Descrição de chapéu União Europeia terrorismo

Alemanha prende iraniano acusado de planejar ataque com substâncias tóxicas ao Estado

Denúncia estrangeira levou aos suspeitos; país tem lidado com avanço do extremismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Berlim | Reuters e AFP

A polícia da Alemanha anunciou que prendeu neste domingo (8), na cidade de Castrop-Rauxel, um cidadão iraniano de 32 anos suspeito de planejar um ataque usando cianeto e ricina. Agentes fizeram buscas na casa dele.

A operação, na província de Renânia do Norte-Vestfália, no oeste do país, foi autorizada pela Procuradoria-Geral de Düsseldorf e mobilizou agentes das polícias de Recklinghausen e Münster. Em comunicado conjunto, as instituições disseram que o plano do iraniano era de um "ato de violência grave, que ameaçaria a segurança do Estado", com inspiração religiosa.

Agentes com roupas de proteção em frente à casa onde suspeito de planejar ataques com substâncias tóxicas foi detido, em Castrop-Rauxel - Christoph Reichwein - 8.jan.23/DPA/Reuters

O suspeito deve ser apresentado nos próximos dias a um juiz de instrução, que decidirá sobre um pedido de prisão preventiva. Segundo a Promotoria, se for condenado, ele está sujeito a uma pena de detenção de 6 meses a 10 anos. O irmão do cidadão iraniano, sobre o qual não foram fornecidos mais detalhes, também foi preso, acrescentaram os investigadores.

Segundo a agência Reuters, citando a Procuradoria-Geral de Düsseldorf, o cidadão iraniano tentava obter cianeto e ricina, mas as substâncias não foram encontradas em sua casa. A ricina, proteína encontrada nas sementes de mamona, pode levar a intoxicação e morte dentro de um período de 36 a 72 horas após a exposição —não há antídoto conhecido contra a substância.

De acordo com o jornal alemão Bild, as autoridades alemãs receberam há alguns dias uma denúncia do FBI, a polícia federal dos EUA, sobre a ameaça de um ataque com armas químicas.

O secretário do Interior de Castrop-Rauxel, Herbert Reul, confirmou que a operação, deflagrada na madrugada de domingo, teve como base um alerta emitido por um Estado aliado.

"A Alemanha continua a ser um alvo direto de organizações terroristas islâmicas. Lobos solitários de motivação religiosa são um perigo considerável", disse a ministra do Interior, Nancy Faeser, acrescentando que desde 2000 a inteligência já preveniu ao menos 21 ataques do tipo.

Mais recentemente, o país conseguiu desbaratar uma operação de conspiração de extrema direita que pretendia dar um golpe de Estado —ao menos 25 pessoas foram presas, em um caso envolvendo mais de 50 suspeitos. O episódio expôs a ascensão do extremismo e as preocupações do Estado com esse movimento, décadas após o fim do nazismo.

Os serviços de inteligência doméstica apontam para algo em torno de 28,9 mil pessoas que são monitoradas por alguma ligação com causas islâmicas fundamentalistas —o número teria diminuído com a debacle do grupo terrorista Estado Islâmico.

A Alemanha foi alvo recente de alguns atentados, incluindo um ataque a um mercado de Natal em dezembro de 2016, que matou 13 pessoas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.