Veja filmes e séries sobre festas para os inimigos do fim e festeiros sem limites

Edição da newsletter Maratonar traz dicas para ver no streaming depois do Carnaval e suas festas infinitas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo.

Vamos falar de festa

Depois do Carnaval, o ano começa. Mas ele não pode começar se o povo ainda estiver dançando. Por isso, escolhi uma porção de filmes e séries com diferentes festas para os inimigos do fim.

Ah, e um aviso: saio de férias agora e volto só no fim de março. Até a volta!

Festão no ensino médio...

'Fora de Série'

Antes de se envolver nos vários enroscos de "Não Se Preocupe, Querida", Olivia Wilde estreou atrás das câmeras com uma divertida história de amizade. Amy (Kaitlyn Dever, mostrando que também sabe ser leve) e Molly (Beanie Feldstein) são melhores amigas que dedicaram a vida inteira aos estudos para entrar em boas faculdades e que, no último dia de aula, descobrem que os colegas baderneiros também tiveram sucesso acadêmico sem precisar abrir mão de aprontar por aí. Para não ficar para trás, as duas decidem aproveitar a última noite antes da formatura para ir a uma festa bombástica.

Disponível na MGM (via Prime Video) e para aluguel no iTunes e na Amazon (100 min.)

Uma festa de gente elegante perdendo a linha...

'A Festa'

Depois de ser escolhida ministra da Saúde do Reino Unido, Janet (Kristin Scott Thomas) dá uma festa, mas logo segredos vêm à tona e fazem o encontro entre amigos desandar. Uma farsa filmada em preto e branco, com grande elenco (Patricia Clarkson, Timothy Spall e Cherry Jones, entre outros) e toques de realidade: um dos escândalos recentes do primeiro-ministro Rishi Sunak lembra bem o que acontece neste longa.

Disponível na Mubi (71 min.)

Cena da comédia dramática "A Festa" - Divulgação

Uma festa onde ninguém queria estar...

'Shiva Baby'

É normal que um shiva —um velório judaico— seja um tipo de cerimônia à qual poucos queiram comparecer. Para Danielle (Rachel Sennott), no entanto, este shiva é particularmente indesejado: não só ela não sabe bem quem morreu, mas ao chegar lá ela dá de cara com seu sugar daddy, acompanhado de mulher e filho, e também com sua ex-namorada (Molly Gordon), tudo isso sob o olhar inquisidor dos próprios pais e outros xeretas. Uma enxaqueca em forma de filme, da melhor maneira possível.

Disponível na Mubi (77 min.)

A festa que é um rito de passagem...

'Cha Cha Real Smooth: O Próximo Passo'

Se eu fosse dar um título alternativo, seria "Bom Menino: O Filme". Andrew (Cooper Raiff, que também escreveu e dirigiu o longa) acabou de sair da faculdade e não sabe bem o que fazer da vida. De volta à casa da mãe e dividindo quarto com o meio-irmão pré-adolescente, ele vira animador de bar mitzvahs e bat mitzvahs. Em uma dessas festas ele conhece Domino (Dakota Johnson), uma jovem mãe quase solteira mas nem tanto, com quem se enrola num affair emocional. É um filme pequeno em escala e ambição —uma história de gente que quer dar certo. Mas tem uma dose alta de sinceridade, uma grande colherada de açúcar polvilhada por cima, que entendo que possa não ser do gosto de todos.

Disponível na AppleTV+ (108 min.)

O clássico das festas...

'Quatro Casamentos e Um Funeral'

A combinação perfeita dos cabelos esvoaçantes de Hugh Grant, o pico da considerável beleza de Andie MacDowell e o refinamento de Kristin Scott Thomas, temperada por uma coleção de personagens estranhos somente o bastante para existir. Tudo isso servindo um roteiro esperto de Richard Curtis que entrega exatamente o que está escrito na latinha. Recentemente, houve uma tentativa de adaptar o filme a uma série, com Nathalie Emmanuel e Nikesh Patel, à qual confesso que não assisti.

Disponível no Prime Video (com e sem MGM) e para aluguel no iTunes e na Amazon (117 min.) A série está na Globoplay (12 episódios)

homem e mulher sentados em um café
Andie MacDowell e Hugh Grant em cena de "Quatro Casamentos e um Funeral" - IMDb/Divulgação

E para onde a gente vai agora?...

