Ikesaki e O Boticário são as lojas de produtos de beleza preferidas dos paulistanos

A Ikesaki e O Boticário foram as empresas mais citadas na categoria "Loja de produtos de beleza" por paulistanos das classes A e B ouvidos pelo Datafolha. As marcas tiveram cerca de 15% das menções.

Duas marcas que estão atentas aos desejos e às demandas do consumidor paulistano dividiram a preferência dos entrevistados da pesquisa Datafolha na categoria melhor loja de produtos de beleza. O Boticário foi citado por 15%. A Ikesaki atingiu 14% das menções.

"Acredito que um olhar regionalizado, com o 'tempero' de cada praça, nos garante o reconhecimento do consumidor paulistano, sempre exigente", afirma Cristiane Irigon, diretora de comunicação e marca de O Boticário.

A empresa nasceu em Curitiba (PR), em 1977, mas encontrou na capital paulista seu maior mercado: 276 das mais de 3.000 lojas da marca estão em São Paulo.

A cidade também é onde O Boticário foca a organização de eventos para lançamentos de seus produtos.

"Em fevereiro, fizemos uma grande festa para o lançamento de uma fragrância para os dois gêneros. Reunimos pessoas no terraço do shopping Light [centro], em uma festa incrível", conta Cristiane.

Intimamente ligada à cidade, a Ikesaki tem em São Paulo seu berço. A rede é uma espécie de supermercado de itens de beleza, fundada em 1964 pelo japonês Hirofumi Ikesaki. Hoje, tem cinco lojas na capital (há outras três em Campinas, Osasco e Santo André).

"Nossa relação com a cidade ocorre porque há mais de 50 anos, bem no coração do bairro da Liberdade, foi criada nossa primeira casa, com um conceito inovador que transformou completamente o setor", afirma Gilmar Monteiro, gerente regional da Ikesaki. A marca obteve 16% das suas citações na zona sul, igual percentual no centro e outros 14% na leste.

Sem citar valores de faturamento, as duas empresas afirmam ter crescido no último ano. A procura de produtos para o gênero masculino ajudou no resultado positivo. Mesmo assim, ainda são as mulheres as que mais citam Ikesaki: venceram com 18%. O Boticário obteve 17% entre as mulheres e 13% entre os homens.

"O mercado de produtos de cuidados pessoais para homens no Brasil é o segundo maior do mundo, atrás dos Estados Unidos, e vem crescendo consistentemente. O resultado é que a indústria como um todo vem investindo nesse segmento", explica Cristiane, que ainda cita que o perfume Malbec, para homens, é o item da marca mais vendido em todo o Brasil.

A consciência ambiental também é uma tendência no comportamento do público da capital, segundo Monteiro, da Ikesaki.

"O consumidor tem se mostrado aberto à compra de produtos veganos. É um mercado que cresce. A consciência do cliente abre espaço para novas soluções", afirma.

A diretora de O Boticário completa: "O consumidor é mais envolvido, mais interessado. Essa mudança de comportamento já está impactando as marcas e seus negócios. As pessoas têm cada vez mais acesso a informação, o que faz delas consumidores mais exigentes. Além disso, é preciso apostar fortemente em inovação".

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O Boticário
Fundação: 1977
Lojas: 3.750 (276 delas na capital paulista)
boticario.com.br

Ikesaki
Fundação: 1964
Lojas: 8 (cinco delas na capital paulista)
ikesaki.com.br

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Cristiane Irigon, diretora de comunicação d'O Boticário

O que São Paulo representa para a rede?
Nossa presença expressiva na cidade, a partir de franqueados locais, nos garante uma grande vantagem competitiva porque podemos falar de perto, entender quais as necessidade e os anseios dos paulistanos.

Qual é o perfil da clientela da loja?
O Boticário é uma marca bastante democrática, que atende às mais variadas faixas etárias. Falamos com pessoas que acreditam no poder da beleza, em como contribui para ela se sentir melhor.

Gilmar Monteiro, gerente regional da Ikesaki

Que novidade tem em 2017?
O investimento em novo site, que atende aos usuários, que, mesmo buscando por praticidade on-line, não abrem mão da compra presencial. Nos preparamos para oferecer uma plataforma 24 horas, com o benefício de retirada dos itens nas lojas.

