Maior vulcão ativo do mundo expele lava a até 60 metros no Havaí

Mauna Loa entrou em erupção pela primeira vez em quase 40 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Los Angeles | AFP

Maior vulcão ativo do mundo, o Mauna Loa, localizado no Havaí, expeliu jatos de lava a até 60 metros de altura, informou nesta terça-feira (29) o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês). Três fissuras se abriram no vulcão, que entrou em erupção no domingo pela primeira vez em quase 40 anos.

Nuvens de fumaça emergiram da estrutura geológica que ocupa metade da ilha Grande, como é conhecida a maior do arquipélago havaiano. "Há uma nuvem de gás visível saindo das fontes [do vulcão] e dos fluxos de lava nas fissuras em erupção", comunicou a instituição.

Lava expelida pelo Mauna Loa, o maior vulcão ativo do mundo
Lava expelida pelo Mauna Loa, o maior vulcão ativo do mundo - 28.nov.22/Serviço Geológico dos EUA via AFP

Autoridades afirmam que, ao menos por ora, moradores e propriedades mais próximos ao vulcão não correm riscos. "Os rios de lava das duas fissuras mais altas movem-se ladeira abaixo, mas estão parados a cerca de 10 quilômetros de Saddle Road [a principal rodovia ao norte da montanha]."

A lava que sai da terceira fissura, a cerca de 3.000 metros de altitude, também estava longe da rodovia. Especialistas, porém, alertaram que o Mauna Loa é um vulcão dinâmico e reforçaram a necessidade de monitoramento constante. "Outras fissuras podem se abrir, e os rios de lava continuar ladeira abaixo."

O Mauna Loa vinha acumulando pressão havia anos, e a erupção de domingo foi visível de Kona, região na costa oeste da principal ilha do arquipélago, a cerca de 72 quilômetros de distância, segundo o USGS.

Apesar de a lava ainda não representar ameaça à população, especialistas advertem que os ventos podem arrastar colina abaixo gases vulcânicos, cinzas e fibras de vidro basáltico, material formado após a lava esfriar rapidamente no ar e que pode ser afiado, com risco potencial de ferimentos nos olhos e na pele.

Até a noite desta terça, entretanto, autoridades do Havaí não tinham emitido nenhuma ordem para a retirada de moradores, embora tenham fechado a área do entorno do cume e várias estradas na região. Dois abrigos também foram abertos por precaução.

O Mauna Loa, cujo nome significa "montanha grande", é o maior vulcão do planeta em volume. A estrutura geológica cobre metade da ilha Grande e é maior que as outras ilhas do Havaí juntas.

Os flancos submarinos do vulcão estendem-se ao longo de vários quilômetros até o leito oceânico, que, por sua vez, está deprimido pela enorme massa do Mauna Loa, o que faz com que o cume esteja 17 quilômetros acima da base, segundo o USGS.

Um dos seis vulcões ativos do arquipélago do Havaí, o Mauna Loa entrou em erupção 33 vezes desde 1843, de acordo com os dados do governo americano. A mais recente, em 1984, durou 22 dias e produziu fluxos de lava que chegaram a sete quilômetros de Hilo, cidade onde atualmente vivem 44 mil pessoas.

O Kilauea, vulcão situado no flanco sudeste do Mauna Loa, entrou em erupção de forma quase contínua de 1983 a 2019, e uma pequena erupção está em curso ali há vários meses.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.