Chanceler exonera diplomata que fez de braço de estudos do Itamaraty reduto olavista

Roberto Goidanich foi substituído por Márcia Loureiro, do consulado do Brasil em Los Angeles

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O chanceler Carlos França exonerou nesta segunda (12) o ministro de segunda classe Roberto Goidanich da presidência da Funag (Fundação Alexandre de Gusmão​), braço de estudos e debates do Itamaraty.

Na gestão de Goidanich, a fundação se transformou num reduto de seguidores do escritor Olavo de Carvalho e blogueiros de direita. Para o lugar do diplomata foi escolhida a embaixadora Márcia Loureiro, cônsul-geral do Brasil em Los Angeles, nos EUA. A troca foi publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira, em portarias assinadas pelo ministro da Casa Civil, general Luiz Eduardo Ramos.

Fachada do Palácio do Itamaraty, sede do Ministério de Relações Exteriores brasileiro, em Brasília
Fachada do Palácio do Itamaraty, sede do Ministério de Relações Exteriores brasileiro, em Brasília - Pedro Ladeira - 9.mar.17/Folhapress

Goidanich assumiu a Funag na gestão do olavista Ernesto Araújo —demitido em março— à frente do Itamaraty. Durante o período, o órgão promoveu debates com bolsonaristas como o youtuber Bernardo Kuster e o blogueiro Allan dos Santos. As conferências com nomes conservadores começaram em 2019 e ganharam fôlego renovado durante a pandemia da Covid-19.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

Desde que assumiu o comando do Ministério das Relações Exteriores, França tem mudado a orientação da pasta para uma postura pragmática. Em seu primeiro discurso após assumir o cargo, em abril, prometeu engajar o Itamaraty numa “verdadeira diplomacia da saúde” e colocou o desenvolvimento sustentável como uma das prioridades da sua gestão, em acenos ao Congresso e aos EUA de Joe Biden.

De partida, França sinalizou que realizaria mudanças pontuais no segundo escalão do Itamaraty.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.