Descrição de chapéu Filmes

'Romeu e Julieta' e 'Lagoa Azul' têm nudez adolescente e poderão ser cancelados

Olivia Hussey e Leonard Whiting, menores de idade quando filmaram nus com Zeffirelli, estão processando a Paramount

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quando anunciaram sua intenção de processar a Paramount por causa de cenas de nudez gravadas para o clássico "Romeu e Julieta", meio século depois, Olivia Hussey e Leonard Whiting abriram um baú de polêmicas.

0
Olivia Hussey e Leonard Whiting em cena de "Romeu e Julieta", de Franco Zeffirelli - Divulgação

É normal que, hoje, na ressaca do MeToo e no auge de discussões sobre relacionamento tóxico, nós revisitemos filmes e séries do passado para problematizar a forma como sexo e nudez foram retratados?

No caso de Hussey e Whiting, o problema surgiu porque eles tinham apenas 16 e 17 anos, respectivamente, na época das gravações do longa de Franco Zeffirelli. Mas eles não estão sozinhos no vasto acervo de menores de idade filmados nus ou de forma sexualizada no cinema e na televisão.

Na galeria abaixo, reunimos filmes e séries que podem entrar na mira do cancelamento ou de novas ações judiciais por terem menores de idade em cenas de sexo e nudez.

Clássico da "Sessão da Tarde", "A Lagoa Azul" já suscitou debates parecidos no passado —mas nunca com repercussões jurídicas ou sob o risco do cancelamento. Nele, uma Brooke Shields de apenas 14 é hipersexualizada em cenas que destacam suas curvas e nas quais há pouco roupa para vestir —quando a personagem estava de fato pelada, o diretor usou uma dublê de corpo mais velha.

Lançado em 1980, o longa é de uma década na qual tudo parecia mais permissivo, inclusive na televisão brasileira, com suas Paquitas sexualizadas em programas infantis.

Hoje, o padrão é escalar atores maiores de idade para viverem gente mais nova em filmes e séries que tenham alta voltagem sexual, como "Elite", "Euphoria" e "Sex Education", todas com protagonistas colegiais que, na verdade, estão na faixa entre os 20 e 30 anos —o que não deixa de gerar debate, por colar a adolescentes a imagem de corpos supermusculosos e desenvolvidos.

Por ora, a cinefilia parece dividida quanto à ação de Hussey e Whiting, que nunca disseram publicamente se arrepender de terem feito o filme e que, segundo o filho de Zeffirelli, sempre foram gratos pela experiência e mantiveram uma relação com o cineasta.

Mas eles alegam que, na época, eram jovens demais para compreender as implicações daquilo e que foram confrontados com a ideia de que "Romeu e Julieta" seria um fracasso sem os seios dela ou as nádegas dele.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.