'Laerte faz jus ao troféu Juca Pato', diz leitora

Leitores comentam agressões verbais contra Tabata Amaral e Simone Tebet

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Juca Pato
"Laerte recebe o troféu Juca Pato de intelectual do ano de 2021" (Ilustrada, 24/9). Laerte é muito importante nos tempos atuais. Parabéns!
Guilherme Corrêa (Porto Alegre, RS)

Ela revolucionou o modo de fazer cartuns no Brasil. E sua vida causa muitas polêmicas devido a sua sensibilidade de se reconhecer do sexo feminino. Mas o que importa é que ela é grande. Parabéns pelo prêmio. Laerte faz jus ao troféu Juca Pato.
Jane Tadeu Silva (Aracaju, SE)

Intelectual do ano? Vão me acusar de homofobia, mas preciso perguntar: qual foi a contribuição de Laerte à cultura de tal sorte que tenha ganhado uma disputa com Lilia Schwarcz? Nada contra, evidentemente, premiar quem represente o movimento LGBTQ, mas haveria outras formas mais legítimas de fazê-lo.
Hersch Basbaum, escritor e dramaturgo (Porto Alegre, RS)


Encurtar
"Covid apenas encurtou vida de vítimas por alguns dias ou semanas, diz Bolsonaro a alemães" (Poder, 24/9). Já Bolsonaro, por sua vez, encurtou a decência na Presidência, encurtou o salário dos ex-funcionários fantasmas de sua família com as rachadinhas, encurtou a vergonha ao fomentar a sem-vergonhice do centrão, encurtou a democracia ao insuflar o golpismo e encurtou o orçamento das famílias brasileiras com a volta da inflação. Só falta o Brasil reagir e encurtar seu mandato através do impeachment.
Túllio Marco Soares Carvalho (Belo Horizonte, MG)

Fico imaginando o tanto que deve ser doído para uma pessoa que perdeu um ente querido ouvir um negócio desses. E pior, da boca do sujeito que representa o país.

Flávio Lima

Araguari, MG


E esse sujeito estudou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército...
Lourival Costa (Aracaju, SP)


Gostaria que os apoiadores de Bolsonaro que perderam algum ente querido pela Covid avaliassem esse seu comentário. Acho que se o grau de empatia com o próximo for o mesmo desse verme então está tudo bem, não?
Marli Miranda Vieira (São Paulo, SP)

Li nesta semana em um belíssimo livro a seguinte frase: "A vulgaridade e a ignorância são típicas características do fascismo". Isso está comprovado e se comprova a cada dia que passa. Por sorte, a grande maioria dos brasileiros não é nem vulgar nem estúpida. Ele vai passar, e o Brasil, passarinho.
Carlos de Souza Schneider (Porto Alegre, RS)


Covid em Brasília
"Eduardo Bolsonaro, ministra Tereza Cristina e Bruno Bianco, da AGU, recebem diagnóstico de Covid" (Poder, 24/9). Poderiam mandá-los para receber os "cuidados especiais" na Prevent Senior. Seria uma complementação para as "pesquisas".
José Carlos Cardoso Fernandes (Araçoiaba da Serra, SP)

Saldo da viagem aos EUA: Ciência 4 x 0 Ignorantes.

Luiz Almeida

Curitiba, PR



Que viagem! A ONU poderia fazer uma assembleia por semana. Aí se acabariam os nossos problemas.
Luiz Roberto Rocha Teixeira (São Paulo, SP)

Começou o canibalismo. É um vírus comendo os outros. Espero que que não saia uma nova cepa desse asqueroso cruzamento.
Vicente Oliveira (Maceió, AL)

O vermífugo para animais não foi eficaz?

Marina Gutierrez

Sertãozinho, SP

Prevent Senior
Essa empresa de saúde deveria se envergonhar de ter transformado suas instalações num laboratório de cobaias contra a Covid 19, desrespeitando os princípios fundamentais da pesquisa: respeito ao paciente, beneficência e justiça. Parabéns aos médicos que denunciaram e honraram o juramento de Hipócrates.
Ricardo Bertini Filho (Jaguariúna, SP)

Hélio Schwartsman aponta a autonomia médica demasiada defendida pela Prevent Senior e pelo Conselho Federal de Medicina ("Autonomia demais", Opinião, 24/9). A liberdade profissional só se converte em autonomia a partir de escolhas fundamentadas, portanto qualificadas e legitimadas. Do contrário, temos licenciosidade corporativa lesiva à sociedade.
Walter Roberto Correia (São Paulo, SP)


Violência contra a mulher
José de Abreu, o Bolsonaro da esquerda, agride mulheres com termos chulos nas redes sociais e trabalha muito pouco.
Vital Romaneli Penha (Jacareí SP)

Deputada Federal Tabata Amaral fala sobre filiação ao Partido Socialista Brasileiro no programa Conversa com Bial, da TV Globo
A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), que tem sido vítima de ataques nas redes sociais - Reprodução /TV Globo

Cornucópia
Perfeita a lúcida análise de Angela Alonso sobre os donos da narrativa no artigo "Cornucópia" (Poder, 24/9). É uma colunista que sempre abrilhanta esta Folha.
Antonio Carlos Fester (São Paulo, SP)

A senadora Simone Tebet (MDB-MS), de marrom, após ter sido atacada pelo ministro da CGU, Wagner Rosário, na CPI da Covid - Leopoldo Silva/Agência Senado

Vernáculo
Parece que Bolsonaro está conseguindo pautar, senão as opiniões, pelo menos o vernáculo de grandes escritores ("Muita merda para passar o pano", Ruy Castro, 23/9). A linguagem chula, característica do mandatário, vai fazendo escola enquanto a linguagem castiça e respeitosa vai sendo deixada para trás.
Alexandre Martini Neto (Rio Claro, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.