Que legenda você daria para a foto da vaca magra na Bolsa?

Escultura ficou apenas quatro horas exposta em frente à B3, no centro de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

INTERAÇÃO ENCERRADA

No coração de São Paulo, o Touro de Ouro instalado na frente da B3, a Bolsa de Valores brasileira, causou altas confusões no mês de novembro. De críticas políticas a acusações de plágio do Touro de bronze de Wall Street, em Nova York, nos EUA, a peça criada pelo arquiteto e artista plástico Rafael Brancatelli, 41, tornou-se objeto de disputa ideológica.

Escultura de touro dourado instalado em rua
Touro de Ouro, instalado na frente da sede da B3, a Bolsa brasileira, foi alvo de protestos após inauguração - Danilo Verpa/Folhapress

A batalha durou pouco, pois a escultura não tinha licença urbanística para ser instalada e foi considerada publicidade irregular pela prefeitura paulistana.

Retirado após uma semana em exibição, o Touro de Ouro abriu espaço para a nova inquilina da calçada do centro histórico de São Paulo: a vaca magra amarela.

Foto colorida mostra uma escultura amarela de uma vaca muito magra, tão magra que é possível ver os contornos dos ossos. A escultura está sobre a calçada da rua XV de Novembro, no Centro Histórico de Sâo Paulo. Posicionada exatamente em frente a entrada da B3, Bolsa de Valores Brasileira, a escultura é observada por dois homens brancos à porta da B3 e que vestem roupas sociais escuras.
A artista Márcia Pinheiro fez a escultura 'Vacas magras', instalada na rua XV de Novembro, em frente à Bolsa de Valores, como crítica ao polêmico 'Touro de Ouro' da B3. - Zanone Fraissat/Folhapress

A nova escultura foi instalada pela artista plástica Márcia Pinheiro e ficou exposta por cerca de quatro horas, das 7h30 às 11h30 desta quinta-feira (9). A própria artista removeu a peça após fiscais da Subprefeitura Sé serem acionados.

A vaca magra faz parte de uma coleção de dez esculturas de vacas esqueléticas idealizada em 2011 e expostas nas ruas de Fortaleza, no Ceará, durante cinco anos. Na ocasião, o objetivo era chamar a atenção para a dura seca no Nordeste brasileiro.

Dando início a mais um concurso de legendas, a Folha quer saber: que legenda você daria para a foto da vaca magra na Bolsa? Envie neste formulário. Uma comissão de especialistas em memes da editoria de Interação escolherá a melhor resposta.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.