Descrição de chapéu
Vitória Macedo

Glória Maria sabia que racismo ia além de um cabelo liso ou black-power

Morta nesta quinta-feira, jornalista foi corajosa por ser uma mulher preta, e não por pular de bungee jump

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A atriz americana Viola Davis, uma das mais consagradas da sua geração, diz em seu livro "Em Busca de Mim" que só descobriu sua vocação ao ver pela primeira vez uma artista negra na tela da televisão. No Brasil, foi a imbatível Glória Maria quem assumiu esse papel de pioneirismo no jornalismo televisivo.

Glória Maria (repórter) é barrada no Othon Palace Hotel por causa da sua cor. Foto Otávio Magalhães / Agência O Globo - Neg : 80-8468

A apresentadora, morta nesta quinta-feira (2) vítima de um câncer, foi uma inspiração para inúmeras mulheres negras brasileiras que, como eu, encontraram nela um propósito. Enxergar a si mesma na televisão é mesmo transformador.

Glória foi a primeira pessoa negra a aparecer diante das câmeras no telejornalismo brasileiro. Uma mulher negra na maior emissora do país nos anos 1970. Sua estreia nas telas foi cobrindo o desabamento do viaduto Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro.

Não tem como não me lembrar da menina que, nas sextas-feiras à noite, acompanhava a jornalista no Globo Repórter, se aventurando em diferentes países e imaginando como seria ser como ela.

Isso aconteceu tendo como pano de fundo uma sociedade que, a partir do racismo, faz meninas negras odiarem sua pele, seu cabelo e todos os seus traços ancestrais. Uma sociedade que me fez escolher uma boneca branca no lugar de uma preta, por achar a outra muito mais bonita.

Mas crescer e ver Glória Maria na televisão, firme e enfrentando todos os assuntos possíveis, de Guerra à Copa do Mundo, foi um alento. Não é à toa que, ao entrar na faculdade de jornalismo, muitas mulheres negras a têm como espelho, assim como outros nomes, entre eles Maju Coutinho e Aline Midlej.

Durante 20 anos, Glória usou o cabelo natural, um black power baixo. Depois aderiu ao liso, sem deixar que seu cabelo a definisse ou, como disse, tornasse o racismo uma questão estética. O tema é muito mais profundo, e ela sabia disso.

Ela sabia de sua importância quando surpreendeu uma jovem repórter da periferia de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, que relatava os problemas de seu bairro e viralizou na internet em 2017. O brilho no olhar da jovem, que tinha um microfone feito com plástico reciclado, é o retrato da grandiosidade de Glória.

Ainda que tenha sido a primeira em muitas coisas, Glória não queria ser a única. Ela chegou a perguntar para esta jovem, que se chamava Mirella, se ela estaria disposta a substituí-la. O que Glória realmente queria era que outras Glórias surgissem, tão competentes quanto, para ocuparem os espaços nos quais esteve. Não queria estar lá sozinha. Depois de anos, não está.

Em entrevista ao programa Memória da Globo em 2010, a jornalista e apresentadora disse que não se achava uma mulher muito corajosa. Que todas as reportagens que fez e que a colocaram em perigo, no fim, era puro coração. Se não pulasse naquele momento, não faria nunca mais.

Foi o que disse em entrevista a este jornal em 2018. "Eu sempre penso no extremo. Tem duas opções. Se eu não pular, não vou saber como é. Se eu pular, o máximo que vai acontecer vai ser morrer. e pelo menos vou morrer em glória."

Mas Glória era, sim, corajosa. No fundo, sabia disso. A coragem está no simples ato de se levantar todos os dias e enfrentar o mundo, a sua profissão majoritariamente branca e masculina, de cabeça erguida. Foi preciso coragem para aparecer na televisão ao vivo pela primeira vez –e até ajuda de um psicólogo.

Por vezes, é preciso muito mais coragem para ser mulher negra jornalista do que para pular do maior bungee jump do mundo.

É preciso coragem para acreditar que neste mundo os nossos sonhos e os de nossos antepassados podem se tornar realidade. Foi essa coragem que Glória Maria precisou ter e que fez com que tantas outras, como eu, também tivessem após se enxergarem nela.

Por mais clichê e talvez esvaziada que essa frase possa soar, repito: representatividade importa. Glória é como uma semente plantada que germina e dá frutos. Hoje, no jornalismo, que ainda caminha a passos lentos em direção à diversidade, muitas seguirão se inspirando em Glória Maria.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.