Glamorização da maconha não é boa para ninguém, diz historiador

Para Jean Marcel Carvalho França, descriminalização da cânabis no Brasil requer debate pragmático com a sociedade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eduardo Sombini
Eduardo Sombini

Geógrafo e mestre pela Unicamp, é repórter da Ilustríssima

A sociedade brasileira tem pouco interesse em discutir a descriminalização da maconha, diz o historiador Jean Marcel Carvalho França, e isso explica mais a falta de avanços nesse tema que o conservadorismo da população do país.

Professor da Unesp de Franca, ele é autor de "História da Maconha no Brasil", que ganha agora uma nova edição pela Jandaíra. O livro aponta o enraizamento do consumo da cânabis no cotidiano dos brasileiros, principalmente negros e pobres, desde o século 18.

No episódio desta semana, o pesquisador discutiu como os movimentos proibicionistas, que ganharam impulso no começo do século 20, difundiram discursos alarmistas e construíram uma imagem negativa dos usuários da maconha, que, em alguma medida, perdura até hoje.

França também defendeu que o debate sobre os usos da maconha deve ser mais pragmático, balanceando os potenciais terapêuticos e os possíveis custos sociais relacionados ao seu consumo, e criticou a ampliação do acesso à cânabis por meio de decisões judiciais, não de um debate público mais amplo.

Jean Marcel Carvalho França, professor de história da Unesp, em sua casa, em Franca - Pierre Duarte - 25.mar.15/Folhapress

Desde o século 19, sabia-se que o brasileiro usava a cânabis como uma erva para múltiplas doenças e que os velhinhos tinham em casa plantada para eventualmente tomar um chá calmante. A partir de 1830, começou a preocupação se isso não tinha um efeito sobre a mão de obra escrava, do ponto de vista do rendimento do trabalho. Isso é muito diferente do que vai acontecer a partir do início do século 20, quando se associa a maconha à criminalidade e se esvazia seu potencial médico

Jean Marcel Carvalho França

professor de história da Unesp

Para se aprofundar

Jean Marcel Carvalho França indica

  • "Nordeste", de Gilberto Freyre, sobre os usos cotidianos da maconha

  • "Os Intelectuais e a Sociedade", de Thomas Sowell

O Ilustríssima Conversa está disponível nos principais aplicativos, como Apple Podcasts, Spotify e Stitcher. Ouvintes podem assinar gratuitamente o podcast nos aplicativos para receber notificações de novos episódios.

O podcast entrevista, a cada duas semanas, autores de livros de não ficção e intelectuais para discutir suas obras e seus temas de pesquisa.

Já participaram do Ilustríssima Conversa Vincent Bevins, autor de livro sobre massacres da esquerda durante a Guerra Fria, Rodrigo Nunes, que discutiu as raízes do bolsonarismo, André Lara Resende, crítico da teoria econômica mainstream, James Green, brasilianista autor de um clássico sobre a história da homossexualidade no Brasil, Sidarta Ribeiro, neurocientista que desenvolve pesquisas sobre a importância de sonhar, Heloisa Starling e Miguel Lago, autores de ensaios sobre a lógica de destruição do bolsonarismo, Fábio Ulhoa Coelho, professor de direito que ponderou sobre as relações entre liberdade e igualdade, Debora Diniz, acadêmica que se dedica às áreas de gênero e direitos reprodutivos, Deivison Faustino, que desenvolve pesquisas sobre a obra de Frantz Fanon, Fernando Morais, biógrafo de Lula, entre outros convidados.

A lista completa de episódios está disponível no índice do podcast. O feed RSS é https://folha.libsyn.com/rss.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.