Descrição de chapéu
Livros

Kenzaburo Oe devotou sua literatura nobelizada à paz e ao humanismo

Escritor, que morreu este mês, costurou tragédias íntimas e sociais do Japão em enfrentamento direto à violência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Andrei Cunha

Professor de literatura japonesa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

Kenzaburo Oe, Nobel de Literatura que teve a morte divulgada nesta segunda-feira, produziu seus primeiros ensaios e poemas quando estava no ensino médio. Ainda como estudante universitário no Japão, escreveu algumas peças teatrais e, em 1957, começou a publicar contos.

homem de traços orientais e óculos de aro grosso
O escritor japonês Kenzaburo Oe em 1995, um ano depois de vencer o prêmio Nobel de Literatura - AFP

O primeiro deles, "Tarefa Insólita", ganhou elogios da crítica e, no ano seguinte, o conto "Animal de Cria" ganhou o prêmio Akutagawa, o mais importante de seu país.

Nessas narrativas iniciais, já encontramos o autor partindo de suas experiências de infância durante a Guerra do Pacífico para discutir questões como a alienação e a vida em uma sociedade ultranacionalista.

Em 1958, lançou seu primeiro livro de contos —publicado no Brasil em 1995 com o título "Contos de Oe Kenzaburo"— e seu primeiro romance, "Me Mushiri ko Uchi", ou arranquem os brotos e atirem nas crianças, inédito no Brasil. Este último narra o que acontece a um grupo de meninos que foge de um reformatório e vai parar em um vilarejo isolado.

Em 1963, seu filho Hikari recebeu o diagnóstico de uma hérnia cerebral ao nascer. Uma cirurgia era necessária e, mesmo que o bebê fosse salvo, sofreria graves sequelas. Incapaz de se decidir, Oe partiu para Hiroshima, com o intento de fazer uma reportagem sobre os grandes protestos internacionais pelo fim das armas nucleares.

O livro resultante, "Hiroshima Nôto", ou notas de Hiroshima, faz uma reflexão sobre o significado histórico e humano da tragédia, a partir dos relatos dos sobreviventes.

Ao retornar a Tóquio, ele e a mulher optaram pela cirurgia e se comprometeram a cuidar de Hikari. Em 1964, publicou "Aghwii, O Monstro Celeste", incluído na coletânea "14 Contos de Kenzaburo Oe", e o romance "Uma Questão Pessoal".

Este último se opõe a "Notas de Hiroshima", uma questão social. É a história de Bird, um professor de inglês cujo filho nasce com uma hérnia cerebral. A jornada da personagem dialoga com temas do existencialismo e a obra de Jean-Paul Sartre —assunto da tese de Oe na faculdade de letras da Universidade de Tóquio.

Ao longo dos anos 1970, o autor continuou ativo em diversos gêneros, com destaque para "Notas de Okinawa", com ensaios sobre a situação da ilha japonesa no pós-Guerra e a sua ocupação pelas forças militares dos Estados Unidos, assim como para o romance "Dôjidai Geemu", ou o jogo da contemporaneidade.

No ano de 1983, lançou o livro "Jovens de um Novo Tempo, Despertai!", com sete narrativas. O Nobel de Literatura viria em 1994, o segundo para um escritor japonês, depois de Yasunari Kawabata.

Ao receber o prêmio, seu discurso "O Japão Ambíguo e Eu" era uma clara crítica ao discurso de 1968 de Kawabata, "O Belo Japão e Eu". Já nos anos 2000, publicou o romance "A Substituição ou As Regras do Tagame", o primeiro de uma série centrada no personagem Kogito Choko, um alter ego de Oe, seguido de "Adeus, Meu Livro!", que acaba de sair no Brasil, e de "Morte na Água".

Sua obra de maturidade demonstra o domínio da técnica, fazendo uso de uma cornucópia de referências à literatura do mundo, de "Dom Quixote" a William Blake, abarcando a poesia e as narrativas clássicas de seu país.

Há um esforço para dar significado a grandes questões sociais e pessoais —uma das quais, o suposto suicídio de seu cunhado, o cineasta Itami Juzo, ainda é causa de polêmica na sociedade japonesa.

Muitos japoneses da geração de Oe se tornaram pacifistas e se declaram contra o uso de materiais radioativos. Para grande preocupação do autor, no entanto, as gerações nascidas após o milagre japonês não pareciam tão investidas no ideal antimilitarista.

A trajetória de Oe é muitas vezes apresentada em contraste com a de seu conterrâneo, o escritor de extrema direita Yukio Mishima, que nutria convicções políticas diametralmente opostas às suas.

Se Mishima revela o mais profundo niilismo e conservadorismo —ao contrário de Oe, um humanista que devotou a vida à causa da paz—, os dois japoneses têm em comum uma visão romântica e rebelde frente à violência da vida.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.