Para se destacar no crescente mercado voltado aos pets --que tem cerca de 225 mil negócios no país, de clínicas veterinárias a grandes lojas, de acordo com o Sebrae--, empresas buscam vender serviços personalizados e mais convenientes para se destacar.
A zazuu, por exemplo, oferece banho e tosa de uma maneira diferente do usual: dentro de um caminhão itinerante, que estaciona em frente à casa dos clientes.
Larissa Rocha, 29, gestora de marketing da empresa, conta que a ideia veio de Aline Lex, a proprietária, que estava cansada de levar sua cachorra para lugares carregados de estresse e enfrentar longas esperas.
A empresa pensou, também, na experiência do tutor, oferecendo-lhe comodidade ao ter o pet atendido na porta de casa, sem ter que de preocupar com deslocamento ou trânsito.
"Foi com isso em mente que buscamos uma palavra com sonoridade legal e que transmitisse nosso dinamismo: zazu (movimento em hebraico). Pusemos mais um "u" para ser a nossa zazuu", afirma.
Atualmente, a empresa tem com 14 caminhões, chamados de pet trucks, operando em São Paulo, infraestrutura para atendimento e aplicativo para agendar e acompanhar o processo.
"Os serviços dependem do porte de cada animal e do serviço solicitado (banho, hidratação, tosa, remoção de subpelos). Não existe cobrança adicional por deslocamento", explica.
Em uma simulação, um animal de porte médio pode realizar um banho e tosa por cerca de R$94, de acordo com as informações disponibilizadas no aplicativo da zazuu.
Já os demais serviços de procedimentos veterinários, como teleatendimento, vacinas, exames, consultas, microchip e mais, variam de R$30 até mais de R$200.
O aplicativo também oferece o serviço de atestado para casos de viagens nacionais e internacionais com os pets, a partir de R$150, conforme a simulação. Para viagens internacionais, o prazo é de 60 dias.
"Temos 20 parceiros, entre banhistas, tosadores e motoristas, além de uma extensa rede de veterinários, clínicos e especialistas", diz.
Desde o início da operação, a zazuu já realizou 32 mil procedimentos, com mais de 9.000 pets registrados na base de clientes.
"Em veterinária, normalmente, o atendimento é feito dentro da casa do tutor. Isso torna tudo mais tranquilo, sem estresse e mais seguro", explica a gestora de marketing.
A empresa também oferece pacotes quinzenais, mensais e um plano anual para os tutores. "Mais de 75% dos que experimentam a zazuu se tornam clientes recorrentes e cerca de 35% têm pacote ou assinatura", diz Larissa.
Ela conta que, como startup de tecnologia e mobilidade, ainda não tiveram retorno do capital investido, mas esperam que aconteça nos próximos anos. A empresa recebeu aporte da rede de ex-alunos da Harvard Business School no Brasil.
A Juca Pet, de Botucatu (interior de São Paulo), também oferece banho e tosa de maneira itinerante. "Fazíamos também medicina veterinária, mas acabamos trancando por conta da demanda", conta Gabriel Biral de Oliveira, 20, que abriu o negócio junto com Yasmim Buso Okano, 19, em maio de 2023.
A empresa atende, em média, 220 cães por mês. Além de banho e tosa, há serviços de hidratação, corte de unhas e escovação de dentes, entre outros.
Os preços do atendimento no caminhão começam a partir de R$60, 20% maior do que é cobrado por estabelecimentos tradicionais de Botucatu, conta Gabriel. Ele afirma que a recepção do público foi maior do que a esperada.
Para iniciar o negócio, eles precisaram se deslocar por cerca de 10 horas até São Bento do Sul (SC) para buscar o caminhão adaptado para ser um "pet móvel"
"Já estava pronto. O antigo dono nos ajudou muito, mandou todos os equipamentos e nos deu várias dicas", conta.
Flavio Barros, 65, é gestor de saúde e bem-estar do Sebrae, e diz que a ideia dos "caminhões pet" começou nos Estados Unidos.
"É um serviço diferenciado. O animal não se estressa, ele é atendido sozinho na porta de casa. É bem personalizado e tende a crescer. Tudo que você personaliza para é muito bem-vindo. O pet foi humanizado, é um membro da família e as pessoas buscam tratamentos diferenciados, planos de saúde", explica Flavio.
O gestor afirma também que, atualmente, existem diversos profissionais interessados em prestar esse serviço, principalmente após a pandemia da Covid-19.
"É uma indústria que só tem números positivos. Há concorrência, mas também muito espaço para crescer. A população pet é estimada em 150 milhões. A cada 10 casas, 6 ou 7 têm animais de estimação, a maioria cachorros e gatos."
Apesar do crescimento, Flávio ressalta que é importante pesquisar o mercado e o investimento necessário, devido à adaptação dos furgões. "O Sebrae tem uma área estruturada para apoiar o pequeno empreendedor. A ideia é pesquisar o mercado, entender a região onde estará o negócio, onde tem menos oferta e mais demanda", afirma.
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