Descrição de chapéu grammy

Beyoncé se isola como a pessoa com mais prêmios da história do Grammy

Cantora venceu quatro categorias, chegou a 32 no total e passou Georg Solti como a mais premiada de todos os tempos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Beyoncé se tornou a artista mais premiada da história do Grammy na noite deste domingo (5). A cantora venceu duas categorias na cerimônia prévia, e outras duas já no evento principal, chegando a 32 gramofones e superando o maestro Georg Solti com o maior número de estatuetas da premiação em todos os tempos.

Beyoncé recebendo o prêmio de melhor álbum de dance/eletrônica, por 'Renaissance', no 65º Grammy, em Los Angeles
Beyoncé recebendo o prêmio de melhor álbum de dance/eletrônica, por 'Renaissance', no 65º Grammy, em Los Angeles - Mario Anzuoni/REUTERS

Ela levou os prêmios nas categorias melhor gravação dance/eletrônica, pela música "Break my Soul", melhor performance de R&B tradicional, por "Plastic Off the Sofa", melhor música de R&B, por "Cuff It", e melhor álbum de dance/eletrônica, por "Renaissance".

Como chegou atrasada, Beyoncé não estava na cerimônia quando recebeu o primeiro prêmio da parte nobre do evento. Já quando ganhou como melhor álbum de dance/eletrônica, ela foi até o palco e falou sobre o momento histórico.

"Estou tentando não ficar emocionada, e só receber isso", ela disse, sob aplausos. "Quero agradecer a Deus, obrigada Deus, meu tio Johnny, que não está aqui. Mas está aqui em espírito. Quero agradecer a meus pais por me amarem, me incentivarem. Ao meu marido, minhas lindas crianças, à comunidade queer, deus os abençoe. Muito obrigada ao Grammy."

Beyoncé chegou à 65ª edição do Grammy com nove indicações, sendo a artista com o maior número delas na premiação deste ano. Entre elas, a estrela pop ainda concorre em três das quatro categorias principais —música, gravação e álbum do ano—, podendo aumentar sua vantagem na liderança.

Beyoncé na cerimônia do 65º Grammy, em Los Angeles
Beyoncé na cerimônia do 65º Grammy, em Los Angeles - Mario Anzuoni/REUTERS

Concorrendo com o álbum "Renaissance", em que faz uma ode à pista de dança, do house e techno aos afro beats e ao dancehall, ela já havia se tornado a pessoa com o maior número de indicações na história do Grammy —88 no total, empatada com o marido, Jay-Z. Agora, é a pessoa com mais gramofones em todos os tempos.

Mas apesar dos números, Beyoncé só ganhou uma das 16 vezes em que concorreu às categorias principais, as que incluem todos os gêneros —em 2010, quando "Single Ladies (Put A Ring On It)" foi escolhida a música do ano.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.