Descrição de chapéu
Eduardo Felipe Matias

Guerra na Ucrânia resgata ideia de que ferramentas digitais podem equalizar atores desiguais

Mudança de postura de big techs justifica vitória da narrativa de Davi contra Golias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eduardo Felipe Matias

​Ao menos até a Primavera Árabe, uma década atrás, predominava a visão da internet como um espaço livre que contribuiria para espalhar a democracia pelo planeta. Não demorou, porém, para que autocracias se apropriassem das mesmas ferramentas que alimentavam os protestos contra seus líderes, valendo-se de exércitos de bots e trolls para espalhar desinformação e desacreditar e assediar opositores.

Na Ucrânia –​onde está ocorrendo aquele que talvez seja o primeiro grande conflito armado mundial também travado de forma ampla nesse espaço virtual–, em paralelo aos combates reais, há uma guerra de informação em curso. Nesta, até o momento, quem está perdendo é um governo autoritário, comandado justamente por um czar da desinformação, Putin, temido pela capacidade de usar a máquina de propaganda russa para desestabilizar outros países.

Isso resgata a ideia de que as ferramentas digitais têm o potencial de equalizar as forças de atores desiguais. Porém, além da bravura e da criatividade do povo ucraniano e de seu presidente e da torcida de boa parte da população mundial que curte e compartilha seus vídeos e memes, há algo mais que justifica essa vitória da narrativa de Davi contra Golias: a mudança de postura de um ator cuja influência supera a de muitos Estados-nação, as big techs, que detêm monopólios que frustraram o ideal libertário inicial de uma internet descentralizada e sem donos.

Logos das redes sociais Twitter, Facebook e YouTube sobre bandeira russa - Dado Ruvic/Reuters

Isentas de responsabilidade pelo que as pessoas publicam nas mídias sociais por elas controladas, essas empresas por muito tempo lavaram as mãos e seguiram lucrando com cada clique, não importando se este direcionasse a discursos de ódio ou fake news. Mas, recentemente, começaram a notar que não lhes restava outra opção a não ser assumir a tarefa de moderar conteúdos, nem que fosse para evitar que um ambiente crescentemente tóxico afugentasse usuários e anunciantes, prejudicando seus negócios.

Agora, em um desses episódios que não dão margem para a neutralidade, elas resolveram sair de vez de cima do muro. Em discussão no Cyber Policy Center da Universidade Stanford, representantes de Facebook e Twitter descreveram como seus algoritmos têm deixado de recomendar posts de perfis russos, rotulado publicações das mídias estatais do país e criado fricções para quem quiser repassá-las, acrescentando uma etapa de confirmação –medidas que têm reduzido compartilhamentos em mais de 80%.

O peso geopolítico das big techs não é segredo e foi utilizado por Mark Zuckerberg para se esquivar das ameaças de ações antitruste, escancarando que seria melhor para o interesse nacional dos EUA contar com empresas dominantes no setor de tecnologia em vez de ceder essa posição a concorrentes chinesas.

Se Coca-Cola, McDonald's e outras multinacionais se posicionaram contra a Rússia nesta guerra, por que as big techs não poderiam fazer o mesmo? Como as demais, elas são entes privados, e suas boas intenções parecem evidentes neste conflito em que a insana agressão por um dos lados o torna indefensável. Não se pode, entretanto, deixar de refletir sobre o papel inigualável dessas empresas no mundo atual. Big techs comandam redes sociais que são, para boa parte das pessoas, as principais fontes de informação e as praças públicas onde as discussões políticas ocorrem.

Outras disputas –internacionais e internas– virão, e nestas talvez o certo e o errado não sejam fáceis de arbitrar, nem as motivações para apoiar um ou outro lado tão claras. Daí a necessidade de se desenvolver, cada vez mais, mecanismos que confiram transparência e legitimidade às decisões por elas tomadas, evitando que interesses ocultos prevaleçam.

O fato de que hoje aplaudimos a ação das big techs não significa que não devamos permanecer atentos aos riscos de um sistema que lhes confere imenso poder econômico e influência decisiva sobre a democracia, o que pode levá-las também a se tornarem senhores da guerra de informação digital.

Sócio de Elias, Matias Advogados, ganhador do Prêmio Jabuti com o livro "A Humanidade e suas Fronteiras", pesquisador visitante na Universidade Stanford

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.