Guia de Benefícios mostra todos os direitos básicos de aposentados e trabalhadores

Série de reportagens também explica como ter acesso a renda paga pelo governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha publica, a partir desta terça-feira (24), o Guia de Benefícios com reportagens para aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), trabalhadores e cidadãos com direito a benefícios sociais.

Elaborada com informações do governo e o auxílio de especialistas em direito previdenciário e trabalhista, a série será publicada entre os dias 24 e 31 de outubro e explicará, passo a passo, quem tem direito aos benefícios, quais as regras para o pagamento, como e onde fazer o pedido. Confira abaixo as datas de publicação.

Computador com a tela do site do INSS; ao fundo servidor de máscara e guichês de atendimento
Atendimento em agência do INSS no Jabaquara, na zona sul da capital paulista - Rubens Cavallari - 28.set.23/Folhapress

24.out
Veja os tipos de aposentadoria do INSS para quem está trabalhando

A reforma da Previdência criou exigências mais duras para o brasileiro se aposentar, mudou o cálculo de benefícios e definiu regras de transição para quem já estava no mercado de trabalho. Entenda as normas e conheça o melhor tipo de aposentadoria para cada caso no primeiro capítulo do guia.

26.out
Confira todos os direitos do aposentado do INSS

O INSS paga benefícios a mais de 38 milhões de brasileiros, mas sucessivas mudanças nas regras, reformas previdenciárias e uma costura de normas contribuem para que os aposentados tenham dúvidas sobre seus direitos.

O segundo capítulo da série mostra as principais revisões que podem aumentar a aposentadoria, quem tem direito de manter o plano de saúde mesmo após sair da empresa e quais verbas poderá sacar quando se aposentar.

27.out
Saiba quem pode ganhar auxílio do INSS, pensão por morte e BPC

O terceiro capítulo detalha as regras atuais da pensão por morte, alvo de uma série de redutores na reforma da Previdência, e também mostra como trabalhadores afastados podem ter acesso a auxílios doença e acidente, e aposentadoria por invalidez.

30.out
Como ganhar Bolsa Família, salário-família e auxílio-gás

Cadastro do governo federal, chamado de CadÚnico, dá acesso a programas de transferência de renda, mas precisa estar atualizado. Veja como garantir seus direitos.

Calcule o que falta para sua independência financeira

31.out
Conheça todos os direitos e os benefícios dos trabalhadores

O trabalhador deve ficar atento ao pagamento de verbas como férias, 13º e abono do PIS. Neste capítulo, veja o que as empresas devem respeitar durante a vigência do contrato de trabalho e também na demissão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.