'Depois da Festa'

Xavier (Dave Franco), um cantor famoso, morre em sua casa no "after" da festa de comemoração dos 15 anos de formatura de sua turma de ensino médio. Surge então a detetive Danner (Tiffany Haddish), que interroga, ao longo dos episódios, cada um dos presentes para saber como é o "filme mental" que cada um tem dos acontecimentos da noite. Com isso, cada episódio tem um estilo: terror, musical, comédia romântica etc. É uma boa sacada para contar os diversos lados da história e revelar aos poucos os suspeitos, dando a chance de cada membro do bom elenco se destacar —e haja elenco: temos Ilana Glazer, Ben Schwartz, Zoe Chao e Sam Richardson, entre outros. Criada por Christopher Miller, que é metade da dupla responsável por filmes como "Anjos da Lei", "Lego, O Filme" e "Lego Batman", tem o mesmo tipo de humor.

Disponível na AppleTV+, uma temporada (oito episódios). Já foi renovada para uma segunda temporada

Bônus: para curar a ressaca...

'Makanai: Cozinhando Para a Casa Maiko'

Estou no quinto episódio desta série, indo aos poucos para saboreá-la como a comida que Kyio, 15, faz para as colegas da Casa Maiko. A garota e a melhor amiga, Sumire, decidem, em vez de seguir com os estudos, deixar Aomori e se mudar para Kyoto. Elas vão morar em uma casa de maikos, aprendizes de geikos —mulheres que mantêm vivas as tradições japonesas. Comandada pelo cineasta Hirokazu Kore-eda, conhecido por seus lindos dramalhões familiares, a série é surpreendentemente desprovida de drama (ao menos até aqui) —todo conflito logo encontra solução numa conversa e um reconfortante prato de comida.

Disponível na Netflix (nove episódios)

O QUE ESTÁ CHEGANDO

As novidades nas principais plataformas de streaming

'Party Down'

A própria definição de cult, "Party Down" tinha em sua audiência, em 2009, quando estreou nos Estados Unidos, quase ninguém, à exceção dos críticos de televisão que a elogiavam sempre que podiam. O elenco da série hoje parece um pequeno milagre —quando Jane Lynch não pôde aparecer em alguns episódios por causa das filmagens de "Glee", foi substituída por Jennifer Coolidge ("White Lotus") e Megan Mullally ("Will & Grace").

A trama teve o destino selado quando, sem renovação definida, o protagonista Adam Scott aceitou alguns episódios em "Parks & Recreation" —a série segue, com um olhar sardônico, um grupo de garçons de um serviço de bufê de festa em festa por Los Angeles e arredores.

Às margens da indústria cinematográfica, todos na trupe alimentam o sonho —mais ou menos realista— de um dia alcançar a fama. Desde a segunda temporada, em 2010, "Party Down" foi reunindo fãs no boca a boca, até que foi surpreendentemente renovada para uma terceira temporada em 2022, que estreia nesta sexta.

O Lionsgate+ tem as duas primeiras temporadas completas (20 episódios). Lá também estreiam semanalmente os seis episódios da nova temporada, a partir desta sexta (24)

'A Nova Vida de Toby'

Minissérie sobre a reviravolta pela qual passa o médico Toby Fleishman (Jesse Eisenberg) após sua ex-mulher, Rachel (Claire Danes), lhe entregar os dois filhos e sumir. Baseada no bestseller da jornalista do New York Times Taffy Brodesser-Akner, que também escreveu a adaptação, a série é, coincidentemente, o motivo pelo qual Lizzy Caplan não pôde participar da nova temporada de "Party Down".

Disponível no Star+ desde quarta (22)

Cena da primeira temporada da série 'A Nova Vida de Toby' - Divulgação/Star+

Atenção!

Screen Actors Guild Awards

A Netflix comprou os direitos de exibição da premiação do sindicato dos atores, considerada uma das balizas do Oscar —segundo o site Gold Derby, 74% (83 de 112) dos atores ganhadores do Oscar nos últimos 28 anos também ganharam prêmios SAG no caminho. A gigante do streaming vai abrir a transmissão no seu YouTube.

Neste domingo (26), às 22h, em youtube.com/@NetflixBrasil

VEJA ANTES QUE SEJA TARDE

Uma dica de filme ou série que sairá em breve das plataformas de streaming

"Anna Karenina"

Mais um filme ousado na ousada carreira do cineasta Joe Wright, esta adaptação do livro de Liev Tolstói com Keira Knightley e Jude Law deixa a Netflix no fim do mês, assim como "Fuga de Alcatraz" e "Irmãos Gêmeos". Dá para fazer um minifestival bem eclético.

Disponível na Netflix até 28 de fevereiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.