Redes de concessionárias Chevrolet, Fiat e Volkswagen dividem preferência em São Paulo, mostra Datafolha

A Chevrolet, a Fiat e a Volkswagen foram as empresas mais citadas na categoria "Rede de concessionárias" por paulistanos das classes A e B ouvidos pelo Datafolha. As marcas tiveram cerca de 10% das menções.

Há quem guarde na garagem da memória o cheiro dos bancos de vinil do sedã Opala zero-quilômetro ou a sensação de segurar o volante marfim de um antigo Fusca à espera do novo dono. Essas sensações não podem mais se repetir nas concessionárias Chevrolet ou Volkswagen, mas ajudam a entender o quanto essas marcas estão presentes na vida do paulistano, há algumas décadas.

Pelo segundo ano consecutivo, suas redes estão entre as preferidas dos paulistanos das classes A e B, segundo o Datafolha. A novidade é a Fiat, que completa o pódio.

A Chevrolet obteve 11% das citações. Volkswagen e Fiat tiveram 9% cada uma.

As boas colocações tornam-se mais relevantes diante do momento do mercado automotivo. As vendas começam a reagir lentamente.

As montadoras esperavam chegar a 2017 com um mercado interno capaz de absorver 4 milhões de carros, mas os números atuais representam a metade disso.

A estratégia das marcas que têm as concessionárias mais citadas inclui a continuação dos investimentos.

"Na crise, você tem duas opções: parar ou continuar. Mantivemos o foco no cliente e investimos para construir um futuro sustentável para a operação e para a marca. Aproveitamos a crise para estreitarmos ainda mais nossa parceria com a Rede Chevrolet e estamos colhendo os frutos da liderança", afirma Hermann Mahnke, diretor de marketing da GM Mercosul, que teve sua primeira linha de montagem instalada na avenida Presidente Wilson, no Ipiranga, em 1925.

A montadora de origem americana, dona da marca Chevrolet, manteve o plano de investir R$ 13 bilhões de 2014 a 2019, renovando o portfólio e lançando tecnologias.

"Apresentamos a conectividade total com o sistema de telemática OnStar e o multimídia MyLink, além de agregar aos nossos veículos soluções que melhoram a eficiência energética. Em síntese, nós entregamos o que nosso cliente pediu", diz Mahnke.

A marca atingiu 13% de lembranças entre os paulistanos com 41 anos ou mais.

Na Volkswagen, a principal aposta do ano será o novo Polo, com estreia prevista para o terceiro trimestre. A empresa também investe no mercado externo e passa a enviar para o México motores 1.4 turbo produzidos em São Carlos (a 232 km de São Paulo). Serão exportados 250 mil motores até 2020.

Há um aporte adicional de R$ 50 milhões para atender à nova demanda, que se somam aos R$ 460 milhões anunciados em 2015 para a fábrica de motores.

A marca alemã, que chegou ao Brasil em 1953, começou suas operações em um armazém na rua do Manifesto, também no Ipiranga. Obteve 13% de menções entre os entrevistados que chegaram ao ensino médio.

A Fiat foi líder de mercado na maior parte dos anos 2000, mas perdeu o posto em 2016 para a Chevrolet. Hoje, a empresa de origem italiana, que chegou ao Brasil em 1976, restrutura sua linha de produtos em busca de maior rentabilidade. O processo de renovação começou com a Fiat Toro, picape mais vendida do país atualmente, e terá agora um novo carro compacto.

"Promovemos a estreia global da nossa gama de motores Firefly e agora estamos perto de apresentar o Fiat Argo [previsão para junho], que trará mais atributos ligados à inovação e à contemporaneidade", afirma Sergio Ferreira, diretor comercial da Fiat Chrysler Automotive.

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Chevrolet
Fundação: 1911 (no Brasil desde 1925)
Unidades: 150 no Estado de São Paulo (30 delas na capital)
chevrolet.com.br

Volkswagen
Fundação: 1937 (no Brasil desde 1953)
Unidades: 144 no Estado de São Paulo (25 delas na capital)
vw.com.br

Fiat
Fundação: 1899 (no Brasil desde 1976)
Unidades: 136 no Estado de São Paulo (35 delas na capital)
fiat.com.br

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Gustavo Schmidt, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil

Como é a relação da marca com São Paulo?
Por se tratar da maior metrópole do Brasil, é naturalmente um dos nossos principais mercados. São Paulo dita tendências e, por isso, buscamos oferecer produtos e experiências alinhados ao estilo do paulistano.

Qual é esse estilo?
Um estilo inovador, conectado e moderno. Estar presente na memória e nos corações dos paulistanos é uma grande conquista.

