Haddad deve se reunir com investidores e ambientalistas em NY

Agenda prévia de ministro da Fazenda tem compromissos com Michael Bloomberg e John Kerry

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, embarca para Nova York no fim de semana para uma agenda voltada a encontros com investidores e ambientalistas.

O objetivo é promover as iniciativas ligadas à economia verde que ele tem defendido como prioridade nos últimos meses. Os encontros incluem o empresário Michael Bloomberg e John Kerry, ex-secretário de Estado americano e atual encarregado do governo Biden para mudanças climáticas.

Os detalhes dos encontros ainda estão sendo fechados, mas a agenda deve ser paralela à do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que participa da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) nos próximos dias. Haddad chega no domingo e embarca para o Brasil na terça-feira (19).

O ministro Fernando Haddad, em coletiva de imprensa em Brasília. - Adriano Machado - 31.ago.23/Reuters

Logo no primeiro dia, o ministro deve participar de um jantar com empresários e palestrantes que, no dia seguinte, participarão de um evento promovido pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias) e pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

O encontro, voltado ao Brasil, tratará da agenda verde e do comprometimento com o desenvolvimento sustentável. Também deve participar a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e Kerry.

O americano já esteve no Brasil para discutir a agenda ambiental em fevereiro, quando se comprometeu a ajudar o Fundo Amazônia.

Conforme a Folha apurou, Haddad deve ainda participar, na terça, de um café da manhã organizado por entidades ligadas ao meio ambiente —como o Instituto Igarapé, voltado a pesquisa e parcerias para influenciar políticas públicas, e a Coalização pela Amazônia. À tarde, terá mais encontros com investidores.

No primeiro, a previsão é que o ministro da Fazenda participe de um evento com a presença do ex-prefeito da cidade Michael Bloomberg e representantes do banco Goldman Sachs.

Em outra frente, deve se reunir ainda com Ian Bremmer, presidente da consultoria Eurasia Group, e mais 20 investidores. Recentemente, em entrevista à Folha, Bremmer disse que o Brasil é mais "estável e entediante" do que pode parecer. Segundo ele, aqui as instituições funcionam, os contratos são cumpridos e analistas podem criticar o governo sem medo.

Ele criticou, contudo, o fato de o país não investir de forma consistente em tecnologias de ponta, como inteligência artificial e carros elétricos.

Bremmer esteve em São Paulo para participar de uma conferência do grupo sobre o futuro da América Latina. Em sua apresentação, ele disse estar excitado e preocupado com o avanço da inteligência artificial.

O movimento de Haddad de encontro com investidores é feito em um momento em que o ministro tenta consolidar um discurso verde na agenda econômica e enquanto enfrenta ceticismo sobre o cumprimento da promessa de reequilibrar as contas públicas já no ano que vem. O ministro enviou ao Congresso uma proposta de Orçamento prevendo déficit zero, mas depende de medidas de arrecadação a serem aprovadas pelos parlamentares para atingir o objetivo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.