Descrição de chapéu talibã Ásia Rússia

Talibã ameaça EUA caso prazo para retirada de tropas seja estendido

Soldado afegão morre em tiroteio em torno de aeroporto; grupo cerca último bolsão rebelde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Talibã afirmou que não permitirá a extensão do prazo para a retirada de forças ocidentais do Afeganistão, marcado para o próximo dia 31. "É uma linha vermelha", disse o porta-voz Suhail Shaheen.

"Se EUA ou Reino Unido buscarem tempo extra para continuar a evacuação, a resposta é não. Ou haverá consequências. Se pretendem continuar a ocupação, isso vai provocar uma reação", escreveu no Twitter.

Civis afegãos são embarcados em um cargueiro americano C-17 para voo de evacuação de Cabul
Civis afegãos são embarcados em um cargueiro americano C-17 para voo de evacuação de Cabul - 21.ago.21/Comando Central dos EUA via Reuters

O ultimato ocorre em meio à desesperada operação ocidental de retirada de cidadãos e aliados afegãos por meio do aeroporto de Cabul, local onde EUA e outros países mantêm hoje sua derradeira presença diplomática no país.

O Talibã derrubou o governo de Ashraf Ghani no dia 15, após uma campanha militar avassaladora de duas semanas.

O grupo havia sido expulso do poder em 2001 pelos EUA, que atacaram o Afeganistão por ter dado abrigo à rede Al Qaeda quando os terroristas planejaram e executaram os atentado do 11 de Setembro.

Desde então, há uma corrida para tirar do país ocidentais e civis temerosos da volta do regime medieval do Talibã, que governou com crueldade de 1996 até 2001 e agora promete agir com moderação, embora poucos acreditem. Já foram evacuadas 37 mil pessoas, segundo os EUA.

Mas a confusão continua, ainda que não tenham ocorrido mais cenas como a invasão da pista do aeroporto, com afegãos caindo para a morte após terem se agarrado a um cargueiro americano em decolagem.

Nesta segunda (23), ao menos um militar afegão trabalhando com os ocidentais foi morto em um tiroteio com pessoas não identificadas, elevando para 21 o número dos que perderam a vida na operação de evacuação —ao menos 7 deles foram esmagados nas filas intermináveis em torno do aeroporto.

O prazo de 31 de agosto foi definido pelo presidente americano, Joe Biden, e foi o gatilho para a ofensiva do Taleban. Quando ela começou, mais de 95% das tropas dos EUA já haviam deixado o país. Com a crise da evacuação, cerca de 6.000 militares foram enviados por Washington para tentar controlar o caos.

Outros países, como Reino Unido, Alemanha e França, também enviaram homens. Os números de pessoas ainda a serem resgatadas, em especial afegãos que trabalhavam com os ocidentais e temem retaliação talibã, é incerto.

Por isso, o governo britânico deverá sugerir ao americano a extensão do prazo, segundo relatos da imprensa britânica. O primeiro-ministro Boris Johnson pretende levar a ideia a Biden na reunião virtual do G7 nesta terça (24), o que levou à reação do Talibã.

Nesta segunda (23), ambos os líderes falaram ao telefone sobre o caso e se comprometeram a retirar todas as pessoas elegíveis a isso mesmo depois de 31 de agosto. Só que não falaram em tropas, o que pode levar à solução que a Alemanha está propondo ao Talibã: que depois da data, a evacuação seja feita por aviões civis.

Segundo disse o assesso de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, as conversas com o grupo seguem e Biden estava tomando as decisões "dia a dia".

No domingo (22), o presidente dos EUA dissera que as tropas poderiam ficar mais do que o prazo, se fosse necessário. "Deixe-me ser claro. A evacuação de milhares de Cabul será dura e dolorosa. Nós temos um longo caminho e muita coisa pode dar errado", afirmou.

É uma modulação de discurso ante a debacle mundial que a humilhação da volta do Talibã ao poder e as cenas caóticas que se seguiram proporcionaram a Biden.

Amparado no fastio do americano com os 20 anos de guerra, que custaram US$ 2,3 trilhões e 170 mil vidas (a maioria das quais de afegãos), segundo estudo da Universidade Brown, o presidente anunciou em abril que cumpriria o acordo de paz costurado pelo antecessor, Donald Trump, com os talibãs.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

Só que houve um enorme erro de inteligência no caminho, dado que o governo americano se disse surpreendido pela velocidade da queda das forças de Ghani. O "momento Saigon", em referência à fuga da capital sul-vietnamita quando os comunistas a tomaram em 1975, chegou para Biden.

Além da questão humanitária, há outros problemas decorrentes da situação no aeroporto. Cerca de 500 toneladas de medicamentos estão retidos no local devido à crise, num país em que metade da população recebe algum tipo de auxílio externo.

Enquanto isso, o Talibã segue tentando organizar um governo funcional. Nesta segunda, indicou um presidente interino do Banco Central, que terá a quase impossível missão de reaver cerca de US$ 9 bilhões que o país tem em reservas no exterior, a maior parte nos EUA. Shahenn disse, contudo, que o país só terá um novo governo de fato quando todos os ocidentais tiverem deixado Cabul.

Ao mesmo tempo, o Talibã anunciou nesta segunda ter cercado, no vale de Panjshir, 100 km a noroeste da capital, as forças remanescentes que se opõem ao grupo fundamentalista.

A região é historicamente refratária ao grupo por motivos tribais: é majoritariamente tadjique e uzbeque, enquanto os fundamentalistas são de extração pashtun, a etnia principal do país (40% dos 37 milhões de habitantes).

Nos anos talibãs, os cerca de 10% do território afegão onde fica o vale nunca foram conquistados, sendo governados pela antiga Aliança do Norte.

Ahmad Massoud, filho do lendário Ahmad Shah Massoud, e um dos comandantes da resistência ao Talibã, em foto de 2019 - Mohammad Ismail - 5.set.19/Reuters

Uma reedição do grupo rebelde está sendo ensaiada com o nome de Frente Nacional de Resistência, comandada pelo ex-vice-presidente Amrullah Saleh e por Ahmad Massoud —filho do lendário comandante da primeira Aliança, Ahmad Shah Massoud, morto em 2001.

Segundo o porta-voz Zabihullah Mujahid, os talibãs não querem entrar em confronto direto com os rebeldes, e sim negociar um acordo. Com efeito, não houve combates na região desde a quinta passada (19), e o embaixador russo em Cabul tem servido de intermediário entre as partes.

Se a paz for alcançada, será um gol diplomático para Vladimir Putin, que tem buscado uma posição de mediador regional, visando estabilidade no seu flanco centro-asiático. Já a China tem apoiado mais incisivamente o Talibã, buscando ser fiadora de uma situação controlada em sua fronteira oeste.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.