Descrição de chapéu

'Só no Brasil um condenado escolhe o dia e hora para se entregar', diz leitor

Lula foi preso um dia após o prazo definido pela Justiça para que ele se apresentasse

Lula

Só no Brasil vemos um condenado escolher o dia, lugar e hora para se entregar. E, como se não bastasse, ele tem uma TV exclusiva na cela. O que mais esperar para esta semana?

William Silva (Santos Dumont, MG)

 

Apesar dos méritos por seu saber jurídico e esforço na luta contra a corrupção, o juiz Sergio Moro cometeu um erro crasso ao permitir ao PT a montagem de um verdadeiro show nacional, ao conceder um longo prazo para que o ex-presidente Lula se dirigisse por moto próprio para ser preso em Curitiba. Antonio Palocci também ocupou um “honroso cargo”, foi detido em seu apartamento sem aviso prévio e levado para a carceragem da PF. Nem sempre quem ocupou cargo honroso continua honroso.

Moisés Spiguel, engenheiro civil (São Paulo, SP)

 

Lula, Marielle, Gandhi, Che Guevara, Martin Luther King, Nelson Mandela e todos aqueles que têm a coragem de enfrentar os poderosos em favor dos oprimidos, pobres e humildes pagam pela ousadia com a prisão ou com a morte.

Gilcéria Oliveira (São Paulo, SP)

 

Preso, Lula poderia fazer um grande serviço ao Brasil e sair dessa situação de maneira exemplar. Poderia explicar quem é a tal elite nociva, quais são os conchavos com partidos e políticos para garantir a tal governabilidade, como são escolhidos os integrantes do STF e do STJ, o que ocorreu no caso Celso Daniel, como são mantidos o MST e o MTST etc. Tenho certeza de que o ex-presidente viraria a mesa.

André Luis Coutinho (Campinas, SP)

 

Simplória a tentativa de Gregorio Duvivier de justificar o seu lulismo, generalizando atitudes de alguns para qualificar de imbecil a oposição a Lula. Sou de esquerda, mas, ao ver petistas batendo em jornalistas e ameaçando pegar em armas contra decisões judiciais, lembrei o pior do fascismo e virei antilulista. Se Lula e seus defensores tivessem se dedicado mais a argumentar que a insultar e agredir adversários, talvez não tivessem perdido o apoio da maioria da população.

Alberto Dwek (São Paulo, SP)

 

Magnífico o artigo do senador Alvaro Dias. Retrata com clareza a posição de Lula e os mecanismos que o levaram à derrocada política e à prisão. 

André Luiz de Oliveira (Volta Redonda, RJ)

 

Ao ler o artigo de Hebe Mattos comparando o filme “O Nascimento  de uma Nação” com o seriado “O Mecanismo”, constatamos quanto pode ser rasa e maniqueísta a interpretação da professora sobre fatos históricos. E quanto é tendenciosa sua leitura comparativa do filme e da série. 

Stela Morato (São Paulo, SP)


Prisão após 2ª instância

Se o STF reverter a posição atual de prisão após decisão de segunda instância, estará contribuindo para a impunidade dos crimes de colarinho-branco. Não adianta explicar durante horas por que a Constituição deve ser interpretada assim ou assado, haja vista que cada ministro a interpreta de acordo com seus interesses. Basta ver a decisão de Ricardo Lewandowski por ocasião do impeachment de Dilma Rousseff. Ele não cassou os direitos políticos dela, contrariando a Constituição.

Alroger Luiz Gomes (Cotia, SP)


Elogio a alunos

A coluna “Pedagogia positiva”, de Luiz Felipe Pondé, destrinça bem uma realidade que se vive em sala de aula. Essa questão da eterna busca por elogios deveria ser discutida em reuniões de professores nas escolas.

Marilia Cunha Horta Faria (Belo Horizonte, MG)


Trens

Em relação à reportagem “Rota com trem até Cumbica pode levar 2 h”, a CPTM lamenta que tenha sido ignorado o serviço Airport-Express, que a partir de julho fará o trajeto direto entre as estações Luz, no centro da cidade, e Aeroporto-Guarulhos, em 35 minutos. Inclusive, o referido serviço já foi divulgado em reportagem publicada por este jornal em 20 de setembro do ano passado. 

Sérgio de Carvalho Junior, gerente de relacionamento da CPTM

Resposta do jornalista Artur Rodrigues - Ao contrário do que diz o assessor, a informação consta da reportagem.

 

Em resposta à carta “Atraso em obras”, o Metrô esclarece que as obras da linha 17 estão em andamento e que o cronograma inicial foi afetado em razão de problemas com os consórcios responsáveis por três lotes do trecho prioritário, entre o Aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi, da CPTM. O Metrô rescindiu os contratos, aplicou multas às empresas e contratou novos consórcios para a execução do serviço. Com isso, a expectativa é concluir este trecho com 8 estações no 2º semestre de 2019.

Adele Claudia Nabhan, chefe do departamento de imprensa do Metrô


Porto

O setor portuário privado é inflexível no combate ao narcotráfico e a qualquer outra prática de descaminho (“Santos"). As tecnologias adotadas pelos terminais contribuem para tanto. A outorga de áreas à iniciativa privada para exploração de serviços e a prorrogação de contratos são mecanismos consolidados na lei. Eventuais irregularidades devem ser apuradas e não refletem a conduta predominante no setor. Os portos geram emprego e riqueza. Pela importância deles à nação, merecem abordagem mais criteriosa.

Bayard Umbuzeiro Filho, presidente do conselho de administração da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados, Carlos Kopittke, presidente-executivo da Associação Brasileira de Terminais de Líquidos, José Di Bella Filho, diretor-presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários, Murillo Barbosa, diretor-presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários Privados, e Sérgio Salomão, presidente-executivo da Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público.


PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.