell ("Rocketman"), Gemma Chan ("Podres de Ricos"), Marina de Tavira ("Roma"), Stephen Dillane ("Game of Thrones"), Lennie James ("The Walking Dead"), Barry Keoghan ("Chernobyl", "Dunkirk"), Damian Lewis ("Homeland", "Billions"), Elisabeth Moss ("The Handmaid's Tale"), Archie Panjabi ("The Good Wife"), Will Poulter ("Black Mirror: Bandersnatch"), Andrea Riseborough ("Birdman") e Alexander Skarsgard ("Big Little Lies").

As mulheres representam exatamente 50% dos convidados a fazer parte da Academia em 2019. Caso todas aceitem o convite, o contingente feminino formará 32% da totalidade de membros da instituição. Na composição, 29% dos convidados são não caucasianos, o que ampliaria a diversidade racial da Academia para 16%.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.