No 200º aniversário da Independência do Brasil, celebramos os laços que unem Portugal ao país irmão. Esses laços têm as raízes num passado histórico comum, que se projeta no presente e no futuro através das afinidades linguísticas, culturais, sociais e econômicas que estão vivas nos muitos milhares de cidadãos que todos os anos circulam entre os dois países.
A dinamização das trocas comerciais e dos fluxos de investimento é, portanto, um desígnio natural no contexto das relações bilaterais entre os dois lados do Atlântico. Portugal está empenhado neste intento, considerando o Brasil um parceiro central no processo de internacionalização do tecido empresarial português e apresentando-se como uma oportunidade de investimento para as empresas brasileiras.
O Brasil é um mercado de mais de 200 milhões de habitantes, a maior e mais promissora economia da região, com uma vasta diversidade de recursos e um forte potencial de crescimento econômico. É, incontornavelmente, um mercado relevante na estratégia de internacionalização da economia portuguesa.
Atualmente, é o mercado de destino de mais de 1.500 empresas portuguesas. Face à proximidade dos dois países e à dimensão do mercado brasileiro, os empresários portugueses estarão atentos às prioridades do governo brasileiro relativamente à dinamização dos setores agroalimentar, mas também das infraestruturas, da energia, da economia digital e da saúde, entre outros.
Por outro lado, Portugal apresenta-se hoje como um mercado ao qual as empresas brasileiras não podem ser, e não são, indiferentes. Não é somente um mercado europeu atlântico de 10 milhões de consumidores, mas apresenta-se como uma porta de entrada para um mercado comunitário de quase 450 milhões de europeus de rendimento médio-alto e alto. É um país europeu moderno, com capacidade de resposta aos novos desafios, às rápidas alterações de contexto, aos desafios tecnológicos, à digitalização e à alteração do paradigma energético.
Portugal valoriza o investimento brasileiro que promova o crescimento econômico, o desenvolvimento social e a sustentabilidade ambiental. As vantagens competitivas do mercado português estão bem identificadas, e importa reforçar junto dos empresários brasileiros: a localização estratégica; a posição favorável nos rankings internacionais de clima de negócios; a segurança e o quadro de estabilidade política e social; o capital humano qualificado e a capacidade de captação de talentos; o idioma comum e a cooperação no domínio da cultura e da língua portuguesa enquanto língua de negócios no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Em particular, refira-se o quadro legal que contempla um conjunto alargado de acordos de cooperação: acordos para evitar a dupla tributação, para a promoção e proteção recíprocas de investimentos, para a cooperação econômica, industrial e do turismo, na facilitação da circulação de pessoas, entre outros.
Ainda assim, as relações econômicas bilaterais mantêm-se aquém do potencial. Importa, portanto, sinalizar junto dos empresários brasileiros as oportunidades de investimento em Portugal, designadamente nos setores estratégicos para a economia portuguesa, onde se incluem a economia azul, o hidrogênio verde, o mundo digital, o setor da saúde e o da aeronáutica, entre outros. Importa relevar e apoiar o papel das 18 Câmaras de Comércio portuguesas existentes no Brasil no apoio à internacionalização das empresas, e o seu trabalho na promoção da imagem de Portugal.
É este o caminho que nos propomos continuar a trilhar.
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