Descrição de chapéu Moda tênis tiktok

O que é o 'tennis core', que fez sucesso após o filme 'Rivais', com a atriz Zendaya

Na divulgação do longa, ela adotou visual com elementos do tênis, esporte que conduz a trama de Luca Guadagnino

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Josh O'Connor em cena do filme

Josh O'Connor em cena do filme 'Rivais', de Luca Guadagnino - Divulgação

São Paulo

Não foi só nos cinemas que "Rivais", o filme mais recente de Zendaya, agora no streaming, fez sucesso. A história, sobre dois tenistas antes amigos que competem por troféus e pela personagem da atriz, detonou uma tendência na moda, vista tanto nas redes sociais quanto nas passarelas.

Saia plissada, camiseta polo, suéter e cardigã são alguns dos itens que compõem a tendência, chamada de "tennis core". No Trends, ferramenta que rastreia a popularidade das buscas no Google, o interesse mundial pelo termo atingiu seu pico neste mês de junho, atrelado ao nome do filme e ao de Zendaya, uma das estrelas mais populares dos Estados Unidos entre o público jovem.

Cartaz de 'Rivais', com Mike Faist, Zendaya e Josh O'Connor
Cartaz de 'Rivais', com Mike Faist, Zendaya e Josh O'Connor - Divulgação

O relatório de tendências do Pinterest já apontava essa estética como uma aposta para este ano. Segundo o estudo, o badminton, esporte também praticado com raquetes, estaria entre os hobbies populares dos millennials e da geração Z, isto é, dos nascidos entre as décadas de 1980 e 2000.

Em "Rivais", o tênis esquenta o triângulo amoroso vivido por Tashi Duncan, a personagem de Zendaya, com Art Donaldson e Patrick Zweig, interpretados respectivamente por Mike Faist e Josh O'Connor.

O figurino do filme é assinado por Jonathan Anderson, dono da JW Anderson, que também foi responsável por vestir o elenco nas turnês de divulgação do longa-metragem, dirigido por Luca Guadagnino, de "Me Chame Pelo Seu Nome" e "Até os Ossos".

O estilista irlandês é conhecido por designs no limite do ridículo, como calçados surrealistas em forma de sapo, e por transformar até mesmo uma bolsa em formato de uma pomba num objeto de desejo —o acessório foi usado por Carrie Bradshaw, personagem de Sarah Jessica Parker, em "And Just Like That", um derivado de "Sex and the City".

"Estava obcecado com o fato de que, nos Estados Unidos, os americanos compram a marca –é o McDonald's, é a Nike. E há tantos subtextos no negócio de ser um jogador de tênis. Gostei do fato de ser uma história de como você se torna bem-sucedido por meio do branding", disse o estilista, ao discutir o figurino de "Rivais", em entrevista à revista americana W Magazine.

Zendaya apostou nisso ao adotar a técnica "method dressing", na qual o artista traz a estética do personagem para a vida real, como uma estratégia de marketing para promover o filme —algo muito explorado por Margot Robbie no lançamento de "Barbie".

Na divulgação de "Rivais" em Roma, por exemplo, a atriz usou um vestido com decote em "V", saia plissada e salto alto com aplicações de bolas de tênis. No tapete vermelho de Londres, optou pelos cabelos trançados e um vestido com estampa de raquetes.

Embora não tenha atingido plenamente as expectativas do estúdio nas bilheterias, a estratégia deixou uma marca na cultura pop e fez com que o filme dominasse as rodas de conversa nas redes sociais, especialmente aquelas voltadas para tendências, como o TikTok.

Três modelos desfilam em uma passarela que imita uma quadra de tênis, exibindo uma coleção de moda com inspiração esportiva. A primeira veste um conjunto verde com detalhes plissados, a segunda ostenta um casaco de inverno volumoso sobre um conjunto esportivo, e a terceira apresenta um vestido longo branco com listras verdes e laranjas
Figurinos da coleção outono/inverno de 2024 da Lacoste na Paris Fashion Week - MeetEurope/Handout via Xinhua)

No TikTok, a hashtag "tennis core" soma 14,5 milhões de visualizações nos últimos 90 dias. A consultora de imagem Ana Vaz explica que a tendência se dá principalmente pelo uso de "cores claras, principalmente o branco, modelagens confortáveis, que exaltam o corpo com cintura marcada, pernas à mostra, peças em tricô e outros materiais que não limitam os movimentos".

Vaz acrescenta que cardigãs, saias curtas e plissadas, tênis de solado mais baixo e as meias mais altas, no meio das canelas, também fazem parte desse visual. Acessórios como faixas de cabelo, óculos de sol retrô e bonés complementam a estética.

Para a especialista, a Lacoste é uma das principais referências do "tennis core", visto que tênis faz parte do DNA da marca, criada pelo francês René Lacoste, um famoso tenista e empresário.

A designer de moda e influenciadora Layla Monteiro, de 34 anos, aproveitou o boom e publicou um vídeo nas redes mostrando como estilizou um figurino dentro dessa estética, observando que suas marcas favoritas, como a Celine e a Miu Miu, estavam investindo na tendência.

Mas os elementos clássicos do "tennis core" também apareceram com novas proporções e tecidos mais modernos no desfile da grife na Semana de Moda de Paris, afirma a consultora de imagem e estilo Amanda Bicalho.

A marca de roupa íntima Skims, da socialite Kim Kardashian, também entrou na onda. Numa coleção recente, a marca trouxe um visual esportivo com minissaia plissada e tops na estética do tênis.

Segundo Bicalho, o "tennis core" também faz sucesso porque une conforto a uma moda sofisticada. Para ela, tudo que ligado ao "athleisure" –a mistura de peças esportivas em looks casuais– está em alta. Outro exemplo nessa seara seria a tendência da moda "blokecore", que combina peças de roupas esportivas com um estilo street style ou casual.

Bicalho diz que essa tendência é um desdobramento de outras como "old money" e "quiet luxury", vista na série "Succession" —a trama mostra a mesquinharia de personagens bilionários e sua escolha pelo vestuário discreto e elegante. "Vivemos esse minimalismo, essa cultura do luxo seletivo, então todo mundo quer ter aquela cara de rica", diz ela.

Uma imagem colorida mostra uma mulher visual esportivo em uma quadra de tênis. Ela está vestida com uma roupa branca de tênis, complementada por um cardigã azul marinho e branco, óculos de sol grandes, uma faixa branca no cabelo e sapatos de salto alto brancos. Ela segura uma bolsa de grife.
A designer de moda e influenciadora Layla Monteiro, 34, veste figurino na estética 'tennis core' - Ruan Pontes
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