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Bernardo Ivo Cruz

Portugal, muito mais do que 10 milhões

Investimento brasileiro deve observar porta de entrada para mercado europeu atlântico

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Bernardo Ivo Cruz

Secretário de Estado da Internacionalização de Portugal

No 200º aniversário da Independência do Brasil, celebramos os laços que unem Portugal ao país irmão. Esses laços têm as raízes num passado histórico comum, que se projeta no presente e no futuro através das afinidades linguísticas, culturais, sociais e econômicas que estão vivas nos muitos milhares de cidadãos que todos os anos circulam entre os dois países.

A dinamização das trocas comerciais e dos fluxos de investimento é, portanto, um desígnio natural no contexto das relações bilaterais entre os dois lados do Atlântico. Portugal está empenhado neste intento, considerando o Brasil um parceiro central no processo de internacionalização do tecido empresarial português e apresentando-se como uma oportunidade de investimento para as empresas brasileiras.

O Brasil é um mercado de mais de 200 milhões de habitantes, a maior e mais promissora economia da região, com uma vasta diversidade de recursos e um forte potencial de crescimento econômico. É, incontornavelmente, um mercado relevante na estratégia de internacionalização da economia portuguesa.

Atualmente, é o mercado de destino de mais de 1.500 empresas portuguesas. Face à proximidade dos dois países e à dimensão do mercado brasileiro, os empresários portugueses estarão atentos às prioridades do governo brasileiro relativamente à dinamização dos setores agroalimentar, mas também das infraestruturas, da energia, da economia digital e da saúde, entre outros.

Por outro lado, Portugal apresenta-se hoje como um mercado ao qual as empresas brasileiras não podem ser, e não são, indiferentes. Não é somente um mercado europeu atlântico de 10 milhões de consumidores, mas apresenta-se como uma porta de entrada para um mercado comunitário de quase 450 milhões de europeus de rendimento médio-alto e alto. É um país europeu moderno, com capacidade de resposta aos novos desafios, às rápidas alterações de contexto, aos desafios tecnológicos, à digitalização e à alteração do paradigma energético.

Portugal valoriza o investimento brasileiro que promova o crescimento econômico, o desenvolvimento social e a sustentabilidade ambiental. As vantagens competitivas do mercado português estão bem identificadas, e importa reforçar junto dos empresários brasileiros: a localização estratégica; a posição favorável nos rankings internacionais de clima de negócios; a segurança e o quadro de estabilidade política e social; o capital humano qualificado e a capacidade de captação de talentos; o idioma comum e a cooperação no domínio da cultura e da língua portuguesa enquanto língua de negócios no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Em particular, refira-se o quadro legal que contempla um conjunto alargado de acordos de cooperação: acordos para evitar a dupla tributação, para a promoção e proteção recíprocas de investimentos, para a cooperação econômica, industrial e do turismo, na facilitação da circulação de pessoas, entre outros.

Ainda assim, as relações econômicas bilaterais mantêm-se aquém do potencial. Importa, portanto, sinalizar junto dos empresários brasileiros as oportunidades de investimento em Portugal, designadamente nos setores estratégicos para a economia portuguesa, onde se incluem a economia azul, o hidrogênio verde, o mundo digital, o setor da saúde e o da aeronáutica, entre outros. Importa relevar e apoiar o papel das 18 Câmaras de Comércio portuguesas existentes no Brasil no apoio à internacionalização das empresas, e o seu trabalho na promoção da imagem de Portugal.

É este o caminho que nos propomos continuar a trilhar.

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