Duas marcas que estão atentas aos desejos e às demandas do consumidor paulistano dividiram a preferência dos entrevistados da pesquisa Datafolha na categoria melhor loja de produtos de beleza. O Boticário foi citado por 15%. A Ikesaki atingiu 14% das menções.
"Acredito que um olhar regionalizado, com o 'tempero' de cada praça, nos garante o reconhecimento do consumidor paulistano, sempre exigente", afirma Cristiane Irigon, diretora de comunicação e marca de O Boticário.
A empresa nasceu em Curitiba (PR), em 1977, mas encontrou na capital paulista seu maior mercado: 276 das mais de 3.000 lojas da marca estão em São Paulo.
A cidade também é onde O Boticário foca a organização de eventos para lançamentos de seus produtos.
"Em fevereiro, fizemos uma grande festa para o lançamento de uma fragrância para os dois gêneros. Reunimos pessoas no terraço do shopping Light [centro], em uma festa incrível", conta Cristiane.
Intimamente ligada à cidade, a Ikesaki tem em São Paulo seu berço. A rede é uma espécie de supermercado de itens de beleza, fundada em 1964 pelo japonês Hirofumi Ikesaki. Hoje, tem cinco lojas na capital (há outras três em Campinas, Osasco e Santo André).
"Nossa relação com a cidade ocorre porque há mais de 50 anos, bem no coração do bairro da Liberdade, foi criada nossa primeira casa, com um conceito inovador que transformou completamente o setor", afirma Gilmar Monteiro, gerente regional da Ikesaki. A marca obteve 16% das suas citações na zona sul, igual percentual no centro e outros 14% na leste.
Sem citar valores de faturamento, as duas empresas afirmam ter crescido no último ano. A procura de produtos para o gênero masculino ajudou no resultado positivo. Mesmo assim, ainda são as mulheres as que mais citam Ikesaki: venceram com 18%. O Boticário obteve 17% entre as mulheres e 13% entre os homens.
"O mercado de produtos de cuidados pessoais para homens no Brasil é o segundo maior do mundo, atrás dos Estados Unidos, e vem crescendo consistentemente. O resultado é que a indústria como um todo vem investindo nesse segmento", explica Cristiane, que ainda cita que o perfume Malbec, para homens, é o item da marca mais vendido em todo o Brasil.
A consciência ambiental também é uma tendência no comportamento do público da capital, segundo Monteiro, da Ikesaki.
"O consumidor tem se mostrado aberto à compra de produtos veganos. É um mercado que cresce. A consciência do cliente abre espaço para novas soluções", afirma.
A diretora de O Boticário completa: "O consumidor é mais envolvido, mais interessado. Essa mudança de comportamento já está impactando as marcas e seus negócios. As pessoas têm cada vez mais acesso a informação, o que faz delas consumidores mais exigentes. Além disso, é preciso apostar fortemente em inovação".
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O Boticário
Fundação: 1977
Lojas: 3.750 (276 delas na capital paulista)
boticario.com.br
Ikesaki
Fundação: 1964
Lojas: 8 (cinco delas na capital paulista)
ikesaki.com.br
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Cristiane Irigon, diretora de comunicação d'O Boticário
O que São Paulo representa para a rede?
Nossa presença expressiva na cidade, a partir de franqueados locais, nos garante uma grande vantagem competitiva porque podemos falar de perto, entender quais as necessidade e os anseios dos paulistanos.
Qual é o perfil da clientela da loja?
O Boticário é uma marca bastante democrática, que atende às mais variadas faixas etárias. Falamos com pessoas que acreditam no poder da beleza, em como contribui para ela se sentir melhor.
Gilmar Monteiro, gerente regional da Ikesaki
Que novidade tem em 2017?
O investimento em novo site, que atende aos usuários, que, mesmo buscando por praticidade on-line, não abrem mão da compra presencial. Nos preparamos para oferecer uma plataforma 24 horas, com o benefício de retirada dos itens nas lojas.
Qual é o perfil do cliente?
Pensando nos profissionais de beleza, temos bastante homens e mulheres. Entre consumidores finais, a maioria é mulher.