Direita precisa desesperadamente ler Merquior, diz professor

João Cezar de Castro Rocha diz que o liberalismo defendido pelo ensaísta nada tem a ver com as ideias em voga no Brasil

No episódio desta semana do podcast Ilustríssima Conversa, o professor João Cezar de Castro Rocha comenta o legado intelectual de José Guilherme Merquior, diplomata e ensaísta que foi um dos principais símbolos do liberalismo no Brasil nos anos 1970 e 1980 .

Merquior morreu cedo, aos 49 anos, em 1991. Deixou, todavia, uma obra vasta, 19 livros sobre quase todos os assuntos que possa imaginar.

Além da grande erudição, Merquior também ficou famoso pelas brigas em que se envolveu, sobretudo com inteletuais de esquerda.

Castro Rocha é coordenador das reedições da obra de Merquior na editora É Realizações. Na entrevista, ele analisa o livro “O Argumento Liberal” (1983), que volta agora às livrarias, e aponta as diferenças do pensamento liberal de Merquior em relação às ideias em voga agora no Brasil.

O professor diz ainda que Merquior é um modelo de intelectual que o Brasil precisa retornar. A esquerda deve lê-lo, conta o professor, e a direita deve lê-lo desesperadamente.

José Guilherme Merquior em Paris, em 1976
José Guilherme Merquior em Paris, em 1976 - Acervo Pessoal

Além do link acima, a Ilustríssima Conversa pode ser acessada nos principais sites e aplicativos de podcasts, como Stitcher e o Spotify, ou direto pelo app Podcasts, que já vem instalado em iPhones. O ouvinte pode se inscrever e assinar o podcast —sem qualquer custo—, passando assim a receber alertas quando novos episódios são publicados.

O podcast Ilustríssima Conversa entrevista, a cada duas semanas, intelectuais e autores de livros de não ficção para discutir suas obras e seus objetos de pesquisa.

Já participaram do programa Eliane Robert Moraes, que tratou da censura ao sexo nas artes; cineastas que discutiram a história das mulheres no cinema brasileiro; Sueli Carneiro, que falou sobre a relação entre as questões de raça e gênero no Brasil; Sérgio Adorno, que discutiu o surgimento do liberalismo no Brasil; Sidarta Ribeiro, neurocientista que estuda o sono e os sonhos; Laurentino Gomes, que falou sobre seu livro "Escravidão"; a antropóloga Lilia Schwarcz; o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro; a economista Laura Carvalho, entre outros.

Você encontra a lista completa de episódios no índice do podcast Ilustríssima Conversa.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.