Descrição de chapéu Maratona Televisão

Na onda de A Mulher da Casa Abandonada, veja filmes e séries com crimes reais

Leia edição da newsletter Maratonar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo.

O subgênero "true crime" não deve sair de moda tão cedo e ganhou um reforço de peso com o bem-sucedido A Mulher da Casa Abandonada, podcast da Folha apresentado por Chico Felitti.

No vasto universo do streaming, os "true crime" fazem sucesso há algum tempo, seja com séries documentais, como "Making a Murderer", com produções de ficção, como "The Thing About Pam" (originalmente um podcast), ou a casos famosos, como o de O.J. Simpson.

Em comum, todos abordam não só o crime, mas o processo de investigação e suas possíveis falhas.

American Crime Story

O produtor Ryan Murphy é um dos principais criadores da série que esmiúça crimes marcantes envolvendo celebridades. As duas primeiras temporadas se enquadram mais no gênero "true crime": a primeira, com os bastidores do julgamento do astro O.J. Simpson, acusado de matar a mulher; e a segunda, que se debruça sobre a história do assassino do estilista Gianni Versace. A terceira temporada trata do caso de Monica Lewinsky com Bill Clinton, que quase derrubou o presidente dos Estados Unidos.

Disponível no Star+ (dez episódios por temporada)

O Caso Evandro

O assassinato do garoto de seis anos no interior do Paraná parou o país nos anos 1990. A série documental recupera não só a história do crime, mas a igualmente chocante investigação, que inclui vingança política, falsas histórias de bruxaria, prisões ilegais e torturas. A minissérie parte do bem-sucedido podcast homônimo de Ivan Mizanzuk.

Disponível no Globoplay (nove episódios)

Pacto Brutal - O Assassinato de Daniella Perez (em breve)

No fim de 1992, o Brasil foi sacudido por outro crime que continua no imaginário popular, o assassinato de Daniella Perez, filha da autora de novelas Glória Perez. A jovem atriz foi morta pelo colega de elenco na novela "De Corpo e Alma" Guilherme de Pádua e sua mulher Paula. A série documental em cinco episódios promete revelar "novos fatos em depoimentos inéditos".

Na HBO Max, a partir de 21 de julho

Landscapers

David Thewlis e Olivia Colman formam um casal britânico simpático, sem dinheiro e sem perspectiva que mora em Paris. Quando ele telefona à madrasta para pedir ajuda financeira, resolve revelar também que havia enterrado os corpos dos sogros na casa em que vivia, na Inglaterra, o que acabou abrindo uma investigação. A minissérie é conduzida com toques de humor.

Disponível na HBO Max (quatro episódios)

O Desaparecimento de Madeleine McCain

Um mistério até hoje sem solução que ganhou espaço na imprensa mundial. Em 2007, a menina britânica Madeleine McCain, então com três anos, sumiu do quarto em que dormia, num resort no Algarve, em Portugal. Os pais estavam jantando em um restaurante a poucos metros do apartamento no qual a criança dormia. A série de 2019 reconstitui os dias pré e pós-crime, ouve autoridades e frequentadores do resort no período. Os pais de Madeleine não deram novos depoimentos à produção (aparecem em áudios recuperados), por medo de que a produção atrapalhasse a investigação ainda em curso.

Disponível na Netflix (oito episódios)

A Máfia dos Tigres

São tantos personagens curiosos que é quase difícil acreditar que se trata de uma série documental, mas é. O principal é Joe Exotic, que se intitulou "o rei dos tigres" por criar muitos felinos, entre outros animais, para seu zoológico. Joe entra em atrito com Carole Baskin, que se diz uma protetora dos animais. Teve crítico na Folha que gostou e teve crítico que odiou.
Disponível na Netflix (sete episódios na primeiro termporada e cinco na segunda)

Making a Murderer

Documentário marcante de "true crime" traz a história de Steven Avery, condenado ainda nos anos 1980 por um estupro que não cometeu. O longa mostra os erros do processo, revertido depois que um exame de DNA provou a inocência de Avery após 18 anos na prisão. No entanto, no fim da série, ele volta a ser preso acusado de matar outra mulher. A segunda temporada mostra a atenção que o caso recebeu devido ao próprio sucesso da série, quando uma importante advogada resolve assumir o caso e tenta reverter a nova acusação.

