Descrição de chapéu clima

Convidada por Biden, líder brasileira não cita Bolsonaro e diz que terras indígenas são 'barreiras contra desmatamento'

Sinéia do Vale classifica como paralisado debate ambiental no Brasil nos últimos anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington

Convidada pelo governo americano a participar da Cúpula de Líderes sobre o Clima, a brasileira Sinéia do Vale citou apenas um presidente em seu discurso nesta quinta-feira (22): Joe Biden.

A gestora ambiental do Conselho Indígena de Roraima agradeceu ao democrata pelos esforços de escutar a sociedade civil no debate sobre aquecimento global e se contrapôs ao presidente brasileiro ao dizer que as terras indígenas funcionam como "barreira no desmatamento".

Líder de um governo com política ambiental negligente, Bolsonaro já atribuiu "parte considerável" das queimadas e áreas desmatadas da Amazônia a "indígenas e caboclos" —afirmando que essas populações não terão como se manter se abandonarem completamente essas práticas.

Sinéia do Vale, liderança indígena wapichana, durante a Cúpula do Clima, em transmissão desde Boa Vista (RR)
Sinéia do Vale, liderança indígena wapichana, durante a Cúpula do Clima, em transmissão desde Boa Vista (RR) - Reprodução/Leaders Summit On Climate

Sinéia, por sua vez, disse que os povos indígenas perderam espaço nos últimos anos no debate ambiental do Brasil, que classificou como paralisado, e disse que é preciso envolvê-los para evitar a destruição de florestas. ​"Estamos falando da maior parte da Amazônia, que é formada por áreas de conservação de terras indígenas e tem servido como barreira contra o desmatamento e a degradação", afirmou ela.

Segundo a gestora ambiental, os indígenas são os verdadeiros "especialistas" na preservação do meio ambiente. "Todos os grupos técnicos sobre mudança climática no Brasil estão paralisados, inativos. Portanto, é muito difícil para nós quando ocorre uma discussão tão importante sobre o clima. Perdemos esses espaços [...] Os povos indígenas trazem conhecimentos ancestrais tão importantes quanto a ciência dos pesquisadores. Povos indígenas são especialistas na preservação do meio ambiente."

Sinéia foi a única brasileira, além de Bolsonaro, a discursar no encontro virtual promovido por Biden, e o Planalto soube de sua participação apenas quando recebeu a programação do evento, nesta semana.

Na fala de pouco mais de cinco minutos, ela destacou ainda a importância de os recursos —inclusive de países estrangeiros— para a preservação ambiental "chegarem à ponta" e ajudarem de fato quem precisa. "Não nos preocupamos apenas com a situação atual, mas com a conservação de longo prazo."

Em entrevista à Folha na véspera da cúpula, Sinéia havia dito que o desmonte de políticas voltadas para as comunidades indígenas no Brasil piorou durante o governo Bolsonaro e queixou-se, assim como fez em sua fala nesta quinta, da redução de espaços de interlocução que os indígenas têm junto ao governo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.