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Sérgio Ferreira, diretor Comercial da FCA (Fiat Chrysler Automobiles)

Qual é o carro mais vendido em São Paulo e por que?
É o Uno. As principais razões estão ligadas às últimas inovações, com itens valorizados pelos clientes de grandes centros urbanos, como motores eficientes e direção elétrica, equipamento que entrega praticidade e conforto.

Qual é esse estilo, na visão da marca?
Um estilo inovador, conectado e moderno. Estar presente na memória e nos corações dos paulistanos é uma grande conquista.

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  1. 28/05/2017
    1. Ipiranga é citado como melhor posto de gasolina de São Paulo, mostra pesquisa Datafolha

      Qual é o posto de gasolina preferido do paulistano? Essa nem o matuto Batata, com seu cesto de palha, saberia responder de supetão. Mas o famoso personagem, que dá a mesma resposta a todos os problemas, acertaria se mantivesse sua réplica habitual: Posto Ipiranga.

    2. Cobasi é a pet shop preferida dos paulistanos, diz pesquisa Datafolha

      Um mural do artista Eduardo Kobra ocupa toda a parte superior de uma parede na loja da Cobasi da marginal Tietê. A pintura, que representa floresta, cachoeiras e o mar ao fundo, combina com o jardim de inverno, com fonte de água e carpas, na entrada do imóvel.

    3. Sem Parar é citado como melhor pedágio eletrônico por 23% dos paulistanos, aponta Datafolha

      Em uma cidade com 8,4 milhões de veículos, é difícil não topar em algum momento com o Sem Parar. Presente em todas as estradas do Estado, em shoppings, hospitais e aeroportos, a empresa venceu pelo terceiro ano a categoria melhor pedágio eletrônico (23%).

    4. Quatro varejistas dividem a preferência dos paulistanos como melhor loja de departamento

      Elas expandem suas lojas em ritmo acelerado, investem cada vez mais no mundo digital e inovam para acompanhar o consumidor na velocidade da internet. Quatro das maiores varejistas do país —Renner, Lojas Americanas, C&A e Casas Bahia— têm mais um ponto em comum: foram escolhidas como as melhores lojas de departamento de São Paulo.

    5. Leroy Merlin e C&C investem no comércio eletrônico e se dividem no gosto dos paulistanos

      O mundo digital está cada vez mais concreto, pelo menos nas grandes redes de material de construção. De olho no consumidor que compra pela internet, C&C e Leroy Merlin investem pesado em suas plataformas de e-commerce. Inovações e proximidade do cliente que refletiram na pesquisa Datafolha: as duas empataram com 21% (Leroy Merlin) e 20% (C&C) das menções.

    6. Três publicitários elegem cinco pontos de São Paulo para campanhas; confira

      Como o mais importante polo de publicidade e propaganda da América do Sul, São Paulo reflete a diversidade de um país de proporções continentais, onde convivem diferentes gostos, costumes e manifestações multiculturais.

    7. Para design e decoração, paulistanos elegem Tok&Stok como melhor opção entre lojas

      Mobiliar e decorar uma casa, até o fim dos anos 1970, não era tarefa fácil. Se você gostava de uma cadeira, mas não queria a mesa de jantar "combinando", uma pena —ou levava o jogo todo, ou não levava nada. Além disso, era preciso esperar semanas, ou até meses, para os móveis serem entregues em casa.

    8. Ri Happy é a loja infantil mais citada por paulistanos em pesquisa Datafolha

      Visitar uma loja de brinquedos é uma experiência e tanto: uma profusão de cheiros e cores que desperta a curiosidade, e dá-lhe vasculhar estantes, do chão ao teto, ainda que só para brincar de brincar.

    9. Cenário de crise favorece reposicionamento das marcas

      O levantamento de 2017 sobre os melhores serviços da cidade de São Paulo, feito pelo Datafolha, revela mudanças no quadro de avaliação das marcas que dominam o imaginário do consumidor. Em movimento oposto às tendências do ano passado, a taxa de entrevistados que alegam desconhecimento cai expressivamente nas categorias que possibilitam comparação com as tomadas anteriores.

    10. Mesmo em tempos de crise, setor de serviços cresce em São Paulo e amplia opções

      Um dos grandes compositores brasileiros, autor de canções como "Tereza da Praia", o paraense Billy Blanco (1924-2011) lançou em 1974 "Sinfonia Paulistana", com 14 músicas em homenagem à cidade. Entre elas, estava "Amanhecendo", do célebre refrão "Vambora, vambora, olha a hora".

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