Veja a cronologia da campanha das Diretas Já, que teve início há 40 anos

Volta da eleição direta para presidente foi derrotada, mas proposta se tornou um marco da redemocratização

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Oscar Pilagallo

Jornalista, é autor de "História da Imprensa Paulista" (Três Estrelas) e "O Girassol que nos Tinge: uma História das Diretas Já, o Maior Movimento Popular do Brasil" (Fósforo)

[RESUMO] Em 2 de março de 1983, o então deputado Dante de Oliveira apresentou uma emenda à Constituição, assinada por 190 congressistas, com o intuito de restaurar a eleição direta para presidente. A proposta, que deu origem à maior mobilização popular da história do país e se tornou um marco da redemocratização, foi derrotada pouco mais de um ano depois. Conheça os principais eventos relacionados à campanha das Diretas Já.

1982

15.nov

A oposição conquista o governo de nove estados. O PMDB ganha a eleição em São Paulo, Minas e Paraná. No Rio, o PDT é vitorioso. No Congresso e nas assembleias estaduais, o governo garante o controle do Colégio Eleitoral que escolherá o próximo presidente.

1983

2.fev

A 47ª legislatura da Câmara dos Deputados tem início.

2.mar

A emenda Dante de Oliveira, que propunha a restauração da eleição direta para presidente, obtém 199 assinaturas, o suficiente para ser apresentada ao Congresso.

O deputado Dante de Oliveira, autor da emenda das Diretas - 25.abr.84/Arquivo da Câmara dos Deputados

27.mar

A Folha, ainda distante da campanha que faria a partir do fim do ano, publica o primeiro editorial a favor das eleições diretas para presidente.

abr.

O PT passa a apoiar o PMDB pelas eleições diretas.

11.abr

O Ultraje a Rigor apresenta, no Lira Paulistana, a canção "Inútil", que ficará associada à campanha das Diretas.

14.abr

Resolução do Diretório Nacional do PMDB aprova proposta, apresentada pela esquerda do partido, que dá prioridade às diretas.

17.abr

Lançamento nacional da campanha das Diretas na Convenção Estadual da Juventude do PMDB.

18.abr

Constituída a Comissão Mista (Câmara e Senado) incumbida de dar parecer sobre a emenda das diretas, presidida por Itamar Franco. Partidos representados: PMDB, PDS, PDT.

11.mai

A Executiva Nacional do PMDB assume oficialmente o projeto emergência, elaborado a partir de uma proposta de Teotônio Vilela para enfrentar a crise econômica.

27.mai

Em reunião decisiva, Lula e Ulysses Guimarães acertam que PT e PMDB farão juntos uma campanha nacional em favor das Diretas.

Ulysses Guimarães, Leonel Brizola, Luiz Inácio Lula da Silva, Osmar Santos (no microfone) e Franco Montoro durante comício para a campanha pelas Diretas em São Paulo - Fernando Santos - 26.jun.84/Folhapress

15.jun

Comício pelas Diretas em Goiânia, primeiro com articulação centralizada, reúne 5.000 pessoas.

28.jun

Montoro (PMDB), Brizola (PDT) e Lula (PT) se reúnem no Rio para criar frente suprapartidária pela volta das eleições diretas.

14.jul

O presidente Figueiredo viaja para os EUA, onde fará, em Cleveland, uma operação cardíaca. O vice Aureliano Chaves assume interinamente.

21.jul

Dia Nacional do Protesto. Realizada a primeira greve geral da abertura política.

24.ago

Ulysses defende o diálogo com o PDS, sucessor da Arena, mas não com o governo Figueiredo diretamente, no discurso que ficaria conhecido como Travessia.

26.ago

Figueiredo reassume a Presidência após retornar de Cleveland.

set.

Fafá de Belém lança "O Menestrel das Alagoas", de Milton Nascimento e Fernando Brant, um dos hinos das Diretas.

15.out

Em reunião de governadores do PMDB em Foz do Iguaçu, se alinha o compromisso de dar apoio material à campanha.

19.out

Figueiredo baixa medidas de emergência para a salvaguarda das instituições, dispositivo usado pela primeira vez desde que criado, no final do governo Geisel, em substituição ao AI-5. Brasília é ocupada militarmente.

20.out

Tropas policiais-militares cercam Brasília, invadem a sede da OAB e bloqueiam estradas. Liberdades públicas são suspensas. A operação é comandada pelo general Newton Cruz, responsável pelo Comando Militar do Planalto.

