Zé Celso deixou várias peças do Teatro Oficina na íntegra online, como 'O Rei da Vela'; veja

Dramaturgo e diretor, morto nesta quinta-feira, disponibilizou no YouTube gravações de espetáculos como 'Cacilda!' e 'Os Sertões'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Apesar da experiência singular que é ver uma peça no Teatro Oficina Uzyna Uzona presencialmente, vários dos espetáculos montados pelo grupo comandado por Zé Celso, diretor teatral morto nesta quinta-feira, estão disponíveis na íntegra na página da companhia no YouTube.

Está lá, por exemplo, a icônica "O Rei da Vela", marco das artes cênicas no Brasil, na versão lançada em 1982, mas gravada uma década antes. No elenco, Renato Borghi faz o agiota Abelardo 1º, que deseja ascender socialmente e metralha quem aparece em seu caminho.

Também integram o acervo digital "Cacilda!", "Os Sertões", "Pra Dar um Fim no Juízo de Deus", "Vento Forte", "Bacantes", "Cypriano e Chantalan", "Os Bandidos", "Avá - Até que os Ventos Aterrem" e "Cacilda y Carmen".

Zé Celso antes da reabertura do Teatro Oficina em outubro de 2021, após o fechamento pela pandemia de Covid-19 - Karime Xavier/Folhapress

Entre os 44 vídeos da playlists de espetáculos estão, ainda, filmes experimentais, performances e materiais de arquivo do Oficina.

Zé Celso foi internado na terça-feira (4), após sofrer queimaduras em 53% de seu corpo durante um incêndio em seu apartamento.

Confira, neste link, a playlist disponível no canal do Oficina.

O INCÊNDIO NO APARTAMENTO DE ZÉ CELSO

Na tarde desta terça, o cheiro de fuligem, que sujou as janelas, ainda era forte em frente ao prédio. Uma idosa que é vizinha de Zé Celso disse que sentiu o odor assim que acordou. Ela conta que se questionou se o fogo seria no próprio apartamento, mas então percebeu que se tratava do imóvel vizinho.

O porteiro, que preferiu não se identificar, afirmou que apenas o apartamento de Zé Celso foi atingido no prédio. À imprensa Pascoal da Conceição, ator e amigo do dramaturgo, disse que o artista estava trabalhando durante a noite com o livro "A Queda do Céu".

Perto do amanhecer, Zé Celso teria ligado o aquecedor do quarto e ido dormir. O incêndio teria começado devido a uma pane no aparelho e se espalhado rapidamente para a sala em razão da grande quantidade de livros no imóvel.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.