'Não podemos dar passos anticivilizatórios com Bolsonaro', diz leitora

Com 24% das intenções de voto, candidato do PSL mantém liderança na disputa eleitoral

Eleições

A pesquisa Datafolha revela simplesmente que, se a centro-esquerda conseguir se unir em torno de um programa de governo viável e factível, ganhará (“Bolsonaro tem 24% após ataque, e quatro empatam em segundo, diz Datafolha”).

Luiz Carlos Tanaka (Brasília, DF)

 

O Brasil precisa sumariamente derrotar a violência nas urnas. Não podemos dar passos anticivilizatórios com Jair Bolsonaro (PSL), que, além de truculento, não apresenta uma proposta inteligente.

Marlise Santos (Porto Alegre, RS)

 

Não sei se a entrevista com o professor Jorge Zaverucha teve como objetivo tranquilizar o eleitor quanto ao autoritarismo de Bolsonaro ou esconder, por motivo também inalcançável, a ameaça que esse autoritarismo representa (“Bolsonaro não é o vilão da eleição, diz cientista político”).

Luís Henrique Borba (Franca, SP)

 

Há vida inteligente e bom senso mesmo dentro das mofadas salas das universidades públicas. Parabéns pela coragem em posicionar-se. Temo só que possa sofrer boicotes de seus pares a partir de agora.

Egon Kutomi (São Paulo, SP)

 

É assustador que a Folha publique a opinião de Zaverucha. Será que esse senhor sabe o que é democracia ou quer que a gente desenhe? E que serviço à democracia presta o jornal ao publicar essa entrevista? Devo entender que compactua com as ideias do candidato?

Maísa de Aguiar (São Paulo, SP)

 

Lúcidas e esclarecedoras as posições do professor. O leitor tem o direito de conhecer opiniões equilibradas. Parabéns à Folha.

Humberto Giovine (Erechim, RS)

 

Mulheres que votam no Bolsonaro? Faço-me essa pergunta todos os dias... Chego às mais diversas conclusões: muitas mulheres em uma relação abusiva não sabem que estão em uma até saírem dela; muitas não reconhecem a opressão até descobrirem a liberdade. Somos um país culturalmente machista. Há tantas razões...

Mayane Baumgärtner (Blumenau, SC)

 

Mulheres que votam em Bolsonaro são mulheres que possuem um lar em que homens e mulheres convivem felizes e não estão presas a maniqueísmos simplistas.

Rubi G. Rodrigues (Brasília, DF)

 

O papel estabilizador do centrão não é negado por seus críticos, que admitem, como defende o autor, sua pragmática função de viabilizar a governabilidade. A questão é o alto preço que se paga por isso: fisiologismo, corrupção e um presidente sempre refém de uma maioria parlamentar descomprometida com a agenda do governo. Ao menos em nossa história recente, isso parece mais maléfico do que a polarização (“Por que tanta antipatia por partidos não ideológicos?”).

Guilherme S. Teixeira (São Paulo, SP)


Sobel

As palavras de Henry Sobel (“O papel do líder religioso na vida política”) deram ao leitor da Folha um sopro de tolerância e esperança em tempos tão belicosos. O rabino oferece mais uma vez à sociedade brasileira o acalento da convivência pacífica, da democracia e do respeito aos direitos humanos.

Edson Domingues (São Paulo, SP)


Dias Melhores

Em meio ao caos, um lugar de amor (“Restaurante em área nobre de SP tem bufê de graça para criança com câncer”). Parabéns para quem abre o coração para as nossas crianças e para a Folha, que teve a sensibilidade de trazer a notícia. Manoel Almeida, dono do restaurante, tem valores de que o mundo precisa.

Juliana Andrade (São Paulo, SP)


Medicamento genérico

O INPI reitera que a ação do órgão e de seus servidores é pautada por critérios técnicos, orientada por legislação específica, sem influência externa sobre suas decisões (“Em guerra bilionária, farmacêutica tenta barrar genérico da hepatite C”). No exame de patente, nem sempre o primeiro parecer do examinador é definitivo. A posição pode mudar devido à contra-argumentação do solicitante ou por manifestação de terceiros. Quanto ao pedido de patente relacionado ao sofosbuvir, ele segue a tramitação normal, segundo a lei, e encontra-se em fase final de exame.

Marcelo Chimento, coordenador de comunicação social do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial)


PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br.​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.