30.out

Na Argentina, Raúl Alfonsín é eleito após uma campanha baseada em direitos humanos. Com o fim da ditadura no país vizinho e generais sendo julgados, os militares brasileiros temem o que chamam de revanchismo.

16.nov

Figueiredo, em Lagos, na Nigéria, faz uma declaração pró-diretas, mais tarde negada pelo porta-voz da Presidência.

24.nov

A União Brasileira de Teatro promove manifestação pró-diretas nas escadarias do Theatro Municipal, em São Paulo, com a presença de artistas como Raul Cortez, Dina Sfat, Ruth Escobar, Chico Buarque, Francisco Cuoco e Regina Duarte.

Chico Buarque e Bruna Lombardi durante comício das Diretas - Renato dos Anjos/Folhapress

26.nov

O PMDB lança a Campanha Nacional pelas Diretas, com Franco Montoro, governador de São Paulo, à frente. O documento Fala, Brasil é endossado pelos governadores de oposição.

27.nov

Teotônio Vilela morre. O comício suprapartidário do Pacaembu, em São Paulo, é realizado.

13.dez

A Folha passa a publicar diariamente o Roteiro das Diretas, informando a realização de eventos em todo o país.

14.dez

O Corinthians vence o Campeonato Paulista em jogo contra o São Paulo. O time entra no Morumbi com a faixa "Ganhar ou perder, mas sempre com democracia".

29.dez

Figueiredo abre mão de conduzir a própria sucessão em pronunciamento em rede nacional de rádio e TV.

1984

12.jan

Curitiba, na Boca Maldita, faz o primeiro megacomício nacional, com 50 mil pessoas.

25.jan

300 mil pessoas realizam o primeiro comício-monstro pelas Diretas na praça da Sé, em São Paulo.

3.fev

Aureliano Chaves lança oficialmente sua candidatura à Presidência da República pela via indireta.

8.fev

O Movimento Negro Pró-Diretas é criado no Rio de Janeiro.

10.fev

Reunião de Figueiredo com ministros militares consolida a posição do governo de que a Presidência deveria ser ocupada por um civil escolhido pelo Colégio Eleitoral.

13.fev

Início da Caravana das Diretas, que vai até o dia 20. Ulysses, Lula e Doutel de Andrade, líder do PDT, fazem uma peregrinação por cidades do Norte, Nordeste e do Centro-Oeste.

16.fev

Primeira passeata no Rio, da Candelária à Cinelândia, com 60 mil pessoas.

Passeata pelas Diretas Já - 16.abr.84/Folhapress

22.fev

Lançamento do comitê suprapartidário nacional pró-Diretas, uma iniciativa do PT, com reunião dos presidentes do PMDB, PDT, PTB e do próprio PT. Também presentes representantes do grupo pró-Diretas do PDS. Convidados: UNE, OAB, ABI, CUT, Conclat e Andes (associação dos docentes do ensino superior).

24.fev

Comício-monstro reúne 300 mil em Belo Horizonte.

26.fev

Manifestação pró-Diretas conjunta de 300 municípios de São Paulo.

3.mar

Tem início o Carnaval das Diretas, mas, salvo exceções, as escolas de samba não haviam tido tempo de compor e inscrever sambas-enredos sobre o tema, que é mais explorado por blocos de rua.

15.mar

Com um baile em prol das Diretas, é inaugurado o Radio Clube, um misto de danceteria e bar que reflete a efervescência política da noite paulistana.

19.mar

O ministro da Marinha, Maximiano da Fonseca, uma voz moderada no governo, é exonerado por Figueiredo após se declarar favorável às Diretas.

21.mar

Nova passeata no Rio. Só o PT se empenha na organização do evento, que atrai 200 mil pessoas.

O senador biônico Affonso Camargo, secretário-executivo do PMDB e articulador do grupo de Tancredo, se reúne com ministro do Gabinete Militar, Rubem Ludwig, para discutir eleição direta com parlamentarismo. Lula o acusa de traição.

31.mar

No aniversário de 20 anos do golpe militar, Figueiredo fala em rede nacional. Um filmete mostra inquietação social em 64, traçando paralelos com 84.

10.abr

Comício-monstro reúne quase 1 milhão na Candelária, no Rio.

12.abr

Comício em Goiânia, com 300 mil pessoas.

13.abr

Aureliano Chaves faz um anúncio bombástico de apoio às Diretas, um rompimento esperado com o governo. Comício em Porto Alegre tem 200 mil pessoas.

