Descrição de chapéu câncer alimentação

Coca-Cola sofrerá impacto limitado com iminente decisão da OMS sobre aspartame, dizem analistas

Agência mundial da saúde vai listar o adoçante como possivelmente cancerígeno

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Savyata Mishra
Reuters

A Coca-Cola terá apenas um impacto limitado caso a agência mundial da saúde classifique o adoçante artificial usado em sua Coca Zero, o aspartame, como possível cancerígeno, graças à sua escala de produção, disseram analistas nesta sexta-feira (30).

Uma classificação desse tipo para o aspartame pelo braço de pesquisa de câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS) em julho poderá levar consumidores, empresas de alimentos, varejistas e restaurantes a decidir se devem reagir ou encontrar alternativas.

Mas para a Coca-Cola, cujos produtos com baixo teor calórico representaram um terço de seu volume total vendido em 2022, os analistas dizem que a transição para um adoçante natural pode ser mais fácil do que para muitas outras empresas que usam o aspartame.

Embalagens de Coca-Cola - Peter Cziborra/Reuters

"A Coca-Cola possui um dos melhores sistemas de produção e distribuição globalmente... e já conseguiu superar diversos obstáculos no passado, como impostos sobre o açúcar e reformulações associadas a isso", disse Charlie Higgs, sócio associado da empresa de pesquisa de produtos de consumo Redburn.

No passado, fabricantes de bebidas como a Coca-Cola e a PepsiCo ajustaram a composição de seus ingredientes para cumprir com as mudanças de política, em constante evolução.

As empresas modificaram em 2012 o processo de fabricação do corante caramelo em seus refrigerantes para atender aos requisitos de uma iniciativa da Califórnia, que tinha como objetivo limitar a exposição das pessoas a produtos químicos tóxicos.

O analista de mercado Grzegorz Drozdz, da empresa de investimentos Conotoxia, disse que a transição do aspartame pode afetar a lucratividade de curto prazo da Coca-Cola, mas não vê um declínio acentuado em seu crescimento de longo prazo devido ao seu histórico de produção.

No entanto, a PepsiCo pode obter uma vantagem sobre sua concorrente, já que havia deixado de usar o aspartame anteriormente, optando por uma mistura de sucralose e acesulfame de potássio, segundo a CFRA Research.

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