Qual é o perfil do cliente?
Pensando nos profissionais de beleza, temos bastante homens e mulheres. Entre consumidores finais, a maioria é mulher.

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  1. 28/05/2017
    1. Ipiranga é citado como melhor posto de gasolina de São Paulo, mostra pesquisa Datafolha

      Qual é o posto de gasolina preferido do paulistano? Essa nem o matuto Batata, com seu cesto de palha, saberia responder de supetão. Mas o famoso personagem, que dá a mesma resposta a todos os problemas, acertaria se mantivesse sua réplica habitual: Posto Ipiranga.

    2. Cobasi é a pet shop preferida dos paulistanos, diz pesquisa Datafolha

      Um mural do artista Eduardo Kobra ocupa toda a parte superior de uma parede na loja da Cobasi da marginal Tietê. A pintura, que representa floresta, cachoeiras e o mar ao fundo, combina com o jardim de inverno, com fonte de água e carpas, na entrada do imóvel.

    3. Sem Parar é citado como melhor pedágio eletrônico por 23% dos paulistanos, aponta Datafolha

      Em uma cidade com 8,4 milhões de veículos, é difícil não topar em algum momento com o Sem Parar. Presente em todas as estradas do Estado, em shoppings, hospitais e aeroportos, a empresa venceu pelo terceiro ano a categoria melhor pedágio eletrônico (23%).

    4. Quatro varejistas dividem a preferência dos paulistanos como melhor loja de departamento

      Elas expandem suas lojas em ritmo acelerado, investem cada vez mais no mundo digital e inovam para acompanhar o consumidor na velocidade da internet. Quatro das maiores varejistas do país —Renner, Lojas Americanas, C&A e Casas Bahia— têm mais um ponto em comum: foram escolhidas como as melhores lojas de departamento de São Paulo.

    5. Leroy Merlin e C&C investem no comércio eletrônico e se dividem no gosto dos paulistanos

      O mundo digital está cada vez mais concreto, pelo menos nas grandes redes de material de construção. De olho no consumidor que compra pela internet, C&C e Leroy Merlin investem pesado em suas plataformas de e-commerce. Inovações e proximidade do cliente que refletiram na pesquisa Datafolha: as duas empataram com 21% (Leroy Merlin) e 20% (C&C) das menções.

    6. Três publicitários elegem cinco pontos de São Paulo para campanhas; confira

      Como o mais importante polo de publicidade e propaganda da América do Sul, São Paulo reflete a diversidade de um país de proporções continentais, onde convivem diferentes gostos, costumes e manifestações multiculturais.

    7. Para design e decoração, paulistanos elegem Tok&Stok como melhor opção entre lojas

      Mobiliar e decorar uma casa, até o fim dos anos 1970, não era tarefa fácil. Se você gostava de uma cadeira, mas não queria a mesa de jantar "combinando", uma pena —ou levava o jogo todo, ou não levava nada. Além disso, era preciso esperar semanas, ou até meses, para os móveis serem entregues em casa.

    8. Ri Happy é a loja infantil mais citada por paulistanos em pesquisa Datafolha

      Visitar uma loja de brinquedos é uma experiência e tanto: uma profusão de cheiros e cores que desperta a curiosidade, e dá-lhe vasculhar estantes, do chão ao teto, ainda que só para brincar de brincar.

    9. Cenário de crise favorece reposicionamento das marcas

      O levantamento de 2017 sobre os melhores serviços da cidade de São Paulo, feito pelo Datafolha, revela mudanças no quadro de avaliação das marcas que dominam o imaginário do consumidor. Em movimento oposto às tendências do ano passado, a taxa de entrevistados que alegam desconhecimento cai expressivamente nas categorias que possibilitam comparação com as tomadas anteriores.

    10. Mesmo em tempos de crise, setor de serviços cresce em São Paulo e amplia opções

      Um dos grandes compositores brasileiros, autor de canções como "Tereza da Praia", o paraense Billy Blanco (1924-2011) lançou em 1974 "Sinfonia Paulistana", com 14 músicas em homenagem à cidade. Entre elas, estava "Amanhecendo", do célebre refrão "Vambora, vambora, olha a hora".

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