Com filas de espera que ultrapassam os seis meses, versões a diesel dos Jeeps Commander e Compass alcançaram bons resultados nas provas de consumo. Nas medições de desempenho, Chevrolet Traiblazer e Toyota SW4 dividiram as primeiras posições.
Os jipes produzidos em Goiana (PE) compartilham o motor 2.0 turbo (170 cv) e utilizam câmbio automático de nove marchas. No uso urbano, o Compass registrou a média de 10,1 km/h.
Já o Commander, que oferece sete lugares, foi o mais econômico na estrada: média de 17,2 km/l.
Maiores e com vocação fora de estrada, Trailblazer e SW4 fizeram valer a força de seus motores 2.8 turbo, ambos com mais de 200 cv.
O modelo da Toyota foi o mais rápido na prova de retomada, enquanto o Chevrolet foi o melhor na aceleração.
COMO OS TESTES SÃO FEITOS
Para aferir o desempenho dos carros, o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia) utiliza o V-Box, equipamento que usa sinal de GPS.
Os testes de aceleração e retomada são feitos na pista da empresa ZF, em Limeira (interior de São Paulo).
A etapa que verifica o consumo na cidade tem 27 km. Para simular um percurso rodoviário a 90 km/h, os engenheiros dirigem por 31 km. Ambos os trajetos ficam em São Caetano do Sul (ABC), onde está a sede do instituto.
Se o carro for flex, são feitas duas medições: uma com etanol, outra com gasolina.
O consumo de modelos elétricos é medido por meio do carregador instalado no IMT. O teste calcula o gasto para rodar 100 km nos modos urbano e rodoviário.
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