Disponível na Netflix (duas temporadas)

The Thing About Pam

Minissérie em seis episódios conta em tom de programa sensacionalista a história por trás do assassinato de Betsy Faria, em 2011. A princípio, o marido é considerado culpado pelo crime e chega a ser preso. Tempos depois, as investigações se voltam para a vizinha e amiga, a Pam do título (papel de Renée Zellweger). A série nasceu após o caso ser amplamente discutido em um podcast de sucesso nos EUA. Leia a crítica de Luciana Coelho.

Disponível no Star+ (seis episódios)

The Staircase

Este é um dos documentários mais relevantes do gênero "true crime" e se debruça sobre a investigação da morte de Kathleen Peterson, que aparentemente caiu da escada em sua casa. Seu marido, Michael Peterson, que ligou para a emergência, passa rapidamente à condição de principal suspeito. Mostrando toda a dificuldade de investigação, o diretor francês Jean-Xavier de Lestrade voltou a procurar Peterson em três épocas distintas. Assim, são sete episódios originais, lançados em 2004, mais dois episódios de 2013 e outros três, de 2018, empacotados como uma única minissérie.

Disponível na Netflix (13 episódios)


O que tem de novo

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Uma jovem que não consegue controlar seus poderes chega de um universo paralelo e recebe a ajuda do Dr. Estranho (Benedict Cumberbatch) para escapar de uma criatura. Sem experiência nos mistérios do multiverso, Estranho procura Wanda (Elizabeth Olsen), mas encontra um perigoso inimigo. A Disney+ usa espertamente elementos de suas séries exclusivas no meio dos filmes da Marvel. Aqui quem contribui para o entendimento da trama é "WandaVision" —mas não é preciso ter assistido. Direção de Sam Raimi, o mesmo da primeira trilogia do "Homem-Aranha".

Disponível na Disney+ (126 min.)

A Lista Terminal

Depois de quase toda a sua equipe ser morta em uma emboscada na Síria, o comandante dos Seals James Reece (Chris Pratt) volta para casa. Acometido por fortes dores de cabeça e confusão mental, ele sofre uma tentativa de assassinato que resvala em sua família. Começa, então, a fazer uma lista dos possíveis responsáveis pelos crimes, que ele acredita ter relações com a missão no Oriente Médio. A série lembra às vezes "Jack Reacher", mas esticado em oito longas horas. O primeiro episódio é dirigido por Antoine Fuqua, também um dos produtores.

Disponível no Prime Video (oito episódios)

Single Drunk Female

Logo na primeira cena, Samantha (Sofia Black-D'Elia) chega embriagada e atrasada a uma reunião na firma em Nova York, é demitida, culpa o patriarcado e agride involuntariamente o chefe. Assim, a protagonista de 28 anos se vê obrigada a voltar a morar com a mãe no subúrbio, frequentar os alcoólatras anônimos e reconhecer que tem uma doença. A série bem-humorada e fácil de maratonar (episódios de menos de meia hora) é recheada de personagens simpáticos e funciona melhor que "Mom", também com uma protagonista viciada. Oitentistas saudosistas vão se divertir com Ally Sheedy ("Clube dos Cinco" e "O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas") no papel da mãe.

Disponível no Star+ (dez episódios)

Spencer

Com o casamento em crise, Lady Di vai a uma propriedade afastada para encontrar a família real, incluindo seus filhos, nas festas de Natal. Os dias que se seguem são decisivos no futuro de Diana. De Pablo Larraín, o mesmo diretor de "Jackie", "Spencer" é minimalista e mais preocupado em mostrar os fantasmas da princesa de Gales do que com a reconstituição histórica. Kristen Stewart foi indicada ao Oscar.

Disponível no Prime Video (117 min.)

Dica de graça

A Escada

A série de ficção faz parte do material revelado no documentário "The Staircase". Nesta versão dramática, Colin Firth interpreta o marido acusado do crime e Toni Collette faz a mulher morta, que reaparece em vários flashbacks. O elenco ainda tem Sophie Turner ("Game of Thrones") e Parker Posey ("Perdidos no Espaço").

Disponível na HBO Max (oito episódios).

Anatomia de um Escândalo

A série não tem nenhuma relação com o governo de Boris Johnson, embora conte a história de um ministro britânico que se vê no meio de um escândalo sexual. O premiê do país, seu amigo desde a universidade, fica ao seu lado, mas o que era um caso fora do casamento evolui para uma acusação de estupro com ecos no passado do ministro e do premiê. O foco é o elenco feminino, com Sienna Miller (a mulher traída) e Michelle Dockery (a advogada de acusação).

Disponível na Netflix (seis episódios)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.