Imposto de 0,4% deveria valer só para quem votou neste governo, diz leitora Leila de Oliveira

Para Waldir Luiz, ao ressuscitar CPMF, Bolsonaro enterra sua chance de reeleição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Imposto
“Governo planeja cobrar imposto de 0,4% para saques e depósitos em dinheiro” (Mercado, 10/9). Deveria valer só para aqueles que votaram nele.
Leila de Oliveira (Campinas, SP)

Olha a popularidade caindo pra 5% aí, gente!
Rangel Angelotti (Matinhos, PR)

A reforma tributária é extremamente necessária, pois, com o tempo, o ICMS tornou-se um enorme problema. Infelizmente, a obsessão deste governo de fanáticos pela CPMF —que não resolve o problema do ICMS e ainda cria outros— vai arruinar a reforma.
Hernandez Piras Batista (São Paulo, SP)

Bolsonaro está ressuscitando a CPMF —criada por FHC e continuada pelo PT— e enterrando a sua chance de uma possível reeleição. Vai entrar para a história como o presidente que estava mais preocupado em aumentar impostos do que arrumar as mazelas deixadas pelo PT.
Waldir Luiz (São Paulo, SP)

Censura na Bienal
Parabenizo a Folha pela capa da edição de 7/9. Além de se contrapor à censura e à homofobia e de defender a democracia e a Constituição, graficamente a página ficou muito boa com a reprodução do desenho da HQ. Acho que é graficamente a melhor capa do ano. Sugiro ao jornal contratar o desenhista dessa HQ para a seção de tirinhas.
Marcelus William Janes (São Paulo, SP)

Beijo homossexual em "Vingadores: A cruzada das crianças", quadrinho da Marvel
Beijo em "Vingadores: A cruzada das crianças", quadrinho da Marvel - Reprodução

Censura na escola
O que essas pessoas têm contra os gays? Cada um que faça com sua vida o que quiser (“Após Doria mandar recolher apostila, alunos ficam sem material de 8 disciplinas”). Vamos pensar em trabalhar e em destravar a economia.
Jose Adelino Schifino (Goiânia, GO)

Doria mais uma vez mostra o seu despreparo como governador. Não compete ao governo definir se um determinado material deve ou não ser publicado. A Justiça, sim, é que deve se pronunciar. A questão de gênero caminhava naturalmente com o avanço das prerrogativas sociais. Mas eis que o retrocesso tingiu o país.
Alexander Barbierato (São Paulo, SP)

Desfile de Sete de Setembro

Não gosto do Bolsonaro, mas ofender uma criança é de uma covardia sem justificativas (“Globo demite funcionário que chamou menino de ‘imbecil’ por desfilar com Bolsonaro”).
Elias Marinho (Brasília, DF)

A grande vítima é a criança, usada como “botton” eleitoral por Bolsonaro e desrespeitada pelas palavras do funcionário da Globo. A Globo agiu corretamente.
Alexandre Miquelino Levanteze (São Paulo, SP)

Lula
Na Roma antiga, o Senado representava a classe rica. A plebe espoliada era representada pelo tribuno. Geralmente, este era combatido pelos ricos e às vezes perseguido ou morto. Era dever da plebe proteger e defender todo tribuno. Qualquer semelhança é coincidência (“Conversas de Lula mantidas sob sigilo pela Lava Jato enfraquecem tese de Moro”).
Oswaldo Rio Branco de Oliveira  (São Paulo, SP)


Vias não democráticas

“Declarações como a de Carlos Bolsonaro merecem desprezo, diz Alcolumbre”. Desprezo não é a palavra correta. Merece uma investigação.
Hugo Falcão Silva (Olinda, PE)

“O Senado Federal, o Parlamento brasileiro, a democracia estão fortalecidos. As instituições todas estão pujantes, trabalhamos a favor do Brasil." De qual país Alcolumbre fala? Ou ele não lê todos os dias a respeito dos absurdos que jamais ocorreriam em um país verdadeiramente democrático? A “democracia” brasileira está indo para o vinagre. E quem já percebeu isso está muito assustado.
Priscilla Terhaag Merencio (Curitiba, PR)

As vidas de uma população de 200 milhões de pessoas nas mãos da estultice e da alucinação. Que aventura temerária, Brasil. Que caos! 
Evandro Luiz de Carvalho (Rio de Janeiro, RJ)

Novo caça
Brasil já vai à guerra, com seu novo avião... Lembrei-me da música do Juca Chaves quando o Brasil comprou seu porta-aviões (“Novo caça do Brasil é entregue, e programa enfrenta cortes de verba”, Poder, 10/9).
Dermival Pereira de Macedo (Barueri, SP)

Um avião desse dá quantas bolsas acadêmicas?
Davi Carvalho (Rio de Janeiro, RJ)

Um processo que se arrasta há quase 20 anos e tem gente querendo colocar na conta do governo atual.
José Benedito de Moraes (São João da Boa Vista, SP)

O primeiro caça Gripen destinado à FAB é apresentado em Linköping, na Suécia - Igor Gielow/Folhapress

Neiva do céu
Acho uma perda de tempo um jornal do quilate da Folha publicar algo tão risível, irrelevante e depreciativo contra os homens como a reportagem “Protagonista do áudio ‘Neiva do céu!’ confirma história que viralizou”. Mas, já que virou meme, deixo a pergunta: e se fosse o contrário, dois homens debochando de uma mulher que um deles conheceu? O que estaria ocorrendo no mundo agora? Uma grande comoção, protestos acusando-os de misoginia... Enfim, tristes tempos, de muita hipocrisia, este que vivemos. Mulheres e outras minorias podem fazer o que quiser que devem ser protegidas, quase que incondicionalmente. Mas, quando são homens, o mundo acaba.
Marcio Antonio Chaves Pinto, psicopedagogo (Fortaleza, CE)

Neiva (à esq.) e Ivete, na casa da Neiva, em Mogi-Guaçu (SP) - Rafael Serra/Folhapress

 

Infraestrutura
Cumprimento a Folha pela manchete do jornal de domingo passado (“Infraestrutura promete tirar 20 anos de atraso com leilões”), de Igor Gielow. A Câmara dos Deputados instituiu comissão para oferecer um novo “marco legal”, para que maior segurança jurídica e maior clareza na legislação estabeleçam o necessário clima de confiança, ampliando o instrumento das parcerias público-privadas e das concessões de serviços e obras públicas. Sou relator dessa comissão, que iniciou seu trabalho realizando audiências públicas e ouvindo o governo, o setor empreendedor e agora também órgãos de regulação e controle e outros.
Arnaldo Jardim, deputado federal pelo Cidadania-SP (Brasília, DF)


PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br.​​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.