14.abr

Figueiredo se reúne com a cúpula do governo e o general Newton Cruz para discutir a aplicação das medidas de emergência em Brasília.

16.abr

No maior de todos os comícios, mais de 1 milhão de pessoas ocupam o Vale do Anhangabaú, em São Paulo. Às 20h30, em rede nacional, Figueiredo propõe eleição direta em 1988, uma última tentativa de esvaziar a campanha.

17.abr

Em Brasília, 6.000 mulheres se aglutinam no Congresso.

18.abr

A Folha, então impressa em preto e branco, passa a publicar uma faixa amarela na primeira página em defesa das Diretas. Figueiredo decreta medidas de emergência no Distrito Federal, Goiânia e mais nove municípios de Goiás, em função da votação da emenda Dante de Oliveira, que ocorrerá em uma semana. As TVs sofrem censura prévia.

24.abr

Panelaço nas principais cidades pelas Diretas Já.

25.abr

Vigília nacional a partir das 9h. A votação é realizada; por 22 votos, a emenda Dante de Oliveira pela volta de eleições diretas é derrotada.

26.abr

A Folha publica na primeira página o editorial "Cai a emenda, não nós".

O então deputado federal Dante de Oliveira lê texto da Folha sobre derrota da emenda das Diretas na Câmara - Moreira Mariz - 26.abr.84/Folhapress

17.mai

Manchete da Folha: "Tancredo aceita ser o ambivalente". O mineiro sinaliza que, sem descartar as Diretas, é candidato à Presidência em pleito indireto também.

1º.jun

Comício em Brasília retoma as manifestações de rua pelas Diretas após a derrota da emenda. Execução da "Sinfonia das Diretas".

6.jun

Sarney propõe a Figueiredo realização de prévia no PDS para definir o candidato do governo. Figueiredo concorda, desde que todos presidenciáveis governistas estivessem de acordo. Maluf não estava.

11.jun

Sarney renuncia à presidência do PDS. Maluf derruba formalmente as prévias em reunião tensa da Comissão Executiva do PDS.

19.jun

Reunião dos governadores de oposição no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, em apoio a Tancredo. O ato funciona como uma espécie de pré-lançamento de Tancredo ao Colégio Eleitoral.

28.jun

Figueiredo retira a emenda que previa eleições diretas em 1988, uma vez que seu objetivo, derrotar as Diretas Já, havia sido alcançado.

3.jul

Na convenção do PT, o partido defende, pela primeira vez publicamente, a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte e condena o Colégio Eleitoral.

12.jul

Tancredo se reúne com a facção Só-Diretas do PMDB, que se desintegra pouco depois.

18.jul

Após a decisão de Maluf de permanecer na disputa pela Presidência, Aureliano comunica a Tancredo que a aliança entre eles está selada, com Sarney de vice na chapa.

7.ago

Selada a Aliança Democrática entre o PMDB e a Frente Liberal (dissidentes do PDS).

11.ago

Maluf vence Mário Andreazza na convenção do PDS (493 a 350 votos) e se qualifica para se submeter ao Colégio Eleitoral.

12.ago

Homologação da chapa Tancredo e Sarney na Convenção Nacional do PMDB.

14.ago

Tancredo deixa o governo de Minas, na véspera da data-limite para se candidatar à Presidência.

14.set

Primeiro comício da campanha de Tancredo, em Goiânia, com 200 mil pessoas. Haveria mais 15 comícios nas semanas seguintes.

25.out

O deputado Mário Juruna (PDT-RJ) acusa Calim Eid, coordenador da campanha de Maluf, de tentar comprar o seu voto a favor do candidato do PDS no Colégio Eleitoral.

6.nov

O TSE determina que o voto infiel no Colégio Eleitoral é válido.

1985

15.jan

Eleição no Colégio Eleitoral. Tancredo vence Maluf por 480 votos contra 180.

23.jan

Tancredo embarca em um périplo de duas semanas por vários países, com o objetivo de obter reconhecimento internacional para desestimular uma eventual tentativa dos militares de não lhe dar posse.

28.fev

Ulysses é eleito presidente da Câmara dos Deputados.

14.mar

Doze horas antes da posse, Tancredo é hospitalizado e sofre a primeira das sete intervenções cirúrgicas em 38 dias.

15.mar

O vice Sarney toma posse no lugar do presidente. Termina, formalmente, a ditadura militar.

21.abr

Tancredo morre após prolongada agonia, no Dia de Tiradentes. Sarney assume a Presidência da República definitivamente.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.