Descrição de chapéu Boeing

Texas abre investigação contra subcontratada da Boeing por falhas de produção

Procuradoria destaca problemas recorrentes na Spirit Aerosystems, que fabrica peças do gigante da aviação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP

O Procurador-Geral do Texas iniciou uma investigação contra a Spirit Aerosystems, subcontratada da Boeing, por "problemas recorrentes com determinadas peças" em sua produção, conforme indicado pela Justiça do estado americano.

As investigações já iniciadas destacaram problemas recorrentes de "não conformidade" da Spirit AeroSystems, afirmou o procurador do Texas, Ken Paxton, em comunicado na quinta-feira (28).

A Spirit AeroSystems fabrica fuselagens e outras peças estruturais grandes para aeronaves, incluindo a aeronave principal da Boeing, o 737 Max.

Série de fuselagens para o avião Boeing 737 Max são vistos em pátio da Spirit AeroSystems, em Wichita, nos Estados Unidos
Fuselagens do Boeing 737 Max são fabricados pela Spirit AeroSystems, em Wichita, nos Estados Unidos - Nick Oxford - 17.dez.2019 / Reuters

"Presumíveis defeitos de fabricação causaram numerosos incidentes preocupantes ou perigosos" nos modelos 737, detalhou o procurador do Texas.

No início de janeiro, a Boeing entrou em uma crise grave depois que uma porta da aeronave se soltou em pleno voo em um 737 Max 9 da Alaska Airlines, deixando passageiros com ferimentos leves.

A Justiça agora pede à Spirit AeroSystems que apresente "documentos relativos ao tratamento de defeitos de seus produtos" e forneça detalhes sobre o controle de qualidade das peças. A investigação também se interessa pela forma como são organizadas as tarefas e a gestão.

"Responsabilizarei qualquer empresa que não garanta os padrões legais necessários e farei tudo o que estiver ao meu alcance para garantir que os fabricantes levem a sério a segurança dos passageiros", enfatizou Ken Paxton.

A investigação ocorre poucos dias após o anúncio da saída do CEO da Boeing, Dave Calhoun, que ocorrerá no fim deste ano.

O gigante aeroespacial americano já havia lutado para se recuperar após dois graves acidentes com suas aeronaves em 2018 e 2019, que o obrigaram a manter em terra seus modelos 737 MAX por 20 meses.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.