Cenário de crise favorece reposicionamento das marcas
O levantamento de 2017 sobre os melhores serviços da cidade de São Paulo, feito pelo Datafolha, revela mudanças no quadro de avaliação das marcas que dominam o imaginário do consumidor. Em movimento oposto às tendências do ano passado, a taxa de entrevistados que alegam desconhecimento cai expressivamente nas categorias que possibilitam comparação com as tomadas anteriores.
A queda no índice dos que não conseguem apontar um nome nesses 25 itens é de oito pontos percentuais em média. Em uma das categorias, a de academia de ginástica, o refluxo alcança o dobro desse patamar. Nos setores de segurança privada, escola de idiomas, cafeteria, laboratório, ótica e pet shop a tendência também atinge dois dígitos.
Interessante notar porém que, na grande maioria dos casos, não há migração direta desses percentuais para as marcas líderes. Com exceção de setores como posto de gasolina e ótica, onde as "benchmarks" reforçam a posição com elevadas taxas de crescimento, em todos os outros casos, a aprovação do consumidor se pulveriza por diferentes players.
Uma hipótese para o fenômeno é a retomada, mesmo que tímida, por parte das empresas, dos investimentos em comunicação dirigida combinada à uma maior valorização do custo/benefício por parte dos consumidores para eleger a melhor marca em tempos de economia instável —cenário que favorece degustação e novas experiências.
O comportamento torna-se quantitativamente expressivo em função das características homogêneas do universo consultado: as classes A e B da capital paulista.
Curiosamente, em dois ramos que representam bem o setor de serviços da cidade —cultura e transportes— notam-se taxas elevadas de associação positiva com algumas marcas: as líderes nas categorias cinema, livraria, aplicativo e meio de transporte alcançam, cada uma, 50% ou mais no total de menções. A concorrência nessas áreas tem um desafio maior do que em outras onde percebe-se ainda espaço importante para posicionamento dos que pretendem explorá-las.
Editoria de Arte/Folhapress | ||
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