Artigo de Augusto Aras é tema de comentários

Leitores mandam mensagens para mulheres afegãs

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Augusto Aras
Ficaria muito satisfeito se o procurador-geral tivesse o mínimo de compromisso com o que escreveu em "O máximo do direito, o máximo da injustiça" (Tendências / Debates, 17/8). Sua conduta beira a irresponsabilidade. Se atuasse com a dignidade que o cargo exige, não teria movido uma queixa-crime contra o professor da USP e colunista da Folha Conrado Hübner Mendes. Aras tem duas caras e, infelizmente, nenhuma delas têm vergonha.
Auro Celestino de Oliveira (Salto Grande, SP)

Aras veio com a desculpa de que não pode tudo e escreveu um artigo cheio de nada. Um ajuntamento de frases aleatórias inconclusivas. Se fosse uma peça jurídica, seria inepta, porque desprovida de conclusão. O que se espera dele é que explique, com base na legislação, porque age ou deixa de agir.
Luiz Simões Berthoud (Tremembé, SP)


Sérgio Reis
"Ato de Sérgio Reis racha agronegócio e ruralista diz que 'quanto mais mexe, mais fede' (Mônica Bergamo, 17/8). Boa, Blairo Maggi, enquadrou-o bem. Galvan é presidente da associação, não seu dono. Não pode falar por todos.
Arnaldo Nogueira Ferreira (Rio de Janeiro, RJ)

Triste saber que você votou e ajudou a eleger um grupo político qualquer e depois ver esse político e seu grupo trabalharem para enfraquecer as instituições que zelam pelo convívio democrático.

Cláudio Lourenço Rocha

São Paulo, SP


Já passou da hora de as lideranças do agronegócio desembarcarem do bolsonarismo, que só faz manchar a reputação do agro e não constrói nada de positivo.
Paulo Antonio Rickli (Balsas, MA)

Espero ansiosamente pelo 7 de Setembro para ver esse Antonio Galvan, o cantor chorão e os caminhoneiros bloquearem as estradas do país por uma semana e as Forças Armadas rindo de braços cruzados. Vivam a anarquia e a inflação!
Barbarella Duran (São Paulo, SP)

Envelhecer com dignidade não é para qualquer um. Fim melancólico para mais um sertanejo fanático.
Luís Ferreira (Florianópolis, SC)


Acenos
"Não vou tentar cooptar senadores, de uma forma ou de outra, oferecendo alguma coisa pra eles". Só por essa fala o degenerado miliciano deveria pegar uns cinco anos em Bangu ("Bolsonaro faz aceno ao Senado e fala em não cooptar ninguém por impeachment de ministros do STF", Poder, 17/8).
Joaquim Salomão (Curitiba, PR)

Acovardou-se porque está, merecidamente, apanhando de todos. Mas na primeira oportunidade mentirá e atacará novamente.
Dartagnan Santos (Porto Alegre, RS)

O que ele diz pela manhã não vale à tarde. Em menos de 24 horas falará novas bobagens e fará várias outras. Por outro lado, o mesmo STF, sempre imensamente conivente com os poderosos de plantão, bebe agora do próprio veneno.

José de Paula

Belo Horizonte, MG

Doria
"SP flexibiliza regras contra a Covid com o desafio de ampliar o uso de máscaras" (Saúde, 16/8). Será que quando um governador flexibiliza as medidas de contenção da Covid-19, contra a opinião da maioria dos especialistas, ele é genocida também?
Vital Romaneli Penha (Jacareí, SP)

Doria disse que o estado estava em déficit e, por isso, passou a descontar de todos os funcionários aposentados, que já contribuíram quando na ativa, uma porcentagem da aposentadoria para suprir o tal déficit. E então há R$ 1 bilhão para distribuir como emendas voluntárias para os parlamentares da sua base, inclusive os federais? Isso cheira a compra de votos para escolha de candidatos nas prévias.
Tania Tavares (São Paulo, SP

Caixas com registros de liberação de verba pelo governo Doria para deputados estaduais e federais, em 2020 e 2021, obtidas via Lei de Acesso à Informação (LAI)
Caixas com registros de liberação de verba pelo governo Doria para deputados estaduais e federais, em 2020 e 2021, obtidas via Lei de Acesso à Informação (LAI) - Carolina Linhares/Folhapress

Professores
Se a Folha conhecesse de fato a realidade das condições de trabalho do professor paulista, pensaria mil vezes antes de corroborar o projeto de lei de Doria que trata da redução das faltas abonadas e justificadas ("Presença eficiente", Opinião, 17/8). Como se já não bastassem o confisco salarial dos aposentados e o aumento das contribuições para o Iamspe, não obtivemos ao longo dos últimos anos nem um centavo sequer de reajuste salarial.
Geraldo Tadeu Santos Almeida (Itapeva, SP)


Mensagens às mulheres afegãs
Vocês não estão sozinhas! O mundo acompanha os riscos de perda de liberdade e direitos humanos com a ascensão do Taleban.
Iúta Lerche Vieira, 70 anos (Fortaleza, CE)

Não tenho a mínima condição de saber o que é estar naquela situação. No entanto, devemos nos ajudar, mesmo que a minha parte seja feita apenas com palavras de encorajamento e solidariedade. Se tem uma coisa que sabemos é que a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. Saibam, mulheres afegãs, que não estão sozinhas nesta luta. Canetas e livros podem ser controlados, mas seus pensamentos e suas mentes não.
Ana Paula Zara Couto, 18 anos (Maringá, PR)

Gostaria que as mulheres afegãs soubessem que sua causa chegou ao coração de bilhões de pessoas em todo o planeta. E que vamos todos, homens, mulheres e crianças, lutar e mobilizar as autoridades para virar essa tristíssima página da sua e da nossa história. Tentem aguentar firme e não deixem a esperança morrer. Vocês não estão sozinhas!
Tony Nyenhuis (Peruíbe, SP)


Leandro Narloch
Parabéns a Narloch pelo texto "Negacionistas e aceitacionistas se equivalem na reação histérica contra quem questiona seus dogmas". Não é o fato de uma pessoa ser de esquerda ou de direita que vai fazê-la ganhar um debate, mas sim a solidez dos argumentos.
Rubens Correa Barros Neto (Rio Branco, AC)

Parei de ler o artigo de Narloch quando ele disse que um aumento de 3°C está perto da meta de 2°C. É 50% maior.
Leandro Leal (Santos, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.