Descrição de chapéu
O que a Folha pensa

Vacinar os pequenos

Aval da Anvisa para imunização de crianças de 3 a 5 anos ocorre em meio a alta das hospitalizações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vacinação contra Covid-19 em crianças entre 3 e 5 anos em Salvador (BA) - Romildo de Jesus/Futura Press/Folhapress

O aval dado pela Anvisa à vacinação de crianças de 3 a 5 anos contra a Covid-19 constitui avanço importante no imperativo de imunizar toda a população brasileira, além de trazer alívio a pais cujos filhos se encontram entre os grupos hoje mais vulneráveis à doença.

De maneira unânime, a agência federal aprovou de forma emergencial (13) o uso da Coronavac para essa faixa etária, e desde a última sexta capitais já vêm promovendo campanhas de imunização.

O esquema vacinal indicado é idêntico ao do restante da população: mesma dosagem e intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda doses. Assim, o Brasil se junta a outros 13 países, como Chile, China, Estados Unidos e Israel, nos quais a imunização de menores de 5 anos já acontece.

Com o vírus circulando livremente entre os pequenos e o progressivo abandono de medidas protetivas, como as máscaras, hospitais passaram a registrar recentemente um aumento expressivo de internações de crianças por Covid.

No mês passado, análise do Infogripe-Fiocruz, projeto que monitora casos de Srags (síndromes respiratórias agudas graves), apontou que o grupo etário de 0 a 5 anos tornou-se, com a exceção da população acima de 60 anos, o de maior risco de hospitalização.

Em novembro do ano passado, por exemplo, esse contingente não representava 5% dos casos semanais de Srag por Covid-19 no país, mas, desde abril, esse percentual vem alcançando até 15%.

O país, ademais, tem registrado a inaceitável média de cerca de duas mortes por dia de crianças abaixo de cinco anos. Segundo a análise do Observa Infância, houve, em 2020 e 2021, 1.439 óbitos nessa faixa etária. Em 2022, já são pelo menos mais 291 mortes.

Tão importante quanto imunizar os menores de cinco é avançar na proteção da população de 5 a 11 anos, apta a receber a vacina desde janeiro. Nessa faixa, o percentual de vacinados com a primeira dose alcança 63%, e o da segunda dose está estagnado em 40%.

A imunização em massa de crianças não apenas reduz as chances de hospitalizações e óbitos por Covid, mas também evita que elas possam se tornar reservatórios do coronavírus, gerando novas cepas e transmitindo-as para outros grupos vulneráveis.

Trata-se de um risco que não pode ser negligenciado num país em que a moléstia ainda ceifa mais de 200 vidas por dia.

editoriais@grupofolha.com.br ​ ​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.