Na saída do governo, Santos fez Colômbia reconhecer Palestina como Estado

Documento foi feito poucos dias antes da posse do novo presidente, Iván Duque

Bogotá | AFP

A Colômbia reconheceu a Palestina como um Estado livre, independente e soberano, segundo uma carta da chancelaria divulgada nesta quarta-feira (8).

"Gostaria de informar-lhes que, em nome do governo da Colômbia, o presidente Juan Manuel Santos decidiu reconhecer a Palestina como um Estado livre, independente e soberano", diz o texto com data da última sexta (3), assinado pela ex-ministra de Relações Exteriores Maria Angel Holguín.

Assim, o documento foi feito às vésperas da posse do novo presidente, Iván Duque, na terça (7).

Junto com o Panamá, a Colômbia era o único país da região a não fazer o reconhecimento. A missão diplomática da Palestina em Bogotá disse à agência AFP que foi informada da decisão na própria sexta .

O recém-empossado ministro das Relações Exteriores, Carlos Holmes, disse que vai revisar as implicações do pronunciamento do governo anterior. "Para o governo é prioritário manter as relações de cooperação com seus aliados e amigos e contribuir para a paz e a segurança internacional", informou o chefe da diplomacia.

Aliada histórica dos Estados Unidos, a Colômbia mantém uma relação estreita com Israel

O premiê israelense, Binyamin Netanyahu, tinha uma viagem prevista para a Colômbia que começaria na segunda-feira (6), mas adiou o tour pelo país na última hora, alegando tensões na fronteira com a faixa de Gaza;

A Palestina, por sua vez, agradeceu e comemorou o anúncio em um comunicado no qual destacou como um "sinônimo de um profundo trabalho de aproximação entre os governos colombiano e palestino".

"Estamos certos de que contribuirá significativamente para gerar as condições necessárias nas buscas da paz no Oriente Médio", acrescentou a mensagem.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.