Descrição de chapéu
Catia Seabra

100 (G) Dias

Lula, de novo, mostra-se condescendente com seus ministros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Ao assumir seu terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se deparou com cofres e bolsonaristas instalados nas salas do Palácio do Planalto.

Dispostos em gabinetes para guarda das armas de militares que ocupavam cargos de destaque no governo de Jair Bolsonaro (PL), os 48 cofres vêm sendo retirados, um a um. Já os bolsonaristas ainda persistem por lá.

Na Presidência, o Gabinete de Segurança Institucional é apontado como reduto desses remanescentes. Com suas portas sempre fechadas, o GSI acolhe no segundo andar do Planalto até mesmo bolsonaristas recém-desligados de ministérios vizinhos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia o general Gonçalves Dias como chefe do GSI durante evento do gabinete de transição - Pedro Ladeira - 29 dez. 2022/Folhapress - Folhapress

À frente do GSI até a revelação de sua interação com os invasores de 8 de janeiro, o general Gonçalves Dias —o GDias— tinha como tarefa a reorganização de seu gabinete para reconquistar a confiança de Lula e reassumir a segurança do presidente.

Essa sempre foi a atribuição do GSI, até a suspeita atuação de seus servidores diante dos vândalos que depredaram o Palácio do Planalto em janeiro.

Em 21 de janeiro, um decreto presidencial criou a Secretaria Extraordinária de Segurança Imediata do Presidente e fixou 30 de junho como prazo para que o GSI estivesse apto a reassumir essa função.

GDias não só falhou nessa missão: 101 dias depois da depredação das sedes dos Três Poderes, vieram à tona imagens em que o general conduz os invasores à saída do Palácio do Planalto.

As cenas serão usadas por bolsonaristas para construção da esdrúxula versão de que os atos de vandalismos foram produzidos pelo governo para abalar a reputação de seus opositores.

Esse argumento tosco poderia ter sido desidratado se Lula tivesse exonerado GDias no dia 9 de janeiro. Mas preferiu esvaziar seu poder.

Lula já mostrou-se condescendente com seus ministros. Em 2005, José Dirceu deixou a Casa Civil dez dias após a eclosão do escândalo do mensalão.

Em 2006, Antonio Palocci foi demitido uma semana depois de Lula saber que seu ministro da Fazenda havia quebrado o sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa.

Mas, no caso de GDias, a demissão aconteceu com cem dias de atraso.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.